Boas a todos!
No meu mais recente projecto, decidi tentar replicar um sistema de paludário, mais concretamente os DOOA Terra.
No inicio, o maior desafio que via para a realização do projecto, seria como fazer o sump interno / parede de cascata, pois como nunca tinha colado acrílico antes, não sabia se as colas disponíveis iriam conseguir segurar as placas de modo a reter a água.
Usei duas colas, indicadas na embalagem para plásticos duros e funcionaram as duas perfeitamente:
Aqui está o diagrama que segui para montar o sump:
O vidro em si é aproveitado de um aquário velho que desmanchei cortei e colei, aproveitando ao máximo as medidas já existentes, não tendo propriamente dimensões definidas à partida.
No final, o paludário acabou por ficar com 40x26x40cm. A altura da água é de aproximadamente 10 cm.
Para a bomba arranjei uma Hydor Pico 600-115, que me agradou pelo preço, o facto de ter caudal regulável e ser de pequenas dimensões - conectada a um tubo e um cotovelo para passar a água para a coluna do meio, que por sua vez, enche (por baixo) a última coluna. Nestas duas, coloquei esponja para ter alguma superfície de acumulação de bactérias benéficas bem como servir de suporte ao fogger que coloquei no topo da última coluna.
A cantoneira que direcciona a água ao longo da parede, foi mais chata de fazer, pois isto de cortar acrílicos e vidros é sempre mais fácil quando estamos a trabalhar com dimensões maiores. Acabei por ter de colocar um pouco de lã de filtro nos primeiros buracos que deixam passar a água, de modo a que a mesma não saísse logo tão rapidamente na zona inicial.
Para as esponjas da parede, decidi comprar mesmo as DOOA Wabi-kusa Mat, por me parecer a aposta mais segura para garantir o sucesso do projecto. Os suportes das esponjas são pequenos cilindros de PVC que cortei e colei na parede.
Estou a usar como iluminação uma velhinha MasWas de 60cm colocada directamente no topo dos vidros; Estou a borrifar diariamente com o fertilizante / anti-fungos DOOA Wabi-kusa Mist;
O hardscape era tudo material que já tinha por cá de projectos passados.
Para plantar o musgo no tronco, utilizei a DOOA Terra Tape para reter mais a água e ajudar o musgo a manter-se húmido.
Plantas:
Anubias barteri var. angustifolia
Anubias barteri 'Coffeefolia'
Anubias barteri var. nana
Bucephalandra "Kedagang"
Hygrophila pinnatifida
Micranthemum "Monte-Carlo"
Vesicularia ferriei 'Weeping'
Vesicularia dubyana 'Christmas'
Taxiphyllum 'Spiky'
Lemna minor
Salvinia natans
Hardscape:
Red Moor Wood
Lava rock
Areia
Se tiverem alguma dúvida ou curiosidade em relação ao projecto, estejam à vontade para perguntar. Não está perfeito a nível de acabamentos, mas estou muito contente com o resultado final e penso que caso tudo se desenvolva bem, vai ficar bonito e acabar por disfarçar as imperfeições do sistema. Tendo em conta os constrangimentos e o facto de ter utilizado ao máximo materiais e equipamentos que já tinha por cá, penso que foi uma boa alternativa económica.
Fotos após montagem: