Venho criar este tópico para que possamos partilhar entre nós, o possivel uso de plantas presentes em território nacional para uso na aquáriofilia.
Vi recentemente agriões a crescer em cultura semi-emersa num ribeiro aqui perto, aparentam ser da especie Rorippa nasturtium aquaticum e/ou o Nasturtium officinale, e quero por isso perguntar-vos se alguém sabe se este legume, normalmente usado na alimentação foi mantido em aquário com sucesso.
Deixo-vos fotos para que possam melhor reconhecer a planta em questão.
Se alguém conseguiu até á data, podem postar fotos do crescimento submerso?
Sei de mais umas tantas plantas que são facilmente encontradas nas margens do Rio Tejo, ribeiros, rios e seus tributários que aparentam apresentar potencial para a aquariofilia, que planeio fotografar assim que possivel e postar aqui no forum. Não sou capaz de identificar as especies em questão, pois como qualquer interessado no assunto vos é capaz de dizer, a bibliografia especializada, é rara se não mesmo inexistente...
Se souberem de mais especies horticulas/selvagens dos nossos rios que possamos usar em aquário postem por favor de forma a que consigamos trazer novas plantas para o hobby, e quem sabe criar novas correntes a nivel dos coleccionadores de plantas (nunca se sabe as perolas que temos em território nacional, afinal de contas, e aparentemente, conhecemos melhor a flora estrangeira do que a flora que temos á nossa porta, e nunca se sabe o que temos nos nossos cursos de água.
Aproveito para vos deixar também o link para uma das poucas publicações nacionais acerca do assunto.
http://www.arhalgarve.pt/site/parameters/arhalgarve/files/File/upload/Publicacoes/livro_flora.pdf
Infelizmente não tem a profundidade, nem a exaustividade, que um maniaco das plantas gostaria, mas pela iniciativa, e singularidade, já merece menção. E já é uma excelente introdução á flora ribeirinha nacional para quem esteja interessado.