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  1. Vera Santos

    Vera Santos

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  2. Alvaro Silva

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  4. Rui Ferreira de Almeida

    Rui Ferreira de Almeida

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Popular Content

Showing content with the highest reputation on 02/24/20 Em todas as areas

  1. boas pessoal ! Venho aqui deixar os comentarios que o meu Scape teve dos grandes Mestres do aquascaping (Josh Sim, Dave Chow, Takayuki Fukada) The arrangement of the wood is lacking a dynamic feel and it affects the flow. Red stem plants at the background looks messy, they need to grow more compact and have proper trimming. The Cryptocoryne looks out of place. - Josh Sim The layout and plant condition are good, but I think there should be much more background plants at the left hand side. - Dave Chow The production of the view of nature from the foreground to the middle is great. That's why it is very disappointing that no directing takes place in the background. Some kind of production is necessary, such as planting many stem plants. - Takayuki Fukada Nao posso deixar de agradecer aos que me foram ajudando e as que nao ajudaram tambem, há sempre motivaçao para se aprender mais e melhor. Fiquei bastante contente com o resultado por ser a minha primeira vez em aquascaping. Agora é pegar nas opinioes dos mestres, manter e melhorar. Vou manter o aquario mais uns meses e ecentualmente irei me lançar num novo desafio. A todos um muito obrigado mais sincero possivel! Ate já 🤙
    2 points
  2. Boas, Aqui ficam os comentários dos mestres que levaram à um honroso 7 lugar que diga-se de passagem foi acima do que esperava. Tive problemas de início por falta de tempo e as algas acabaram por tomar conta das plantas de caule, atrofiando o seu crescimento, algo que está a ser resolvido neste momento, esperando o resultado. The way to create the "white background" is incorrect. A white background is not meant to stick a white paper on the tank glass, it will create a "white wall" and affect the depth and 3D feeling. There must be a disctance between the tank glass and the white paper, minimum 15-20cm so that the background will look deep and clear. Scape wise, a simple but nice tank, if water level can be lower to show water reflection, this will look better. - Josh Sim The layout are good, if the branches are much more thicker then it will be looking better. - Dave Chow The clean and beautiful layout gives me a good impression. But to be precise, this layout is not yet complete. The background stem plants will grow more and become more beautiful when it comes to volume. - Takayuki Fukada Por último, mais um evento realizado com sucesso por mérito principalmente do nosso Tozé a quem temos de agradecer. Parabéns a todos os participantes.
    2 points
  3. Boas Os meus parabéns ao Filipe Serrenho,e ao organizador do evento,e ao resto da malta que participou,todos com bonitos aquários,e grande camaradagem,e por fim não menos importante a todos os patrocinadores,porque sem eles não seria possível. Um abraço a todos. Saudações
    2 points
  4. Desafio Aquascaping Portugal - aquariofilia.net 1- Nome do Aquário Old school - Tribute to my masters. 2 - Data da montagem 13-10-2018 3 - Dimensões do aquário 3.1 - Volumes bruto e útil ILA - 45*30*30 - Vidro extra claro - L brutos / L úteis 3.2 - Estrutura/móvel Móvel aparador  4 - Equipamentos Instalados 4.1 - Filtro Hailea SL-306 500 L/h 4.2 - Termostato Não estou a lembrar a marca.. 4.3 - Iluminação/Foto-período 1 Calha de led's Twinstar 3000C series / 8h 4.4 - Sistema de CO2 Kit co2 com extintor 2 kg, redutor de 2 manómetros, válvula solenóide, válvula de ajuste fino e Neo Diffuser CO2 S 4.5 - Outro equipamentos adicionais 5 - Substratos & decorações 5.1 - Substrato fértil 1 Saco de Neo Plant Soil 8L 5.2 - Decorações Red Moor Wood. Ryuoh stone 6 - Fertilização Macros Nitrogen; Phosphorus; Potassium; Micros Iron Seachem: Trace da Seachem  7 - Fauna 11 Simulans 3 Caridinas japonicas 3 otocinclus affinis 8 - Plantas - Quantidade e espécie Aquaflora : 1x Eleochris sp. mini - PE 2x Hygrophila lancea (sp. 'Araguaia') - In Vitro Cup 1x Lilaeopsis Novea Zealandiae PE 1x Micranthemum species 'Monte Carlo' - PE +1 que ninguém quis 1x Pogostemon helferi - PE 2x Rotala rotundifolia 'Orange Juice'- PE 1x Rotala rotundifolia 'H'ra'- PE 1x Rotala species 'Green' - PE 2x Staurogyne species 'Porto Velho' - PE 1x Rotala sp 'Vietnam' - 1x 1x Rotala sp. 'Nanjenshan' - PE 1x Rotala species 'Vietnam' - PE 9 – Observações 9.1 - Parâmetros da água (pH, gH, kH, NO2, NO3, NH3/NH4, temperatura) 9.2 - Frequência das TPA's 10 - Fotos
    1 point
