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  1. Pedro Mendanha Dias

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  2. Emejet

    Emejet

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  3. Vera Santos

    Vera Santos

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  4. brunofasoares

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Popular Content

Showing content with the highest reputation on 09/05/19 Em todas as areas

  1. Eu penso que esse medicamento seja para usar apenas durante 3 dias e depois fazes uma boa tpa para limpar o mesmo da coluna de água. Ou usar carvão no filtro...
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  2. Aqui ficam umas fotos do estado atual do Rookie... Estou a deixar a natureza fazer o seu trabalho, pois o objetivo é ter plantas a crescer para fora do aquário: E parece que estou a conseguir pois a Ludwigia a Pogostemon e a Rotala já têm umas folhitas fora de água 😄
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  3. Muito obrigado!!! Acho que se calhar estou a abusar no CO2... Após 10 dias de inundação fiz as primeiras análises à água, e o pH estava a 4,87 😄 Aparentemente as plantas estão a adorar... Tanto a Cuba como a Eleocharis sp. "mini" cresceram exponencialmente desde que ficaram debaixo de água... Também as algas começam a aparecer, mas depois dum susto com umas supostas cianobactérias, parece que agora está tudo relativamente controlado.... Acabei de usar fertilização líquida da Tropica, pela primeira vez, pois os valores de nitratos e potássio estão muito baixos, no entanto o camadão de bactérias que atirei para dentro da Margem Sul parece que deu resultado, pois já não há vestígios de amónia, nem de nitritos... O kH é que está a zeros, ao contrário do gH que está a 4, por isso mais logo vou juntar uma saqueta de Linfa, para ver se animo a situação, pois assim que equilibrar o pH, quero pôr uma equipa de limpeza... e pelos vistos muito em breve vou ter que fazer uma poda geral: Baixei o CO2, mas será que, após 10 dias, ainda há possibilidade de haver melt da Cuba?
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  4. Boas já esta a tomar forma esse aquário , força nisso
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  5. Bruno, já usei o esha 2000 várias vezes sem problema com camarões, inclusive dobrei a dose derivado há minha água ser muito macia, e só fiz tpa no dia da tpa e não por ter acabado o tratamento, e com o exit igual. Abraço Enviado do meu SM-G965F através do Tapatalk
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  6. Enquanto não tenho tempo para cortar o tapete de Monte Carlo e tentar dar forma às moitas... isto depois de ter aumentado o tempo de iluminação com a calha na intensidade máxima, para ver se as Rotalas deixam finalmente de ser verdes... deixo-vos umas fotos de alguns dos habitantes mais lindos do Aurora: - um L129: E os meus queridos Atyopsis gabonensis que filtram a todo o vapor, enquanto estão a ser bombardeados por uma chuva de bolhas de CO2:
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  7. Muito bem Pedro, Agora olho fino e pé ligeiro! Co2 com fartura! Força nisso
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  8. Acho que falo por todos, é com todo o gosto que o pessoal vem ao fórum ajudar e ver o crescimento dos aquários dos outros. É sempre gratificante ver os resultados do esforço de todos.
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  9. Obrigado Bruno. Realmente pra mim tem sido, como já o disse a vários de vocês, que têm sido impecáveis, as vossas dicas têm me ajudado muito. Na verdade comecei com isto pq o meu puto me chateou e não me largava de maneira alguma. Percebia zero disto. Sinto-me mais capaz,após todas as vossas dicas, de manter o aquário e os peixes em melhores condições de vida e ambiente. Por isso, mais uma vez, vos agradeço a todos. Abraço Bruno 👍
