Boas pessoal,
Bem, após uma ausência mais prolongada, eis que há novidades aqui por estes lados. Quem acompanha este tópico irá lembrar-se que no substrato junto dos vidros tive um pequeno (pensava eu) episódio de Cyanobacteria, que pensei que tinha ficado resolvido com as famosas injeções de Seachem Excel nessas partes do substrato (isto após de ter queimado a montecarlo ,ao ponto de qualquer dia acho que vou ter que replantar o tapete, a deitar excel directamente nas plantas... enfim...erros crassos de novato).
No meu ultimo post de 07/12, ainda nem tinha reparado pois não tinha nada no substrato junto dos vidros frontais, mas nas traseiras do aqua, a myriophyllum guyana estava lentamente a ficar completamente coberta com cyanobacteria, até ao ponto em que passados dois ou três dias, todas as plantas da traseira central estavam a ficar cobertas ao ponto da rotala Wallichi não conseguir "abrir" nos periodos de fotoperíodo. Devia ter tirado fotos dessa altura, mas sinceramente nem me lembrei de documentar o sucedido.
Como já anteriormente tinha usado excel, pelos vistos sem sucesso, e como o tempo disponivel nas ultimas semanas não tem sido muito, pensei em fazer um blackout e acabar com a maldita bacteria. Ao ler os passos necessários para um blackout, reparei que não tinha nenhuma bomba de ar para oxigenar o aqua durante os 3 ou 4 dias de blackout e por isso essa ideia foi posta de lado.
Ao passear por videos no youtube, dei de caras com algo sobre o qual já tinha lido e já me tinham aconselhado anteriormente... Água Oxigenada. Por acaso quando me surgiu inicialmente a cyano eu já tinha comprado uma água oxigenada 3%, mas nunca tinha utilizado. Como já estava a ver o caso mal parado e a hipótese blackout não era exequível, lá agarrei na seringa e toca de injectar água oxigenada no aqua em todas as zonas de plantas que estavam cobertas pela Cyano, no meio das plantas que já colavam com aquela gosma verde e no substrato junto do vidro traseiro. Como nem medi a quantidade de h2o2 que coloquei no aqua e apenas tentei não exceder o 1ml por 1 lt, ainda fiquei preocupado que no dia seguinte (sim, porque esta pancada deu-me antes de me ir deitar) ia ver algumas fatalidades no aqua, principalmente no que diz respeito aos caracóis e camarões.
Tal não aconteceu. Na manhã seguinte as diferenças já eram muito notórias, as plantas já não estavam cobertas com a gosma verde, e os Otocinclus e os camarões estavam a fazer uma festa a comer os resquícios daquilo que era uma gosma verde que começava a sufocar as plantas (nota-se que a guyana está com um crescimento raquítico face à rotala sp green, e agora percebo o porquê).
Basicamente o procedimento foi:
1 - desligar o filtro (pois pelo que dizem as bacterias nitrificantes desaparecem num instante caso não se faça isso em primeiro lugar)
1.1. - Retirar maior parte da Cyano das plantas através de TPA (não foi feito por já ser muito tarde)
2 - colocar algum tipo de bomba de circulação (no meu caso uma Oase Optimax 300) para dispersar a Água Oxigenada
3 - diminuir a luz no aqua
4 - pegar na seringa e injectar o H2o2 no substrato com cyano junto do vidro,no meu caso foi no traseiro pois nas laterais e na parte frontal não via nada, e injectei H2O2 nas plantas cobertas com cyano e no meio do matagal de rotalas, pois as plantas já colavam umas às outras. Tentei procurar no resto do aqua mais indicios de cyano e "pulverizei" com H2O2.
5 - esperei cerca de meia hora com o filtro e a luz desligados e com a bomba de circulação ligada para que o H2O2 circular no aqua
6 - liguei as luzes após esse período, pois é referido que o H2O2 se dissolve/perde eficácia mais rapidamente ao ser "atingido" com luz
7 - depois de cerca de 20 minutos com a luz ligada, voltei a ligar o filtro
7.1. - Realizar TPA (de novo não realizada por já estar cheio de sono)
8 - fui para a cama e fiz figas para que as coisas não descambassem
Este procedimento já foi à cerca de uma semana e até agora tudo bem com as plantas e fauna, não sei se foi sorte de iniciante, mas agora resta aguardar e ver se a cyano não volta pois fiz novas alterações na circulação do aqua para tentar resolver o problema (também vou aumentar a fertilização com nitrogénio). O Skimmer eheim 350 vai servir só para limpar a água após podas de plantas e voltei a colocar um lily pipe inflow com skimmer integrado + bomba de circulação Oase Optimax 300 (que utilizei no tratamento H2O2) no canto traseiro direito, para ajudar no movimento circular da água, já que o tronco é bastante grande e em conjunto com as rotalas, bloqueia um pouco a circulação.
Esperemos que isto resulte no não resurgimento da Cyano.
Desculpem o testamento, e isto não serve como aconselhamento a ninguém para fazer o mesmo, mas sempre serve para registo daquilo que foi uma solução que surgiu face à impossibilidade do blackout, e que até agora deu bons resultados.
Segue para aligeirar algumas fotos do estado do aqua à data de hoje (o lado direito do aqua finalmente está a ficar a gosto, embora não completamente. Onde a rotala sp green estava a definhar, a rotala rotundifolia está a portar-se mto bem).