  5. Parabéns ao @Filipe Serrenho pelo primeiro lugar no pódio🏆 e a todos os participantes. Os vosso aquários mostraram a qualidade dos aquascapers portugueses junto deste renomado júri. 👏 Parabéns também a todos os organizadores deste evento. Eu só acompanhei "deste lado do ecrã" mas tenho a certeza que envolveu toda a dedicação por parte deles. 👍
    1 point
  6. Limnophila Sessiliflora, Hygrophila Siamensis e Cladophora Aegrophila. Por norma as plantas precisam de um minimo de 6 horas de luz. A Hygrophila é normal que as folhas de baixo vão perdendo qualidade. Os melanoides, tal como qualquer ser vivo, quanto mais comida tiver mais irá reproduzir. Controla bem a comida que dás e vais ver que não tens problemas de maior. Além disso, uma das principais causas de morte dos camarões, é precisamente o excesso na alimentação, porque vai apodrecer no solo e provocar alguns picos de amónia... O fundamental é saber que camarões vais colocar na montagem. Isto porque os parâmetros são diferentes de espécie para espécie. Para te podermos ajudar era melhor que referisses isso...
    1 point
  7. Temos finalmente todas as pontuações e mais importante todos comentaram um a um cada aquário: Composition is good, the tank is divided in perfect ratio too. But the anubias seems a little too big for this tank. All the woods are quite similar size, if the woods on the left side can be a little bigger, it will give better depth and 3D effect. I would also prefer a little bit of HC (Cuba) on the left side too, so the overall scape look more balance. But it is a good tank in general. - Josh Sim Everythings is good, if have some triming of the plants in between the branches are mush more better. - Dave Chow Very good composition for a layout using driftwood, and the central space is visually effective. Hygrophila pinnatifida settled on driftwood is a little too long, which makes the layout cluttered. - Takayuki Fukada Beautiful use of plants in such a small tank. I love the details, the plants condition and plant choice. The rocks arrangement is perfect too. One thing I would change, is the right side near to the tank glass at the background, if the plants can continue towards the tank glass, the overall scape would look better especially if we can see a little bit of reflection on the right side tank glass, the continuation would be nice. - Josh Sim The layout are good, good composition and plants arrangement. - Dave Chow The first impression is so amazing. However, the sand and pebbles laid in the foreground seemed a little rough, making the impression worse. I think it's better to express all other sand areas with short vegetation, leaving only the central white path. - Takayuki Fukada Bucephalandra and Anubias seems to be too big for this tank. The foreground plants (Marsilea?) makes the tank look "new" and not matured enough. Some anubias on the right side would make the layout look more balance. - Josh Sim The layout are interesting but please consider the shade part of the tank because it look so dark. - Dave Chow The steep rocky mountain ideas on both sides are interesting and appreciated. However, the representation of the ground beneath the rocks feels a bit subtle. It would have been nice to have a gorge-like expression using smaller rocks. - Takayuki Fukada Hardscape arrangement is nice, very simple but very clean and refreshing. However, the plants does not look matured to me, for a 2-3 months tank, the plants should not look like this. My guess is that the plants were just put in less than a months. A more matured plant condition would give this tank a high score. - Josh Sim The layout are clean and good but please consider to plant more plants and it will look more better. - Dave Chow The layout is so beautiful with a well-balanced composition, but the sure thing is that the volume of the plants is not enough. Maybe the plants in this tank have just been planted and the time has not yet passed. I look forward to this tank after a few months later. - Takayuki Fukada Forefround that exposed a lot of soil is not a good practice. It shows that this tank is not matured. Hardscape arrangement is too "square" for me, it looks like the woods and plants form a square shape, leaving the right side too empty. - Josh Sim I like the overall composition if the right lower part place something for example place some rock over there, it will turn to more better. - Dave Chow In the case of this layout, it is better to open more space on the right side. There must be some expression behind the driftwood and it is not a good impression that the soil is partially exposed. - Takayuki Fukada A simple but pleasant tank. Very Zen and very nice to look at. Plants condition is good and the reflection on the tank glass is nice too. Rock selection can be improved, rocks with more "character" and more unique should be