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  10. Eu também não recomendo niguém a fazer como tu fazes, ainda vou mais longe, recomendo-te acima de tudo a não desligares o filtro. Uma coisa boa é que pelo menos reconheces que não o devias fazer. Tens práticas muito erradas e como disse o Álvaro, não foi aqui no fórum que as aprendeste com toda a certeza. Sendo membro do grupo tens muito por onde te informar e até te aconselho a fazeres um post onde deves especificar essas mesmas práticas para te podermos ajudar. No dia em que os teus peixes morrerem todos já é tarde demais. Este tópico é de boas vindas ao Luis Vaz, benvindo ao fórum, e já está a aprender alguma coisa. O filtro é para estar sempre em funcionamento, 24 horas por dia, na manutenção/limpeza do mesmo deve-se demorar o mínimo tempo possível, e a limpeza dos materiais que estão dentro é feita sempre com água do respectivo aquário, num recipiente à parte. Ter dúvidas é normal e é bom sinal.
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  11. PDF Esha2000 Tens aí um PDF sobre o medicamento, são os 3 dias de uso. Só tens de calcular as doses conforme os aquários. Já usei uma vez por causa de Ictio num aquário de Cardinais com 100% de sucesso.
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  12. Muitos parabéns pelo belo aquário e resultado!
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  13. Boas Otavio Então fique aqui com uma amostra das Carpas Koi para se deliciar.https://aidobonsai.com/tag/carpas-koi/ Saudações
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  14. Boas Ricky. Comprei o tropica aquarium soil. Obrigado, também estou a gostar e mais uma vez obrigado pela ajuda de todos
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  15. A foto acima foi submetida ao IIAC, a bem dizer tenho que agradecer ao Tiago, porque conseguiu fazer do feio bonito, quero eu dizer com isto, ele uma semana antes veio aqui a minha casa, porque eu estava um bocado aflita com a poda das moitas, então lá me ensinou como eu havia de fazer, podou, podou e fez tal e qual como eu o estava a orientar, gosto mais de ver assim, assado, finalmente fez-se luz e numa hora, fiquei a saber podar as ditas cujas razoavelmente, porque o problema estava na forma das moitas, nunca mais chegava lá, assim foi tiro e queda. Na semana seguinte, lá podei outra vez para preparar para a secção fotográfica. Falta de experiência os vidros dos lados por fora e por dentro ficaram mal limpos por mim, e nota-se um pouco na foto final. Mesmo assim, eu a experimentar dar forma às podas, alguém me disse, "está pouco natural Vera, parece que tem mão humana a forma das moitas". Eu fiquei a matutar naquilo, e fui podando, podando, até que, Epah é isto, mas foi difícil lá chegar. Mesmo assim com erros de transição de plantas de tapete para outras, erros de trimming recebi com espanto o resultado no IIAC, e sou honesta, fiquei super feliz e orgulhosa comigo mesma, mas mesmo assim, não consigo perceber o resultado, talvez depois de ver is outros trabalhos, porque até fiquei um bocado naquela, como é possível estou entre alguns cracks e alguns tão próximo do meu lugar....
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  16. Nao vi foto nenhuma... cá para mim a minhoca engoliu o aquário, ouvi dizer! 😀
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  17. Desde que ando por esta vida dos aquários, e mais em particular pelo Aquascaping, as discussões acerca do que é o Scaping, se é compatível ou não com outras áreas como os Biótipos, ou mesmo onde começa ou acaba. Muitos gostam do resultado, da foto, do fim! Pessoalmente gosto do processo, da criação e da forma como se consegue chegar a uma altura em que decidimos que é o fim, O PONTO! A verdade é que é das áreas mais complexas e mais técnicas, e um desafio extremo quando se tenta chegar a um patamar de excelência, pois aquilo que temos de dominar, vai muito para alem dos conceitos de Aquariofilia. Ficam aqui algumas coisas para discutirmos, para percebermos, ou mesmo colocarmos em causa. Existem muitos mitos, tabus e duvidas acerca do aquascaping. A primeira