Ora boas,
Quanto à aventura no corte das plantas, deu para safar. Já em relação ao declive, o mesmo foi feito de propósito, sendo aquele o ponto em que o substrato está mais baixo e a ponta oposta (canto traseiro do lado direito) é o ponto onde o substrato está mais alto na tentativa de dar uma melhor sensação de perspectiva. Por esse motivo é que a altura do substrato da esquerda para a direita está em pequeno crescendo.
Já em relação às rochas, não é bem assim, na rocha que está na parte frontal do aqua, notam-se algumas pequenas algas, mas nada de preocupante... estou a contar com os caracois clithon corona para dar cabo delas e juntamente com os camarões Amano e os otocinclus, estão a fazer um óptimo trabalho.
Outro dos factores que estão a ajudar a não ter algas, pelo menos para já, é ter plantado de forma intensiva desde o inicio, ao mesmo tempo que os fertilizantes que utilizo (esquema de fertilização da ADA) são considerados Lean Fertilizers.
Em relação à luz (Twinstar II600S), estou com um fotoperiodo de: meia hora de "amanhecer", 1h30 a 80%; 4 horas a 100%, 1h30 a 80% e 30 minutos de "Luar", controlado por dimmer.
de resto, são as mudas de água todas as semanas de 50% ou um pouco mais, boa circulação (ainda estou em fase de tentativa erro na colocação de lily pipes e skimmer) e nada mais.