used. The sand is too white and in future, please do not show soil mixing with sand at the fopreground. - Josh Sim The stone arrangement are good but if the plants are grown more higher, it will be more beautiful. - Dave Chow All plants are healthy and so beautiful. However as a layout, the space is a bit too open and I feel lonely. Make the background rocks higher, or it may improve if the stem plants are more widely spread. - Takayuki Fukada Good tank composition with a nice dynamic flow. I feel that the Cyptocoryne and Bucephalandra can be removed, it is too big and does not match with the overall scape. These 2 plants look too "hard" as compare to the nice and softer nature of the other plants. Water level can be lower so that we can see a nicer reflection on the tank surface. - Josh Sim I like the overall composition, but if the stone of the left hand side are much more smaller it will be more beautiful. - Dave Chow The planting is good and the composition balance is perfect. However, all materials are evenly illuminated and there is no shadow. So if you show the shadows of the rocks, the layout impression will be better. - Takayuki Fukada Beautiful tank. Hardscape and plants match nicely. I would prefer slightly more rocks on the right side to balance the scape. If the background of the tank can be brighter instead of the greyish background, this tank will look nicer and not so "gloomy". Water surface should be lower too when taking the photo. - Josh Sim This layout are very good if the background are more lighter then it will be much more better. - Dave Chow I feel the creator's skills with a carefully crafted layout with details. The only disappointment is that the picture is too dark, so in such an open space layout you need to shoot on a light background. - Takayuki Fukada The arrangement of the wood is lacking a dynamic feel and it affects the flow. Red stem plants at the background looks messy, they need to grow more compact and have proper trimming. The Cryptocoryne looks out of place. - Josh Sim The layout and plant condition are good, but I think there should be much more background plants at the left hand side. - Dave Chow The production of the view of nature from the foreground to the middle is great. That's why it is very disappointing that no directing takes place in the background. Some kind of production is necessary, such as planting many stem plants. - Takayuki Fukada A very decent tank, but the stem plant at the background needs a proper trimming and let them grow more compact. I am not too sure about the wood on the right side, it looks interesting but at the same time it looks like it does not belong to this tank. perhaps rermoving this wood and extend more rocks on the right side will be better. - Josh Sim Overall are good but I think the Bucep. Plant are so big and it look not in scale. - Dave Chow The rock that rises greatly in the center is characteristic and powerful. However, since this large rock can only be seen in shadows, it is better to show the part where the light hits and express it more 3-dimensionally. - Takayuki Fukada The big rock at the center and the Anubias on the right side, are 2 major things that destroy this otherwise nice layout. The rock at the center is just out of place, the texture and shape of the rock is totally different from other rocks in this tank. Anubias on the right is simply redundant. This tank will look so much better withtout the center rock and the Anubias, what a pity. - Josh Sim I like this layout with very good composition, plants condition and also photography. - Dave Chow Overall a very good and balanced layout. The rock placed in the center is a cool eye-catching point. Unfortunately, there is no fish. The presence of fish will make it even more impressive. - Takayuki Fukada The way to create the "white background" is incorrect. A white background is not meant to stick a white paper on the tank glass, it will create a "white wall" and affect the depth and 3D feeling. There must be a disctance between the tank glass and the white paper, minimum 15-20cm so that the background will look deep and clear. Scape wise, a simple but nice tank, if water level can be lower to show water reflection, this will look better. - Josh Sim The layout are good, if the branches are much more thicker then it will be looking better. - Dave Chow The clean and beautiful layout gives me a good impression. But to be precise, this layout is not yet complete. The background stem plants will grow more and become more beautiful when it comes to volume. - Takayuki Fukada E finalmente a pontuação: Parabéns ao Filipe Serrenho e a todos os que fizeram desta segunda edição mais um sucesso. Agradecer também à equipa por detrás disto e aos patrocinadores por mais uma vez nos terem apoiado.
