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1 voto a favor do @C Mocho! É exatamente a falta de potássio que está a causar esse problema na staurogyne, além disso o CO2 caseiro (especialmente nesta altura mais fria do ano) não consegue produzir o efeito desejado comprometendo assim o equilíbrio desejado no ecossistema. A staurogyne é uma planta que me acostumei a utilizar desde cedo nas minhas montagens, apesar de resistente, é uma planta que me ajuda a perceber como vai o equilíbrio dentro do aquário, é sempre a primeira a dar sinal de alguma carência que possa existir, principalmente o potássio e o ferro. José faz como o C Mocho indicou, aprimora as dosagens e alternâncias do premium com o specialized e deves ver o problema resolvido. Pensa também num sistema pressurizado de CO2, sei que é dispendioso o investimento inicial mas depois é um descanso!! Quanto ao suposto excesso de luz, não me parece... Se tiveres mãozinhas, a luz nunca é demais! [emoji6] Abraço Cumprimentos Ismael Figueira4 points
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Andava aqui com vontade de criar um biótopo para por os meus Betta antuta... Quer dizer, a fêmea que o macho não sobrvibeu no shipping e será substituido agora em breve. Para quem não conhece os Betta antuta pertencem ao complexo unimaculata, são incubadores bocais e são verdadeiros gigantes, podendo atingir facilmente os 14/15cms. Apesar de enormes, são altamente pacíficos, não comendo sequer a prole. Este é uma imagem meramente exemplificativa de um macho antuta. Encontrei um aquário de 80cms, que é o ideal para acomodar uma pequena colónia de antutas. Sim, isso memso, podem viver em colónias. Além das videiras, adicionei ainda umas pedras de xisto, mais para segurar os troncos no sítio, do que propriamente por decoração. O Fundo não tem nada a não ser "Leaf litter" (basicamente folhas de castanheiro e pequenos ramos) e alguns taninos botânicos (Pods e outros). Adicionei umas plantas de superfície, alfaces de água (bem sei que não são Asiáticas, mas o efeito das raízes era o que pretendia), uns fetos de Java, algum musgo e pronto. Tenho um termostato a trabalhar, um filtro de esponja (não uso outros) e pronto. Aqui ficam com uma ideia de como está escurinho e outro vídeo com a fêmea antuta a passear por lá. Quando o macho chegar, faço um update. 20201125_142551.mp4 20201123_112224 Espero que gostem UPDATE: Deixo-vos com umas fotos do macho quando chegou e como está agora, para terem ideia da evolução da coloração na cabeça. Quando cgou era totalmemente castanho e agora começou a ganhar a típica cor azul na cabeça, caracteristica dos antuta. E o tamanho de um adulto. Neste caso a fêmea que tem perto de 14cms2 points
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Bem, isso é que foi pesquisar. Só não pesquisou o que foi mais correcto, mas pronto, é com os erros que a malta aprende e ter vindo aqui expor o problema já é uma vontade de aprender o que demonstra interesse. Vamos lá então: Descoloração do corpo. Em certas variedades de bettas domésticos está presente o gene "Marble", que se caracteriza exatamente por "provocar" descolorações ou mudanças de cor nos peixes, o que não significa que o peixe está doente. É um "efeito secundário" da presença desse gene. Peixes que nascem azuis, começam a ter manchas de outras cores no corpo e a meio da vida deles, estão completamente diferentes daquilo que eram. Mancha branca no olho. Também depende de um gene que existe que é o Dragon. O gene dragon, além de dar aquelas escamas fortes e muito bonitas que conhecemos doa Black/Red dragon, também tem um "problema" chamado Diamond Eys, que se caracteriza, pelo aparecimento/crescimento de uma escama no olho que o faz ficar "cego". O peixe vê mal, mas tem uma vida normalíssima. Sem saber o que era o seu peixe, é impossível determinar a causa da morte do mesmo, baseado apenas naquilo que demonstra. Quanto aos picos de amónia. Bem, falamos de bettas. Claro que não são totalmente imunes