de todas é que o aquascaping é por vezes visto apenas como uma atividade com pouco respeito pela fauna e apenas se preocupa com a flora. Outra “certeza” é que está apenas ao alcance de alguém com muita possibilidade de investimento, porque tem de ser “high tech”. Existe também a convicção que os aquascapers são uma tribo especial porque se acham dominadores de uma” prova rainha”. PURO ENGANO!!! Afinal de contas, o que é o aquascaping? Through building and maintaining beautiful nature aquarium people re-learn the intricate connections between forms of life, plants, fish, microorganism and humans. Riches and beauty come from harmony, from balance. Aquarium are great teachers of this truth — Takashi Amano Aquascaping é um termo que usamos para descrever a construção e a decoração de um layout de uma forma que satisfaça a nossa própria perceção do que é esteticamente agradável! Sim, a perceção do que é esteticamente agradável! O que é agradável a uns, é o para todos? Muitas das vezes! Existe forma de manipular essa perceção? Há! Mas já la vamos! Muito do debate acerca do aquascaping feita por gente “de fora”, é que 'o que é para mim aquascaping para ti não o é'! O que é errado. A partir do momento que colocamos hardscape num aquário (independentemente do uso que lhe vamos dar, ao aquário), temos sempre uma tendência (mesmo que menor) de colocarmos isso agradável aos nossos olhos. Afinal de contas, ninguém quer um aquário feio, nem que seja para criação!!!! Essa tendência de agradarmos aos nossos “olhos”, e o facto de colocarmos um tronco ou uma pedra, ou mesmo um substrato num aquário, de forma mais ou menos cuidada, e mesmo que feita de forma inconsciente, é um trabalho de aquascaping! Sim, todos temos dentro de nós um aquascaper em potência! Como referi em cima, existem sim formas de “enganarmos” ou “manipularmos” a perceção do que é bonito. Os olhos captam uma informação que o cérebro pode entender de formas diferentes. Imaginem um aquário vazio. Imaginem agora uma pedra dentro desse aquário. A mesma pedra dentro do mesmo aquário, dependendo da forma como está colocada ou a sua posição dentro do mesmo, faz mudar a nossa perceção estética sobre a mesma composição. Isto é estranho (é a mesma pedra e o mesmo aquário) mas não é por acaso! Isto acontece porque os “nossos olhos” são sensíveis a várias regras (as regras que os aquascapers tentam seguir): (a partir de agora vamos chamar à disposição do que está dentro do aquário de layout ou composição. Chamaremos também as pedras e troncos que pomos lá dentro de hardscape) 1. Regra dos Terços, Regra da Espiral Dourada e dos Triângulos Dourados A Regra do Terços consiste em dividir o aquário em 9 partes iguais através de duas linhas horizontais e duas verticais equidistantes. A intersecção entre si cria 4 “pontos de força”, e é nesses locais imaginários que devemos colocar o foco da nossa atenção (ponto focal). As linhas devem também ser referência para as proporções estéticas (falaremos mais à frente). Ou seja, é nesses pontos, que devemos colocar no nosso layout aquilo que mais queremos dar força ou salientar. Fig 1 Em fotografia, esta regra é importantíssima. Muitos nunca repararam, mas as grandes fotografias de retrato, normalmente colocam os olhos ao nível da linha dos terços superiores. Já se é uma foto com a linha do horizonte, esta linha é colocada no terço superior ou inferior, caso queiramos dar destaque ao solo ou ao céu, nunca a meio da fotografia. A Regra da Espiral Dourada é a base inspiratória para a regra dos terços (dito de uma forma mais ligeira). Vai uma lição de matemática? (o meu professor de matemática disse que eu ia aturar matemática até ao tumulo, desconfio que tem razão) Sequência de Fibonacci, estão familiarizados com ela? Provavelmente quem estuda arquitetura, fotografia ou outras artes, sabe do que falo. Para os restantes passo a explicar: A sequência de Fibonacci é 0 1 1 2 3 5 8 13 21 etc… ou seja, o numero seguinte é a soma dos dois anteriores. Ou, explicando de outra