    1 point
  8. Bem, a semana passada fiquei com os vidros muito mais verdes. E o pior é que cortei uns pés das rotalas rente ao substrato e cheiravam a cianos outra vez 😞 Tive mesmo que agir antes que fosse tarde demais outra vez: Blackout de sábado a quinta e novo filtro a caminho :-) A bga aparecia nos cantos mais estagnados por isso era altura de resolver o calcanhar de aquiles deste tanque. O eheim 2213 serviu bem, sem avarias nem fugas e já tem uns 10 anos, mas sempre foi curto para quase 100l de água. Espero que o novo filtro resolva a parte da circulação, vamos ver...
    1 point
  9. INICIAÇÃO AOS AQUARIOS DE ÁGUA SALGADA Antes de nos iniciarmos neste apaixonante Hobby devemos ler muito, fazer perguntas ,nos fóruns e nas lojas, ver vários aquários, pedir conselhos ,orçamentos( 2 ou 3 em lojas distintas e avaliar as diferenças , nem sempre o mais barato é melhor) e tentar estabelecer uma relação de confiança com uma ou 2 lojas. Se não temos dinheiro para montar um aquário grande como deve de ser, mais vale fazer um mais pequeno do que baixar duma qualidade mínima, susceptível de comprometer o bem estar dos peixes e dos corais e de nos levar a desistir. Devemos antes de mais nada praticar uma aquariofilia ética e responsável com respeito pela natureza e pelos animais que queremos manter. - Peixes Peixes anjo, borboleta , palhaços, donzelas etc. Mas em aquariofília marinha geralmente os peixes e corais são conhecidos pelo seu nome cientifico. Antes de os adquirirmos temos que ter em conta as suas necessidades. Existem peixes que simplesmente não se conseguem manter em aquário devido à sua dieta altamente especifica. Temos também que ter em conta o seu crescimento, necessidade de espaço e compatibilidade com outras espécies. Os peixes de água salgada são muito mais territoriais Para saber o que precisamos , é necessário antes de tudo determinar o espaço disponível, quais os peixes e corais que queremos manter e qual o máximo que pretendemos gastar. É claro que existem equipamentos indispensáveis aos quais não poderemos fugir sem estarmos a colocar em causa o bem estar dos peixes e corais. - Peixes “reefsafe”Peixes que não comem corais e outros peixes - Corais moles Corais sem esqueleto calcário, anémonas - Corais duros LPS Corais com esqueleto calcário de pólipos grandes - Corais duros SPS Corais com esqueleto calcário de pólipos pequenos. Geralmente precisam de muita luz e circulação e de águas muito limpas , pobres em nutrientes. - Outros invertebrados Camarões, caranguejos , caracóis, vermes tubo , ouriços, estrelas ,etc - Macroalgas São algas do tipo da Caulerpa e Chaetomorpha que se usam nos refúgios - Microalgas São as algas que fazem a vida negra aos aquarioflistas de recife porque invadem o aquário ,matando os corais , acabando por o dominar. O objectivo principal do aquariofilista de recife é manter estas algas controladas através da redução da matéria orgânica, dos fosfatos e nitratos. # Algas filamentosas( algas verdes que parecem cabelos); # Cianobactérias ( algas viscosas, vermelhas acastanhadas , verdes ou negras que fazem uma espécie de lençol sobre o substrato e a rocha viva); # Diatomáceas ( pó acastanhado sobre o substrato e a rocha viva ) AQUÁRIO - Tamanho Quanto mais volume tiver um aquário mais fácil é de manter porque perdoa mais as asneiras através da diluição. Ou seja , é mais estável porque as variações levam mais tempo a acontecer. No entanto podemos ter aquários bem sucedidos com apenas 50 litros de água. Os aquários maiores permitem-nos ter mais espécies e sobretudo espécies de peixes que necessitam de mais espaço. A desvantagem do tamanho é que os custos são proporcionalmente maiores ,sobretudo em termos de iluminação e rocha viva. - Forma Geralmente são rectangulares .A altura não deve exceder os 80 cm, idealmente os 60 cm . aquários altos são difíceis de manter, iluminar, oxigenar e decorar. Deve ser o mais largo possível para tirarmos partido da decoração acentuando o efeito de profundidade e ter mais espaço para colocar corais mais bem iluminados. - Furado ou não Isto