Obg. pelos reparos, Vera. São muito bem vindos. Realmente a minha ideia era ter menos substrato na frente, mas ainda sou muito novo nisto e tenho sempre medo que não seja suficiente para segurar firmemente as rochas. Essa ideia de deixar crescer o tapete e depois tentar empurra-lo um bocadinho para baixo é muito boa. Vou tentar.
Quanto ao resto acho que vou deixar ficar como está. Bastou rodar aquela pedra maior para alterar toda a estética do tanque, e esse facto, aliado à elevação do substrato na parte de trás, deixou-me com um hardscape que é muito mais do meu agrado. Acho que desta vez vou levar a ideia até ao fim. A mudar alguma coisa, seria colocar algumas plantas em cima de algumas rochas, em locais estratégicos. Já vi o efeito em alguns aquários e gostei, mas como estou com a ideia de plantar apenas Monte Carlo, não estou a ver como a podia lá colocar sem que ela começasse a flutuar. De qualquer maneira, isso virá depois, quando o tapete estiver fechado. Com um bocadinho de sorte nem precisarei disso para ter verde suficiente para meu agrado.
Os caracóis desapareceram depois desta última alteração. Concerteza devem voltar a aparecer, mas não me incomoda muito que eles andem por lá. Já percebi que podem ser benéficos.
Mais uma vez agradeço todos os comentários. Ah... deixaste-me mais descansado em relação à mistura de substrato. Eheh.
Abraço.