-.-'
Com todo o respeito, mas quando não se sabe, devemos estar calados, e não induzir outros em erro. Falar só porque queremos aumentar o post count, não ajuda a comunidade, nem quem busca informação...Talvez se procurarmos informarmo-nos a nós próprios primeiro, se consiga um pequeno passo. Novamente peço desculpa, não quero ofender, mas acho que todos precisamos de começar a ter alguma responsabilidade pelas parvoíces que dizemos neste tipo de forums. Basicamente, ou sabemos do que estamos a falar, ou estamos quietos e esperamos que alguém que saiba o faça....
Não, não se trata de nenhuma planta do género Echinodorus. Não tem qualquer caracteristica anatómica que faça dela uma Echinodorus, a não ser os factos de ser uma planta aparentemente acaule, ter folhas com clorofila-A e Clorofila-B, xantinas, e carotenos, com um sistema vascular binário. Nem a nivel do sistema radicular, nem a nivel do peciolo, nem sequer a nivel da enervação da folha, nem sequer a forma da própria folha.
No entanto não é certo que se trate sequer de uma planta do género Anubias. Realmente tem uma serie de caracteristicas anatómicas que colocariam esta planta em Africa, no entanto a ausencia de um rizoma definido (não que não exista, pois ele é patente na foto, embora bastante reduzido),o sistema radicular da planta está realmente completamente apodrecido, dificultando uma identificação correcta.
Á primeira vista parece-me uma Anubias congensis (e mesmo assim não sei para dizer a verdade). No entanto uma identificação definitiva dependeria de um sistema radicular e uma haste floral em condições pristinas, algo que nos falta aqui.
Pessoalmente, eu tenho uma inclinação pessoal, e diria que se tratava mesmo era de uma espécie do género Anubias que não suporta a submersão, dado o estrago presente nas folhas e raizes, e antes que alguém menos informado venha para aqui dizer que Anubias=Planta aquática, é mentira, apenas algumas das plantas do génerum, toleram a submersão, na realidade, grande parte do género são plantas anfíbias mais dadas a paludarios, e cultura em vaso.
Posto que se trata de uma planta do género Anubias, podes pesquisar os cuidados relativos e transversais ás espécies do género Anubias, suas variedades e cultivars. Ou seja: Rule of Thumb- Nunca enterres o rizoma, quando muito prendes a planta a uma rocha ou tronco. Enterrar as raízes pode ser tolerado em algumas plantas, embora nem todas, o enterro do rizoma, ou neste caso, o rizoma ainda de tamanho reduzido, irá matar a planta. Outra coisa a ter em atenção. A adição de CO2 não melhora visivelmente o crescimento da mesma. São plantas de crescimento lento, mesmo em condições óptimas, pelo que o melhor adubo que lhe podes dar chama-se Paciência.
Caso a planta continue a definhar, tenta tira-la para fora do aquário e mete-la num tanque com uns centímetros de água e fechado com humidade e luz, provavelmente tratar-se-á de uma planta terrestre ou de paludário.
Espero ter ajudado.