depende se queremos ter sump ou não . Se optarmos por sump ,o que é sempre melhor , podemos furar o aquário no fundo , no meio ou a um canto e fazer uma coluna seca( caixa de vidro á volta do furo com um “pente” por cima por onde escoa a água ) para que a camada superficial da água decante libertando-se daquela irritante película de óleo e poeiras que vemos á superfície dos aquários sem sump. A altura coluna seca vai determinar a altura da água no aquário e dar protecção para que se faltar a electricidade a água do aquário não baixar para além da coluna seca. As colunas secas tendem a fazer barulho quando a água escoa mas isto pode ser minorado através da construção de um Durso - http://www.aurx.net/saltwater/durso.html Se não quisermos fazer coluna seca podemos furar o aquário em cima e colocar uma “pinha “ de protecção. Em qualquer dos casos o furo de saída deve ter pelo menos 40mm idealmente 50 e em aquários grandes devemos fazer mais do que um. Se não quisermos ou não pudermos furar também podemos colocar um “ overflow” .Existem alguns modelos fiáveis à venda nas lojas de aquariofilia. - Tapado ou não Não se usam aquários tapados em água salgada devido ao aumento da temperatura, à dificuldade de iluminação ( só poderíamos usar fluorescentes) e á dificuldade de oxigenação ( acumulação de CO2) que isso acarretaria . Sump- O que é ? – A sump não é nenhum filtro por si só . É apenas um reservatório que funciona como uma extensão do aquário. Não é fundamental mas é muito útil. Existem muitos aquários de sucesso sem sump. - Vantagens # aumenta o volume de água # permite esconder o equipamento( aquecedores, bombas, reactores, escumador etc ) para não estar no aquário principal # faz decantação dos sedimentos , tornado mais fácil a sua remoção por aspiração. # há quem aproveite uma parte as sump para fazer um refugio TEMPERATURA - Ideal entre 24 e 26 º. Acima de 28 teremos problemas com os corais nomeadamente com o branqueamento dos SPS. - Aquecimento . Devemos usar geralmente um termostato ou melhor dois que assegurem cerca de 0,5 W por litro . Par aquecer a 25 º será geralmente suficiente no nosso país. - Refrigeração. Geralmente temos que usar ventoinhas no verão, dirigidas para a superfície da água para aumentar a evaporação e arrefecer a calha de iluminação ( nomeadamente as lâmpadas HQI produzem muito calor ). Se não for suficiente teremos que comprar um refrigerador para aquários. ILUMINAÇÃO - Intensidade luminosa – medida em lumens - Potência – Medida em wats. Utilizemos como referência um W por litro de água para aquários de recife com corais duros . Claro que isto depende da altura do aquário . Aquários muito altos( superiores a 60 cm de altura) exigem mais iluminação (para atravessar a coluna de água ) - Temperatura de côr- medida em graus kelvin – diz-nos se a cor da luz é amarela, branca ou azulada . Quanto maior o nº de Kelvins mais azul é a luz . Luz amarela ,mais próxima da luz solar – aproximadamente 6500 K; Luz branca , quando a luz solar entra na água vai ficando progressivamente mais branca – 10000 K Luz branca azulada – 14000 K Luz azul intenso – actínica 20000 K Exemplo- Aquário de 200 litros ,isto é de 120x40x50 cm - fluorescentes T8 – Poderão servir para aquários só de peixes ou aquários inferiores a 40 cm de altura apenas com corais moles. Imaginem quantas lâmpadas necessitaríamos para o nosso exemplo- cerca de 6 de 115 cm ou seja de 34 W para atingir a tal referência de 1 W por litro. Não cabiam em 40 cm de largura do aquário. - fluorescentes T5 Servem para aquários de recife até 60 cm de altura. Comparativamente às T8 têm cerca do dobro da potência em W para o mesmo comprimento. Por exemplo uma T8 de 150 cm tem 40 W enquanto uma T5 com o mesmo comprimento tem 80W. Logo precisaríamos de metade das lâmpadas para obter a mesma potência. - Power compact ( Pl ) Para efeitos práticos são semelhantes, em termos de utilização , às T5 .Aliás simplificando, são T5 dobradas em U. São aquelas lâmpadas que conhecem os como economizadoras de energia. - HQI São as chamadas lâmpadas de Iodetos