a picos de amónia, mas estamos a falar de peixes em que as águas ideiais, para a sua manutenção estão carregadas de matéria orgênica, com pH baixos (há espécies de bettas que vivem em pH abaixo de 5). Portanto supor oq ue quer que seja sem se ter feito testes à água é pura especulação. Se tinha uma ferida na boca, apostaria que se tratasse de Mouth Rot, ou podridão da boca. Isso faz com que o peixe não se alimente convenientemente, ganhe infeções pela ferida e morra. O que é preciso entender é o que causou a ferida. Andou à luta com outro peixe? Tem fêmeas nesse aquário juntamente com ele? Há tanta causa, mas o importante é mesmo tentar entender o porquê dessa ferida na boca. Normalmente peixes, com a boca ferida, morrem. Já diz o ditado: "Pela boca morre o peixe." Espero ter clarificado2 points
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Boas pessoal, Bem Flaips, fui ver o vídeo e olha que em nenhum lado é referido que as TPA's apenas removem nitratos, pelo contrário, é dito especificamente que as TPA's servem para corrigir qualquer desequilíbrio que esteja a acontecer no aquário, ou pode provocar um desequilíbrio na coluna de água, se tudo estiver bem e decidirmos mesmo assim realizar uma TPA. Já em relação à ciclagem que tens em curso Copy, tem paciência, se começaste a utilizar o seachem stability dá-lhe tempo para funcionar e para que a colónia de bacterias se estabeleça. No final, como não tens plantas para consumir os nitratos no final do ciclo, aí sim deves fazer uma TPA para baixar esses valores, garantindo que não tens qualquer nivel de amónia ou nitritos. Como no futuro indicas que só vais ter peixes e não vais ter plantas, vai ser normal o nivel de nitratos ir subindo após cada TPA, e por isso deves ter que realizar TPA's regularmente para "limpar" a coluna de água e evitar picos de amónia.1 point
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Vou fazer isso, sim. Ainda só tenho um ano no hobby e se começo a inventar corro o risco de me fartar dele antes de começar verdadeiramente a apreciá-lo. Vou tentar comprar o Premium ainda hoje, para começar a dosear. Obrigado pelas dicas @C Mocho. A tua ajuda tem sido sempre preciosa. Quanto ao sistema de CO2... já tenho um em vista, e até já alterei o meu móvel para o receber, mas as finanças deste mês não me permitiram adquiri-lo. Talvez no próximo... Obrigado também, Ismael.1 point
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-ganhei him de um criador de bettas 2 meses atrás -ele estava com a boca machucada e com um esfolado nas escamas -comprei um aquário de 8 litros, algumas pedrinhas e uma casinha em forma de iglu para ele se esconder. -Depois de um tempo ele começou a ter dificuldades para flutuar e ficava a maior parte do tempo no fundo do aquário. -Pensei que fosse por causa de uma infecção bacteriana ou fungica. -apliquei um remédio seguindo a bula em caso de suspeitas, mas ele não apresentou melhoras -Pesquisei sobre e achei que fosse por causa de uma intoxicação por amônia. -Ele começou a perder a cor das escamas a cada dia que se passava. No final de tudo ele tinha o corpo todo branco e as extremidades estavam avermelhadas -Dei um upgrade no aquário, coloquei plantas aquáticas, algumas elodeas para controlar a amônia do aquário. - Também Coloquei um filtro e apliquei condicionador na agua. -Depois de uma semana coloquei o peixe no aquário plantado. Ele deu uma animada, ficou nadando envolta das plantas, as vezes deitava em cima delas. -Infelizmente ele ainda continuava a maior parte do tempo deitado ou no fundo do aquário -Reparei que além de ficar sem cor, ele estava com 2 bolinhas brancas uma em cada olho, pesquisei e pensei ser catarata, considerei ele ser um peixe idoso, ja que não sabia a idade que ele tinha. -Ontem reparei que ele quase não se mexia e não queria comer -Hoje encontrei ele morto na mesma posição de ontem Tenho que dizer que não sabia como cuidar de peixes anteriormente e aprendi algumas coisas pesquisando para melhorar a qualidade de vida do meu peixe. Na minha cidade não tem nenhum o que entenda de peixes então venho até vocês pedir um diagnostico.1 point
