O problema de desligar o filtro, é que está a limitar muito a sua eficácia em termos de filtragem biológica. As bactérias responsáveis pelo ciclo do azoto necessitam de altos níveis de oxigénio para fazerem o seu trabalho (e ao mesmo tempo sobreviverem), com o filtro desligado, vai perder uma grande percentagem de bactérias dentro do filtro. A única coisa que neste caso o ajuda, é que se trata, pelo que eu percebi, de um filtro interno, o que permite que continue a existir oxigénio suficiente por períodos mais longos do que se se tratasse de um filtro externo.
Outro problema que desligar o filtro tem, é que ao desligar o filtro, a matéria que se está a decompor em Amónia lá dentro, vai-se acumular até que volte a ligar o filtro novamente. Isto faz com que em vez da água do aquário ter sempre um nível indetectável de amónia, porque esta vai sendo consumida ao mesmo ritmo que é produzida. Quando liga o filtro pela manhã vai haver um pico de amónia que vai demorar algum tempo a ser consumida. Isto pode até não causar danos visíveis, mais irá certamente reduzir a esperança de vida dos habitantes do aquário.
Eu não me fiava muito nessa regra... já consegui (por estupidez) dizimar a população de um aquário por 2 vezes e a única coisa que se salvou nas duas ocasiões foram os Red Cherries.
Pediu para não ter falinhas mansas, portanto vou ser um pouco bruto na minha próxima comparação...
Também há muita gente no mundo que tem um peixinho dourado num daqueles "aquários" esféricos de 10L ou até menos, e que ás vezes até os conseguem manter vivos durante 2 ou 3 anos... mas isso não faz com que deixe de ser cruel.
Eu percebo que haja muita gente a dizer que não se desliga o filtro, mas pouca gente sabe ou explica porquê, e daí surgir alguma resistência a mudar os seus hábitos, mas espero ter ajudado a compreender o que está por trás desses conselhos.
Este hobby é suficientemente cruel (sim, todos nós que temos peixes vivos numa "caixinha" estamos a ser egoístas e pelo menos um pouco cruéis), portanto a nossa obrigação é, dentro das limitações da nossa "caixinha", dar a melhor qualidade de vida possível aos animais que temos.