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Tudo certo até à parte do gammarus! Tal como o José Pedro disse, a nível nutricional vale 0. Agora tudo o que seja alimento vivo e claro que caiba na boca serve de alimento, não é à toa e volto a dizer, que as percas sol dizimaram uma série de espécies autóctones dos nossos rios por terem sido introduzidas precisamente devido à pesca desportiva e lúdica. Já agora para ficar o registo, os achigãs pertencem também eles a grupo de predadores vorazes nos nossos rios! Cumprimentos Ismael Figueira3 points
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Não se tome isso como um insulto ou não. Whatever. Ser oldschool ou não, não tem nada a ver com o assunto. É uma regra básica da aquariofilia. Cada peixe tem uma necessidade minima em Litros de água e essa regra, faças o que fizeres, não pode ser contornada. Por maior que sejam os nossos tanques, a litragem é sempre um limite. O que importa para o caso é que tu tens 4 peixes, que requerem litragens acima dos 100Lts por peixe. Mesmo que cada um tivesse uma necessidade de 100Lts, tu com os 4 que dizes ter, já estavas aquém das necessidades (400Lts é superior à capacidade do teu tanque). Mesmo que o oscar possa viver num aquario de 200Lts, o teu coabita com mais 3 peixes. Esses 3 peixes também têm necessidades de litragem e os 4 peixes têm de repartir os 330Lts que tu dizes ter entre eles. Ora 330Lts/4 peixes= 83Lts por peixe (sensiveltamente). Tu mesmo disseste que o oscar pode viver num aquario de 200 Lts. Ora 83Lts não são 200Lts, e muito menos serão 330Lts que tu dizes ter. Se 1 Oscar requer pelo menos os 200Lts que tu reclamas (já dou essa de barato), e tu estás a dar 83Lts, então estás a dar bem menos do que é suposto para o bicho ter uma vida condigna. Já entendeste porque é que não podes ter mais nenhum peixe nesse aquário?3 points
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Aquário: ILA 60x45x36 vidro extra claro Móvel N&G Aquashow 60x45x80 estrutura ferro/pvc Iluminação : Twinstar 600sp Filtragem: Eheim 2215 / stilla/porcelanas/esponjas eheim Skimmer Lili pipes "inox" Termostato Hydor 300w "externo" Co2: Botija Co2 2kg Difusor twinstar M Redutor tmc c/válvula solenoide Substrato: 10L substrato fértil "Nuno Matos" preto 6L pedra vulcânica 3mm Fertilização : Seachem Excell Seachem Flourish Seachem Iron Flora : Lilaeopsis Brasiliensis x7 Fauna: A decidir...2 points
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Chegaram umas coisitas... Infelizmente, enviaram-me os peixes sem heatpack... neste frio, perdi pelo menos 2... ainda consegui que 6 voltassem a ter movimento depois de os aquecer um bocadito, mas ainda não consegui ver mais do que 3 ao mesmo tempo, não sei se sobreviveram os 6... enfim... a loja vai-me enviar mais, espero que com um heatpack desta vez... Passado umas horas já andavam á caça! E pronto... tá a ficar giro! Ontem foi dia de testes... pareço um cientista á séria!2 points
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Uma foto do estado wild... Estou para fazer muda de água vai quase para um mês!?! Vai ter de levar uma tesourada e limpeza, acompanhada por uma troca de água.2 points
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Os gammarus, como alimento valem 0. Praticamente são a casca seca e nem às tartarugas devem ser dados como comida base. Eu dou aos meus peixes como "guloseima", 1x por semana ou às vezes de 15 em 15 dias. Nao deves usar os gammarus como alimentação base2 points
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Flaips, Custa-me ver o pessoal a tentar há varios dias ajudar-te nos melhores conselhos e tu simplesmente ignoras excluindo qualquer ajuda mantendo sempre a tua postura errada. Aqui não se trata de "velha guarda", se o consideras velha guarda então o que deveremos considerar-te a ti? Nova geração sem noção da realidade? Normalmente na maioria dos casos qualquer jovem com a tua idade tem a tendência a absorver informação e a seguir os nossos conselhos ou na pior das hipóteses não seguir e fazer o que acha correto a ver no que dá sem publicar para não ser julgado. Já o teu caso é diferente, não queres seguir o conselho e ainda queres publicamente que alguém te alicie a fazê-lo, pois bem, estás errado e já deves ter reparado que ninguém entrou no teu tópico para concordar contigo. Para acabar, já tens todos os bons conselhos dados pelo @José Pedroe pelo @ismael_figueira e ainda outro membro que já referiu também a mesma opinião que a nossa. Acho que a partir daqui, se não queres seguir os nossos conselhos, segue as tuas experiências mas por tua conta, e assim libertas-nos a nós a outros assuntos mais importantes. Lembra-te dos direitos dos animais, não se pode brincar com a vida deles, é uma situação punível por lei. Cumps,2 points
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Não é preciso ver o vídeo para te explicar fácilmente que a informação está incorreta. Se não se removessem Nitritos quando retiras água do aquário, era impossível testar os níveis de Nitritos fora do aquário. Só são detetados Nitritos num tubo de ensaio, porque estes são removidos juntamente com a água do aquário para o tubo de ensaio... é tão simples quanto isso. Apesar de estares aqui, creio eu, com muito boas intenções a tentar ajudar os outros, tens que ter mais cuidado com o que escreves, porque andas a induzir as pessoas em erro com maus conselhos, que é o que andamos aqui todos a tentar mudar! Partilha as tuas experiências, não informação que assumes sobre o modo como as coisas funcionam.2 points
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Boas pessoal, Bem Flaips, fui ver o vídeo e olha que em nenhum lado é referido que as TPA's apenas removem nitratos, pelo contrário, é dito especificamente que as TPA's servem para corrigir qualquer desequilíbrio que esteja a acontecer no aquário, ou pode provocar um desequilíbrio na coluna de água, se tudo estiver bem e decidirmos mesmo assim realizar uma TPA. Já em relação à ciclagem que tens em curso Copy, tem paciência, se começaste a utilizar o seachem stability dá-lhe tempo para funcionar e para que a colónia de bacterias se estabeleça. No final, como não tens plantas para consumir os nitratos no final do ciclo, aí sim deves fazer uma TPA para baixar esses valores, garantindo que não tens qualquer nivel de amónia ou nitritos. Como no futuro indicas que só vais ter peixes e não vais ter plantas, vai ser normal o nivel de nitratos ir subindo após cada TPA, e por isso deves ter que realizar TPA's regularmente para "limpar" a coluna de água e evitar picos de amónia.2 points
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O cloro também mata as bactérias do filtro responsáveis pelo ciclo de Azoto. O condicionador e para usar sempre na água nova. Se colocares na água antes de meter no aquário (por exemplo num balde) metes a dose de condicionador suficiente para o volume de água do recipiente que tens (do balde), se meteres condicionador só depois de colocar a água nova no aquário, tens que dosear o condicionador para o volume total do aquário.1 point
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Boas, Gosto muito do teu layout, parabéns. Gosto particularmente da forma como conseguiste aquela elevação de solo no lado direito do aquário e também da pedra principal, essa pedra define o layout, está mto bom. Essa lilaeopsis está enorme, tem quanto tempo a montagem?1 point
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Pode ser que alguém tenha interesse por isso deixo aqui a disposição de como tenho as bio home e outras no fluval 206 que resolvi limpar hoje1 point
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Olá a Todos, Apresento-vos o aquario que me trouxe de volta ao hobby. Já teve muitas reviravoltas desde que o montei em 2017, aqui exponho o estado actual do mesmo. Ainda não esta exactamente como gostaria mas tem me dado um gozo enorme. Com ele experimentei muita coisa em que nunca me tinha aventurado. Foi a minha introdução ao aquario plantado! Recentemente ao CO2, depois de muita relutancia minha. O que me faz mais comichão de momento e o facto de não ter tido paciencia em ter colocado uma rede a separar os dois substratos, que agora estão misturados, ainda terei de arranjar solução para isto. 1 – Nome do aquário: Açores 2 – Data de montagem: Novembro 2017 3 – Dimensões do aquário: 80 x 35 x 35 cm 3.1 – Volume bruto 98L 3.2 – Móvel: Estante IKEA 4 – Equipamentos: 4.1 – Filtro: 2 x Eheim classic 150 4.2 – Termostato: 100W tenho este termostato á pelo menos 15 anos (não sempre em utilização) e quase nem acredito que esta a funcionar sem problemas. 4.3 – Iluminação/Fotoperíodo: DIY com 2 lampadas Led de 1500 Lm 6000K Calha led em aluminio 70cm 4.4 – Sistema de CO2: Tropica Plant Grow System nano 5 – Substrato & Hardscape: 5.1 – Substrato: Tropica Aquarium soil 5.2 – Hardscape: Rocha: Lava preta arredondada que trouxe comigo da Ilha de São Miguel Alguns troncos que nao sei que tipo serão, areia silica branca. 6 – Fertilização: Seachem Flourish 1 a 2 vezes por semana 7 – Flora: Rotala (não me recordo que variedade) Luwidgia Staurogyne repens Java fern anubias, anubias nana e anubia pangolin Bucephalandra Wavy green 8 – Fauna: 1x Microgeophagus ramirezi 10x Paracheirodon simulans 1x Corydora habrosus (infelizmente sozinha já há alguns meses) 3x Stiphodon Atropurpureus 2x Guppy endler macho Desde já muito obrigada pelas boas vindas no Forum, gostaria de ouvir as vossas sugestões e sabedoria. Cumprimentos, Diana1 point
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Bons dia malta, visto que tem estado a falar das vossas experiencias com as lojas que visitaram e para não se perder informação para que a restante comunidade possa ler queria vos pedir para deixarem a vossa opinião aqui: E se tiverem mais alguma review a fazer sobre uma outra loja fisica ou online: https://www.aquariofilia.net/forum/companies/1 point
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Bom, elas já lá estão desde Agosto..e raramente se vêem, só aos finais do dia.. Tem a volta de 2500 litros de água, sei que quando as carpas koi crescerem, vai ser apertado, mas depois vejo uma solução. Para já tem filtragem artificial e estou a tratar de ter filtragem natural..já que ainda não tem plantas aquáticas.1 point
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Antes de mais, agradeço o feedback... Só um pormenor: I´m a she 😄 Agora voltando à carga, essa foi a primeira coisa que pensei, mas excluí a hipótese precisamente por elas supostamente precisarem de luz para viver e, sendo que dentro do filtro é que existe o principal desenvolvimento e cá fora não vejo assim nada dessas dimensões... olhem já não sei nada... Não estou a conseguir abrir o segundo link do Alvaro... Relativamente ao espaço, pensei que conseguia ter um casalito de escalares neste aquário, visto ele ter mais de 100 litros e ser altinho 😞 Esqueci-me de referir que o CO2 só foi ligado há cerca de 1 mês e também reduzi o período horário mais ou menos por essa altura porque surgiram algumas algas principalmente nas folhas das anúbias e percebi que não estava a contabilizar as horas de luz natural que o aquário acabava por apanhar de manhã... as anúbias de momento e os musgos estão um pouco desnutridos mas também foi erro meu que não estava a dar fertilizante liquido (ou pelo menos acho que eu)... já iniciei com os fertilizantes da tropica O tronco também tem uns tufozinhos que não percebo bem o que é, mas não me parece aquele fungo inicial característico... esse já está bem mais controlado e com tendência para desaparecer parece-me... não sei se são algas se é outra coisa qualquer... Relativamente a condicionadores, que também ponderei que pudesse ser alguma incompatibilidade mas não vejo nada que consiga associar, uso prime, stability e stress guard, tudo da seachem... Deixo as fotos pedidas.1 point
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O filtro é um JBL 901e e a ordem dos materiais filtrantes é: esponja azul (lateral que se vê na imagem) e depois (de baixo para cima) esponjas com porosidade grande, média e malha fina - stilla - stilla - purigen. Peixes: 2 escalares, 2 ramirezi, 4 corydoras, 6 ottos, 6 caridinas japonicas, 2 neritinas semiconicas e 3 caracois zebra Plantas: Taiwan, Eriocaulon cinerum, anubia cofeffolia, anubia nana e alternanthera reinecki mini Com C02 das 8h às 17h30 com uma bolha por segundo e luz das 10h as 18h.1 point
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É um tatamento com Fenbendazole diluído em água (o nome do desparasitante que uso é Panacur C. Não afeta as bactérias do filtro, nem camarões, mas é preciso cuidado com caracóis. Na altura descobri este tratamento, porque me queria livrar de planária num aquário e resultou muito bem. O artigo que li dizia que também funcionava com Hydras e quando me apareceram pela primeira vez também resultou. Deixo o link do artigo (em Inglês), para quem quiser ler: https://fishlab.com/planaria/ e o artigo do mesmo site que fala das Hydras e em que falam de um tratamento ainda melhor, mas que nunca consegui encontrar. https://fishlab.com/aquarium-hydra/#how-do-you-get-rid-hydra1 point
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Se os nitratos estão dissolvidos na água, explica-me então como é que isso funciona... A primeira coisa que se faz com picos de Amónia ou Nitritos são TPAs precisamente para baixar os níveis.1 point
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Boas Vera, Já tive fundo translucido, mas quando mudei o aquario de localização descolou-se e acabei por tirar. No fim gostei mais sem e não voltei a por. O termostato não cabe vertical pois o substrato é mais alto ali atrás.. Mas quando a rotala esta crescida deixa-se de ver.1 point
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Não conheço isto 😆 Só fertilizas com micros? Alguinhas que é bom, não apareceram entrentanto? Fotos mais perto?0 points
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Vê o vídeo que lá explica bem! Eu também não te sei explicar corretamente, mas vendo o vídeo percebe se.-1 points
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Mas deves alimentá-las, caso contrário podem vir a morrer! Experimenta dar-lhes gammarus para tartarugas e asticots-1 points
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Com a quantidadw de peixes que lá tens dentro, nao podes por mais nenhum. Depois daquilo que já aqui foi dito, nao entendo porque é que continuas a bater na mesma tecla.-1 points