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Bom dia tendo em conta que os bettas são eixes de águas ácidas, carregadas de matéria orgânica, o pH de 7,5 é alto sim. Devem ser mantidos em pH abaixo de 6,5 ou 6.1 point
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O que o sistema da Trópica tem de bom relativamente a outros (alguns eventualmente melhores) é a sua simplicidade!... No fundo, quase que "reduz tudo" ao equilíbrio entre Nitratos e Potássio (os Fosfatos raramente ficam em falta ou em excesso)... Opps, isto dito assim é tremendamente redutor, mas é mais simples de começar a entender: Se tens sinais de falta de Potássio tens de aumentar a fertilização semanal (independentemente de a adicionares diariamente, em dias alternados ou toda de uma vez), se notares sinais de carências de Nitratos, mas sem carências de Potássio, aumentas a dose de specialized, se notares carências de ambos, aumentas a quantidade de fertilização semanal, se notares o desenvolvimento de muitas algas verdes, diminuis a dose semanal. Evidentemente, por vezes as coisas podem ficar mais complexas, mas a base é esta, depois disso começas a ganhar experiência e começas a querer um bocadinho mais de isto ou daquilo e vais introduzindo outra variáveis, mas para começares a entender o processo, eu acho o sistema da Trópica muito bom. (não digo que seja o melhor, há outros semelhantes e há também outros melhores para quem já tem mais experiencia). Claro que o tipo de montagem pode adequar-se mais a um sistema do que a outro, Por exemplo, se fizeres uma montagem com todo o sistema de solo da ADA, vais ter um solo carregadinho de nutrientes e nos primeiros tempos não vais precisar de mais nada além de Potássio e só mais tarde um pouco de micros, nesse caso é um desperdício estares a usar os fertilizantes Trópica, pois mesmo usando apenas o premium, irás adicionar muito mais coisas que o Potássio necessário... mas julgo que este assunto, por agora, é estar a complicar desnecessariamente e tens neste fórum pessoas muito mais capazes para te explicar isso do que eu.1 point
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José Carlos, o specialized e o premium são basicamente a mesma combinação de nutrientes, mas o specialized tem nitratos e fosfatos, e o premium não tem esses nutrientes. O resto é o mesmo. O Potássio é o nutriente que é consumido em maior quantidade (com efeito, o maior é mesmo o carbono, mas vamos deixar esse de fora porque o adicionamos de outra forma). Algumas plantas consomem mais Potássio do que outras, mas toda consomem tanto ou mais potássio do que nitratos, muito mais do que fosfatos (não vamos por agora preocuparmo-nos com os outros nutrientes)... Se só estiveres a adicionar specialized, irás provavelmente adicionar mais nitratos e fosfatos do que aquilo que as tuas plantas necessitam. Isso induz a 3 consequências básicas: 1 - as tuas plantas crescem que nem loucas e tu não tens sossego com a tesoura; 2- as tuas plantas não consomem o que lhes estás a dar e por isso tens de fazer TPA's brutais com uma frequência enorme; 3 - Tens as algas todas a fazerem um grande festim... Para não ultrapassares os valores de nitrato e fosfato recomendáveis, mas ainda assim forneceres o potássio que elas querem (bem como outros nutrientes, consumidos em menores quantidades), podes adicionar o specialized intercalado como premium, que tem tudo o mais, sem sobrecarregar o sistema com aquilo que já não está afazer falta. Não, normalmente não é 50% de cada, isso depende de cada aquário e daquilo que se procura alcançar em determinado momento. Claro que as tuas plantas vão continuar a crescer, claro que vais continuar a ter de dar à tesoura e claro que te podem aparecer algas por qualquer outro tipo de desequilíbrio. Não é assim tão complicado, o preço é o mesmo, pois quando introduzes um não introduzes