Boa tarde,
Deixo fotos deste aquário que, nasceu apenas para ser um aquário de plantas fáceis, com equipamentos low tec e de baixo manutenção.
As fotos são desde a montagem inicial, em 15 de Agosto até ao presente.
Setup:
Aquário: 60x30x36
Filtro externo: Eheim 2011
CO2 de 90 gr da Tropica (+/- 1 bolha/ seg.)
Luz: Eheim led
Solo Tropica (por baixo: lava rock de pequeno tamanho, substrato Tropica e tablets fertilizantes)
Fauna: Boraras, caracóis e camarões
Plantas:
Vallisneria nana
Bucephalandra brown
Cryptocoryne parva
Rotala Rotundifolia
Matagrosense
Hygrophila pinafida
Java Fern Narrow leaves
Eleocharis mini, Eleocharis Parvula
Staurogyne repens
Marsilea Crenata
Musgo Christmas
Como a maior parte de vocês sabe, pelo menos os mais poupadinhos, compramos 3 troncos, 2 ou 3 pedras e a ideia que tínhamos, inicialmente, fica longe do que idealizámos.
Um tronco é grande demais ou pequeno demais para o aquário, as pedras pareciam funcionar, face ao que queríamos, mas são poucas, pequenas demais ou falta qualquer coisinha....
Pois é, foi o que me aconteceu.... Inicialmente, queria construir algo em forma triangular, do lado direito e a ideia era ter areia a contornar os troncos, rochas e solo. No entanto, face à altura do solo que queria utilizar do lado esquerdo e ao formato do tronco que está deitado, logo vi que não iria ficar bem. Mas, ainda assim avancei.
Decidi colocar areia apenas do lado esquerdo.
Passava todos os dias pelo aquário e não gostava do que via... ainda esteve assim um meses mas... decidi mudar. Utilizei uma mangueira para aspirar a areia para um saco, com pequenos furos para escorrer a água.
Coloquei solo no lugar da areia e, pelo menos, deixou de me incomodar tanto.
Infelizmente, não tenho fotos desta fase, que durou pouco. Mas é fácil de imaginar. Olhem para a areia e visualizem a colocação do solo com a altura inicial.
Aproveitei uns pezinhos de Marsilea Crenata doutro aquário e assim ficou... pouco tempo... Afinal, também não gostava muito dos troncos. Muito grande o maior, muito hirte o mais pequeno (colocado ao fundo) e o ..... que está deitado, só se vê um pouco na diagonal, face ao tê-lo deitado pela separação que queria entre o solo e a areia.
E agora, que já não tem areia porque eu não o mudo? Este e os outros estão "armadilhado" por rochas entre e por baixo deste e o Fern de Java já se fixou criando um maior emaranhado. Tenho caracóis, camarões e peixes.... não quiz mexer.
Bem, não estando contente com o que via diariamente, pensei que umas pedras poderiam dar ao aquário a vida ou um look mais apelativo. Como já tinha Dragon Stones, passei por uma loja. No seu dojo, coloquei uma série de pedras que imaginei dariam mais vida ao aquário nos espaços demasiado vazios até então. Comprei, cerca de 1,2 kg e lá fui eu para casa.
Coloquei do lado esquerdo, mais solo, especialmente do meio para o fundo.
Costuma-se dizer que o que nasce torto nunca se endireita mas, confesso que dos planos que tinha, do material comprado, em diferentes lojas, a coisa final deixou-me satisfeito. Não, imensamente satisfeito porque do que tinha projectado pouco ou nada atingi mas, para já, não vou fazer mais nenhuma alteração. A não ser, retirar o termostato daquele sítio e colocar um pequeno skimmer ou wave para melhorar a circulação de água e de CO2.
Não quero saber dos terços ou dos quadrados, nem da pedra que poderia estar em C para conferir mais profundidade a B e a A.
Quiz partilhar esta história porque, o que achei que tinha ficado uma porcaria transformou-se e, mesmo afastando-se completamente da minha ideia inicial, tornou-se mais satisfatório e aprazível ao meu olhar. Irei apenas deixar este aquário desenvolver a flora, como está para ver se as plantas lhe darão um melhor ar. Depois disso, é continuar ou fazer outro layout de raiz.