Então dou também a minha opinião acerca do teu aquário.
Sinceramente não gosto de ver peixes de lago em aquários. Mesmo assim tens um aquário já bem grandinho... no entanto eles sujam muito a água. Por isso devias aumentar a frequência das TPA´s, recomendo semanalmente troques 50% do total de água. Não só ajuda a manter a qualidade da água em si mesma, como também ajuda a manteres o filtro mais limpo. Limpeza do filtro semanal, senão de 3 em 3 semanas. Tudo isto para que não haja o perigo de haver algum pico de amónia. Como já te disseram devias testar a qualidade da água, principalmente ao nível da amónia, nitritos e nitratos. Amónia porque os peixes urinam e defecam, nitritos porque são um subproduto desses dejectos e os nitratos porque não tendo tu plantas, acabam por sair apenas com as TPA´s.
O termóstato tens de ser tu a analisar. Se a temperatura é estável, ou seja, não há flutuação de temperatura superior a 1º grau, então tranquilo. Superior a isso já pode ser prejudicial aos peixes, apesar de eles serem resistentes.
Sim, podes por plantas e até ajuda a melhorar a qualidade da água. As anubias podes colocar no substrato, só não podes é enterrar o rizoma. Mas podes ter ouras como fetos ou musgos... em alguns aquários costumo colocar uma ventosa no vidro e agarro lá algumas plantas precisamente por haver peixes que por onde passam levam tudo atrás. Assim pelo menos estão mais fixas.
Eu alterava algumas coisas no filtro. Retirava o carvão porque não está a ser necessário de momento, colocava mais cerâmicas, o mais que conseguires colocar. Além disso colocava uma esponja mais grossa para apanhar alguns detritos maiores (não deves ter muitos porque não tens massa vegetal), e a seguir a esta espoja colocava então a lã de vidro, precisamente para a filtragem mais fina.
Isto é o que eu fazia nesse caso em especifico, mas se tivesse um aquário desse tamanho também não era para peixes de lago.