o outro, e permite-te uma gestão mais eficaz daquilo que procuras... Eu por exemplo, no meu aquário. quando começei com Trópica, observei o crescimento de algas nos vidros... diminuí a dose semanal de fertilizantes até ser aceitável aquantidade de algas que ali aparecem (claro que aparece sempre alguma coisa, mas já consigo passar uma semana sem que elas se notem, embora qunde passe uma esponja branca me aperceba que ainda existe qualquer coisita. Os Otos até agradecem). Como sabes, não quero neste momento que as plantas cresçam tão rapidamente, por isso tenho vindo a baixar a proporção de specialized,, relativamente à de premium, pois com menos nitrato elas crescem mais lentamente. Se entretanto vir que aparecem sinais de alguma carência (ou alguma sobredosagem), aumento ou diminuo um deles. Parece um pouco assustador no início, mas não é tão complicado como parece!1 point
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E nem por um momento te passou pela cabeça que ao "arranjares" uma explicação para algo que não entendes, podes estar é a criar mal entendidos e gerar confusões no percurso de terceiros? Compreendo que estejas a agir de boa fé, mas antes de afirmares algo sobre um tema que não dominas, deverias investigar um pouco para depois poder ser efetivamente útil e pertinente. Não achas?1 point
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Grande misturada... os Bettas não são peixes comunitários e é sempre melhor manter em aquários mais pequenos e sem companhia. Escalares com peixes e camarões pequenos, mais tarde ou mais cedo acaba em petisco... Guppys com barbos geralmente resulta em caudas de Guppys mordiscadas. Para ver comportamentos mais naturais dos peixes, deve-se escolher só 2 ou 3 espécies e comprar cardumes maiores de cada uma. Já fez o ciclo do Azoto?1 point
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Então o que tens a fazer é o seguinte: Arranja um aquário maior Faz o ciclo de azoto As plantas que tens podes coloca las no novo aquário O filtro deixa estar que está muito bem e é essencial, pois é o coração do aquário. Compra outro betta Faz trocas parcial de água semanalmente de cerca de 30% Alimenta o peixe com ração para bettas e podes experimentar também comida congelada, como por exemplo bloodwoms que os bettas gostam bastante.0 points
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Como tu, toda a gente que aqui se encontra já foi iniciante e a maioria de nós começa sempre com um aquário pequeno. Isso está mal, um betta precisa de uns bons 15L. Fizeste muito bem em adicionar plantas e em teres um filtro. Penso que faltou foi uma coisa importante--- As TPAs ou trocas parciais de água que se realizam semanalmente. Esse em princípio será o problema da intoxicação por amónia. O facto de ele ficar com os olhos brancos é indício de que houve uma intoxicação amónia, tal como o facto de ele perder a cor e, nalguns casos até começar a perder as escamas mesmo.0 points
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Escalares deves por 5 porque são peixes de cardume. Os escalares comem camarões red cherry, não deves deves por esse tipo de camarões. Experiementa um atyopsis moluccensis, que um camarão filtrador e que fica maior, por isso os escalares não o comem. Quantas rasboras e barbos torpedo queres pôr? Guppys não ponhas porque o betta vai ataca los devido às suas cores. Os bettas machos vão achar que os guppys são machos rivais e vão ataca los. Não sei se queres por um betta macho ou fêmea, mas aconselho te a pores fêmea pois são menos territoriais.-1 points
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Os barbos torpedo são pacíficos, não são como os tigre que mordem a cauda. O problema aqui será o betta que ataca as caudas dos guppys. E os escalares que comem os camarões!-1 points
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Com barbos torpedo estás a referir-te aos denisoni? Aqueles com uma linha vermelha na lateral? Sabes que ficam enormes, certo?-1 points