Classificação

  1. João Cardoso (Kadoxu)

    João Cardoso (Kadoxu)

    Registo Particular de Lojista


    • Points

      4

    • #Conteúdo

      1410


  2. José Pedro

    José Pedro

    Moderador GERAL


    • Points

      1

    • #Conteúdo

      1144


  3. JoseCarlosMarques

    • Points

      1

    • #Conteúdo

      4918


  4. Diogo81

    Diogo81

    Membro


    • Points

      1

    • #Conteúdo

      396


Popular Content

Showing content with the highest reputation on 11/27/20 Em todas as areas

  1. Mal não faz... pode-te acelerar o ciclo do Azoto, talvez, não é muito explícito se são bactérias nitrificantes, ou decompositoras de matéria orgânica, ou tudo junto... Normalmente só faço TPA no fim do ciclo do Azoto, para reduzir os Nitratos antes de colocar peixes. Ciclo sem peixes, por favor! Podes deitar um bocadinho (pouco) de comida para peixes 1 ou 2 vezes por semana, para haver alguma coisa a produzir Amónia para o ciclo do Azoto e vais testanto Amónia e Nitritos 1 ou 2 vezes por semana para ver se sobem e depois baixam até zero. Com o tal bioBoost da Juwel no filtro, não sei é se chegas a ver os valores de Amónia e Nitritos a subir. É esperar 2 semanitas e ver...
    2 points
  2. Andava aqui com vontade de criar um biótopo para por os meus Betta antuta... Quer dizer, a fêmea que o macho não sobrvibeu no shipping e será substituido agora em breve. Para quem não conhece os Betta antuta pertencem ao complexo unimaculata, são incubadores bocais e são verdadeiros gigantes, podendo atingir facilmente os 14/15cms. Apesar de enormes, são altamente pacíficos, não comendo sequer a prole. Este é uma imagem meramente exemplificativa de um macho antuta. Encontrei um aquário de 80cms, que é o ideal para acomodar uma pequena colónia de antutas. Sim, isso memso, podem viver em colónias. Além das videiras, adicionei ainda umas pedras de xisto, mais para segurar os troncos no sítio, do que propriamente por decoração. O Fundo não tem nada a não ser "Leaf litter" (basicamente folhas de castanheiro e pequenos ramos) e alguns taninos botânicos (Pods e outros). Adicionei umas plantas de superfície, alfaces de água (bem sei que não são Asiáticas, mas o efeito das raízes era o que pretendia), uns fetos de Java, algum musgo e pronto. Tenho um termostato a trabalhar, um filtro de esponja (não uso outros) e pronto. Aqui ficam com uma ideia de como está escurinho e outro vídeo com a fêmea antuta a passear por lá. Quando o macho chegar, faço um update. 20201125_142551.mp4 20201123_112224 Espero que gostem UPDATE: Deixo-vos com umas fotos do macho quando chegou e como está agora, para terem ideia da evolução da coloração na cabeça. Quando cgou era totalmemente castanho e agora começou a ganhar a típica cor azul na cabeça, caracteristica dos antuta. E o tamanho de um adulto. Neste caso a fêmea que tem perto de 14cms
    1 point
  3. Para aqueles que eventualmente pudessem estar curiosos em relação ao painel de LEDs que estava a construir para a traseira deste aquário... esqueçam. A sério! A quantidade de LEDs necessários para balancear os de qualquer calha (a não ser que tenham um aquário com uma luz muito fraquinha) seria absurda. Construi a estrutura, arranjei maneira de a pendurar na traseira do tanque, apliquei os LEDs e o resultado foi quase igual a nada. Tirei fotografias com os tais LEDs ligados e desligados, e a diferença era mesmo muito reduzida. Continuo a acreditar que uma luz por trás de um vinil fosco, é uma mais valia para todo o quadro, mas, contra uma parede branca, tanto vale ter um painel luminoso como uma luz tubular (muito mais potente) como a que vos apresento na imagem abaixo. Tentei