Os Ramirezis são dos meus peixes preferidos, no entanto não são fáceis de reproduzir... Eu ando a tantar há já algum tempo!!!
Os guppys não são problema para os ovos, até porque os pais vão defendê-los. Vão ser um problema sim para os alevins, se conseguirem eclodir!
Normalmente o que acontece é que, quando a luz apaga, os pais entram em stress e comem os próprios ovos. Pela minha experiência é aconselhável deixar uma luzinha de presença (um led por exemplo) apontada aos ovos para os pais os verem. Já tive sucesso em eclodir os ovos assim. Ou então simplesmente tirá-los para outro aquário vazio com água do principal e um filtro de esponja.
Mas mesmo depois de passar esse passo têns o maior problema: a alimentação dos alevins. Após consumirem o saco vitelino têm de ter comida disponível para sobreviverem. Isso quer dizer artémia recém eclodida. Estou a tentar com artémia liquida da JBL (depois de tentar outras comidas supostamente para alevins sem sucesso) e posso-te dizer que num aquário só para eles, das dezenas de alevins que eclodiram só me restam 2!!!
Não quero com isto fazer-te desistir, antes pelo contrário. Continua, que vais acabar por aprender com os próprios erros. E quando se consegue é muito gratificante.
Boa sorte, cumps.
P.S.: Os ovos brancos são os que por norma não foram fertilizados e apanharam fungos. É normal os pais os retirarem. Também é normal os pais moverem os ovos de sitio... e para isso transportam-os na boca!