Nem sei por onde começar... não leve a mal o que se segue, pode não parecer, mas é para o ajudar a si, mas em especial aos peixes.
Ok... boas notícias primeiro... ou tem um cometa com uns genes de um tanque de guerra, ou faz uma manutenção muito boa ao aquário para ele já ter durado tanto tempo.
As más notícias... quase tudo o resto está errado...
Um cometa precisa de pelo menos 100 a 120L de água, de um bom filtro e de alguma manutenção para crescer saudável. Um cometa com 2 anos bem tratado, praticamente nem cabe num aquário de 20L.
E aqui começa a ir tudo por água abaixo...
Um telescópio precisa de pelo menos 60 a 80L de água, de um bom filtro e de alguma manutenção e nunca se deve juntar este tipo de kinguios com cometas, porque não conseguem competir pela comida, por serem mais lentos, e por muitas vezes darem azo aos problemas que está a experienciar.
Vá, digamos que pelo menos 150L para os 2 era o mínimo indispensável, mas reforço mais uma vez, não deve ter estas 2 variedades juntas, especialmente se o Telescópio for mais pequeno.
Aumentar a temperatura da água sem saber o que se está a fazer pode fazer mais mal do que bem, e este é um desses casos.
O Sterazin da Waterlife é um "desparasitante" e o problema do peixe é bacteriano, não são parasitas, procure um tratamento para problemas bacterianos e fúngicos, como por exemplo o eSha 2000 e reduza a temperatura da água para 18-20ºC, para reduzir o mais possível avanço da "doença".
Se o aquário não tem plantas, não precisa da luz.
O filtro sem o ciclo do azoto completo, não ajuda em muito de início, mas já é um progresso. Ainda assim, ter um peixe destes em 10L é um crime.