comprar mais LEDs para ter mais intensidade de luz... tentei coloca-los por trás do substrato para que não se notassem no fundo.. desmontei duas luzes LEDs T8 que tinha ali paradas para acrescentar ainda mais intensidade... nada resultou. As calha actuais são demasiado fortes para que alguma coisa seja significativa. A única vantagem que vi, foi ter um sistema que, durante a noite, mantivesse por ali uma "luz de presença". Desnecessária, portanto... Não gastem dinheiro a tentar fazer o que eu fiz. Comprem um painel da ADA, se tiverem dinheiro para isso, ou deixem o aquário como está e resolvam a backlight com sistemas de luzes tubulares quando for altura de tirar uma fotografia para apresentar o vosso tanque Abraço a todos.
    1 point
  4. Vamos por partes... Aquários maiores são melhores para principiantes, porque são mais "permissivos" quando cometemos erros, por terem um volume de água maior. Na minha opinião, devia começar do zero. Se houver possibilidade para isso, comprar um aquário maior Investir num filtro externo, seja para este ou para um aquário maior Se o termostáto não mantém a temperatura da água nos meses frios, precisa de um termostato mais potente. Fazer o ciclo do Azoto 1ª fase - a Amónia (NH) sobe 2ª fase - os Nitritos (NO2) sobem e a Amónia começa a descer lentamente 3ª fase - Nitritos descem e os Nitratos (NO3) sobem O ciclo completa-se quando Amónia e Nitritos ficam a zero Fazer TPA de 50% no fim do ciclo para adicionar peixes depois Manutenção (após o ciclo) TPA semanal de 20-30% aumentar frequência das TPAs se os Nitratos não se mantiverem abaixo de 30-40ppm Limpeza do filtro (especialmente as esponjas e cerâmicas) deve ser sempre feita com água retirada do aquário para não quebrar o ciclo do Azoto. Começar por limpar o filtro a cada 2 semanas se estiver muito sujo, reduzir o intervalo entre limpezas. se estiver pouco sujo, aumentar o intervalo entre limpezas.
    1 point
  5. Não é preciso ver o vídeo para te explicar fácilmente que a informação está incorreta. Se não se removessem Nitritos quando retiras água do aquário, era impossível testar os níveis de Nitritos fora do aquário. Só são detetados Nitritos num tubo de ensaio, porque estes são removidos juntamente com a água do aquário para o tubo de ensaio... é tão simples quanto isso. Apesar de estares aqui, creio eu, com muito boas intenções a tentar ajudar os outros, tens que ter mais cuidado com o que escreves, porque andas a induzir as pessoas em erro com maus conselhos, que é o que andamos aqui todos a tentar mudar! Partilha as tuas experiências, não informação que assumes sobre o modo como as coisas funcionam.
    1 point
  6. Boas pessoal, Bem Flaips, fui ver o vídeo e olha que em nenhum lado é referido que as TPA's apenas removem nitratos, pelo contrário, é dito especificamente que as TPA's servem para corrigir qualquer desequilíbrio que esteja a acontecer no aquário, ou pode provocar um desequilíbrio na coluna de água, se tudo estiver bem e decidirmos mesmo assim realizar uma TPA. Já em relação à ciclagem que tens em curso Copy, tem paciência, se começaste a utilizar o seachem stability dá-lhe tempo para funcionar e para que a colónia de bacterias se estabeleça. No final, como não tens plantas para consumir os nitratos no final do ciclo, aí sim deves fazer uma TPA para baixar esses valores, garantindo que não tens qualquer nivel de amónia ou nitritos. Como no futuro indicas que só vais ter peixes e não vais ter plantas, vai ser normal o nivel de nitratos ir subindo após cada TPA, e por isso deves ter que realizar TPA's regularmente para "limpar" a coluna de água e evitar picos de amónia.
    1 point
  7. 0 points