metálicos. Existem com 70, 150, 250, 400, 1000 W. As mais utilizadas são as de 150 W e em aquários mais altos e com corais duros SPS usamos as de 250 e até de 400 W. Com HQI conseguimos obter a maior concentração em termos de potência e intensidade luminosa . No nosso exemplo do aquário com 200 litros bastariam 2 lâmpadas de 150 W para termos um aquário para todo o tipo de corais. Estas lâmpadas colocam-se a cerca de 30 cm da superfície da água. FILTRAÇÃO - filtros externos Não se usam em aquários de recife a não ser para uma filtração química com carvão e esponjas de fosfatos - filtração mecânica Geralmente não se usa esponjas nem lã de vidro . Podem ser usadas mas devem ser limpas ou substituídas pelo menos uma vez por semana para não reter a matéria orgânica ,impedindo-a de ir para o escumador. - filtração química Usam-se frequentemente carvão activado e produtos anti-fosfatos - filtração biológica É assegurada pela rocha viva e areia do substrato. Não são necessárias bio-bolas e cerâmicas adicionais em aquários de recife. Em aquários apenas de peixes com pouca rocha viva podem e devem ser utilizadas. Não nos podemos esquecer que o escumador é uma peça fundamental num aquário de recife. Retira a matéria orgânica, antes mesmo de ela se transformar em amónia o que reduz a necessidade de confiar apenas numa filtração biológica. - escumador Equipamento que mistura a água e o ar a grande velocidade produzindo microbolhas que adsorvem a matéria orgânica , fazendo subir a espuma carregada de lama numa coluna de água dentro câmara do escumador para um copo que se vaza regularmente. A água salgada devido á sua tensão superficial permite esta formação de espuma. Isto é um efeiro semelhante que observamos quando o mar está agitado e se forma aquela espuma acastanhada e gordurosa que se deposita na praia. O escumador é também um dos mais potentes oxigenadores da água. CIRCULAÇÃO O nosso objectivo é imitar as correntes e fazer com que a agua passe pela rocha viva e substrato varrendo os sedimentos e transportando-os até ao escumador. A agitação da água permite também a sua oxigenação, fomentado as trocas gasosas à superfície. A circulação de 20 a 30 vezes o volume de água do aquário. Os aquários de corais duros SPS querem mais circulação . Os corais moles e os duros LPS gostam de uma circulação mais moderada. Teremos que jogar com a colocação dos corais conforme as suas preferências. Para simularmos correntes devemos recorrer a “wave makers “ ou a bombas electrónicas pulsáteis como as famosas Tunze. ROCHA VIVA A rocha viva não é mais do que os esqueletos calcários de corais mortos arrastados pelas correntes que se encontram na periferia dos recifes e estão cheios de microorganismos sejam eles bactérias, zooplancton, e pequenos ofiuros, crustáceos esponjas, algas etc. Durante o transporte até aos nossos aquário por vezes decorrem 3 dias ou mais. Durante este tempo grande parte destes organismos morrem e entram em decomposição. Por isso a rocha não pode ser logo colocada no nosso aquário , a não ser que não tenhamos lá nada vivo ainda. Por isso arocha tem que ser curada á parte num recipiente com muita circulação e escumador. Claro que uma rocha de qualidade é aquela que foi removida do mar pouco antes de ser transportada, foi bem embalada e cujo transporte foi o mais curto possível de modo a preservar a maior quantidade de vida possível. È um dos componentes fundamental do aquário a para do escumador, iluminação e circulação. Devemos comprar rocha de boa qualidade ( Indonésia premium ou Fiji premium) bem colonizada e já curada. A rocha das caraibas é geralmente mais barata mas é menos porosa ,menos colonizada, e com formas menos atraentes. Devemos usar cerca de 18 % do volume do aquário em rocha viva .Se formos muito pacientes e estivermos dispostos a esperar mais uns 3 três meses antes de colocar peixes e corais podemos optar por colocar uma parte, digamos metade, de rocha morta e esperar que colonize. A rocha viva de qualidade é cara e ronda os 16 a 18 euros mas é um bom investimento e temos que pensar que estamos a comprar o filtro biológico do nosso aquário, a decoração o local de esconderijo e alimento para os peixes e o suporte para colocarmos os nossos corais. SUBSTRATO Areia ou areão que colocamos no fundo do aquário. Tem uma função decorativa, química e biológica. Serve de suporte para fixação das bactérias nitrificantes( oxidam a amónia e os nitritos em nitratos ) nas camadas superficiais e desnitrificantes ( reduzem os nitratos)nas camadas mais profundas anaeróbicas. É aconselhável usarmos um substrato á base de aragonite embora possamos usar areão de coral esmagado. No entanto aragonite ajuda a manter o pH da água. A camada de areia pode ser de apenas 2 ou 3 cm ou podemos fazer uma DSB ( deep sand bed ) ou seja uma camada de areia profunda , superior a 7,5 cm para explorar melhor a capacidade de disnitrificação. Esta camada maior é geralmente feita de areia fininha ( sugar size). Temos de ter cuidado de manter as camadas superficiais desta areia mexida através do uso de animais detritivoros, como pequenos búzios , ofiurus, camarões e pequenos crustáceos As DSB funcionam melhor num refugio ou lagoa em comunicação com o aquário mas isolados. REFUGIO Aquário à parte geralmente mais pequeno partilhando a mesma água onde podemos criar pequenos microrganismos como pequenos crustáceos que servem de alimento aos peixes e corais quando caem para o aquário principal arrastados pela água de escoamento ( para isso o refugio deve estar acima do nível de água do aquário) No refugio podemos também cultivar algas como a Caulerpa ou a Chaetomorpha que nos permitem remover nutrientes indesejáveis como os nitratos e fosfatos ) Os refúgios não são indispensáveis mas ajudam. REACTOR DE CÁLCIO Aparelho que permite adicionar cálcio e carbonatos à água que são consumidos pelos corais . A sua utilização justifica-se em aquários grandes com muitos corais duros. È caro e necessita CO2 para dissolver o carbonato de cálcio. OSMORREGULADOR Aparelho que permite repor automaticamente a água doce água evaporada através de um sensor de nível e um deposito com uma bomba.. A manutenção da salinidade é fundamental . não nos podemos esquecer que só a água doce evapora e se não a repusermos diariamente , duma forma manual ou automática os nossos peixes e corais poderão morrer. REACTOR DE KALKWASSER Aparelho que permite adicionar Kalkwasser ( hidroxido de cálcio ) juntamente com o osmorregulador. Permite adicionar cálcio e iões OH- que ajudam a poupar a reserva alcalina ( carbonatos ). Quem não tem um reactor nem osmorregulador dissolve umas colheres de Kalkwasser num garrafão com água e adiciona com um sistema gota a gota todas as noites ou de manha para manter o pH. Osmose Inversa – Aparelho que permite purificar a água da companhia usada para fazer a água salgada e para repor a água evaporada . em muitos locais do país a água da companhia tem excesso de nitratos, fosfatos, silicatos e ate metais pesados que deterioram a qualidade da nossa água. QUÍMICA DA ÁGUA E TESTES - Amonia – devem estar a 0 - Nitritos- devem estar a 0 - Nitratos – não devem exceder 10 mg /l no aquário de recife - Fosfatos- devem ser inferiores a 0,03 mg / lt - Alcalinidade ou kH – deve ser superior a 3,5 meq ou a 9 kH - PH – deve estar entre 8 e 8,5 - Cálcio- deve ser superior 380 mg/l - ORP ou Potencial redox – deve ser superior a 250mv - Densidade entre 1,024 e 1,026 num aquário de recife DOENÇAS E PRAGAS Devemos comprar peixes que estejam a comer sem sinais de pontos brancos ,manchas e barbatanas roídas, numa loja da nossa confiança. Devemos ter um aquário de quarentena e hospital . MANUTENÇÃO - TPA’s – trocas parciais de água . Como orientação devemos mudar 10 a 20 % da água de 15 em 15 dias. - Limpeza de vidros- Usar um íman e um raspador de algas - Limpeza do copo do escumador- uma vez ou 2 ves por semana - Testes- sempre que há problemas , algas ou vamos introduzir peixes - Remoção de sedimentos- sifonar o areão ou aspirar a sump de 15 em 15 dias. - Troca do carvão e da esponja de fosfatos - Conforme os testes e a cor e turvação da água. Rui Ferreira de Almeida
    1 point