maneira, dividir um numero pelo seu antecessor na sequência, dá resultado é igual ao “numero de ouro” 1,6180339887. A esta média entre os números que compõem a sequência dá-se o nome de média dourada (curiosidade). Até aqui, esta explicação nada ajuda, certo? Mas e se eu disser que uma das expressões visuais da média dourada é uma espiral? Fig 2 Se disser que toda esta complexidade matemática se expressa em algo tão simples como serem as proporções que nos agradam porque são as que existem na natureza? Onde? Nas conchas da maioria dos gastrópodes, na disposição das sementes nas flores, etc… Curioso? Não! Fig 3 O nosso cérebro está “formatado” para gostar da maioria das criações da natureza (não, isto não tem significado religioso nenhum. Apenas científico). Assim, o aquascaper, deverá colocar o ponto focal, o centro da nossa atenção, precisamente no centro da espiral! A espiral não é mais do que a representação visual das “Medidas Perfeitas”. A Regra dos Triângulos Dourados, propõe que o layout seja dividido numa série de triângulos, cujas proporções obedecem escrupulosamente às descritas nas regras anteriores. Esta regra pode ser expressa se traçarem uma recta imaginaria diagonal que una dois cantos de um rectangulo dourado. Depois basta traçar linhas perpendiculares que unam essa diagonal aos dois restantes cantos do aquario. Formam-se assim, 4 triangulos dourados Fig 4 Estas regras, não são usadas apenas por nós. Aliás, não fazemos mais do que também reproduzir estas regras usadas na Arquitectura, Fotografia, Design, etc… Ficam alguns exemplos: Fig 4 Fig 5 Fig 7 Fig 8 Fig 9 Fig 10 Fig 11 Fig 12 Fig 13 2. A Proporção A proporção fala-nos dos tamanhos e da perceção que temos acerca do que vemos. Uma pedra de 20 cms pode PARECER grande ou pequena, consoante o que está ao seu lado. O mesmo acontece com plantas, peixes, pormenores, etc.. não é por acaso, que os aquascapers procuram, a fim de uma maior noção de escala, colocar plantas de folha grande à frente e de folhas pequenas atrás. Outra dica é colocar pedras grandes e com detalhes pronunciados à frente e pequenas e sem relevos atrás. Estas simples regras fazem parecer que o aquário tem maior profundidade (distancia entre o vidro da frente e o de trás) do que realmente tem. Outra dica é colocar o que está na traseira do aquário mais alto do que está na frente. Isso tem a ver com a noção de perspetiva. Quando olhamos para certos aquários, parece que têm vários metros desde o vidro da frente ao vidro de trás. Essa perceção errada (a de que o aquário tem vários metros de profundidade) é dada pela profundidade que a escala, a proporção e a perspetiva nos dão! (entendem como conseguimos “enganar” o cérebro através dos olhos?) 3. Ponto Focal O que é o ponto focal? Afastem-se do vosso aquário. Uns bons 4 a 5 metros para trás. Abram e fechem os olhos repetidamente e devagar. Reparam que há sempre algo a que os vossos olhos se prendem de forma inconsciente? Pois bem, esse é o ponto focal. Bons aquários têm um ponto focal definido. Os aquários que não o têm são “cansativos” à vista pois o cérebro procura algo que prenda a sua atenção. Isso também faz com que o cérebro decida “se gosta ou não” do aquário (ou do que vê)! Quanto mais o ponto focal se aproximar do centro da espiral ou dos terços (falados anteriormente), melhor será a apreciação do nosso cérebro! (continuam a achar que aquilo que gostamos numa imagem, seja numa foto ou aquário, é controlado por nós?) Como criamos pontos focais? Bom, não é difícil. Depende de vários factores, como: Posicionamento, Profundidade de Campo, Luminosidade, Cor, Tamanho, Forma & Textura. O posicionamento refere-se à proximidade com a regras dos terços. Quanto mais perto de lá estiver, mais perto será o nosso ponto focal. A Profundidade de Campo refere-se à tendência que temos para olhar o que está mais perto com prejuízo ao que está mais longe, mesmo que imediatamente atrás. A Luminosidade, refere-se obviamente ao facto de olharmos para o que está mais iluminado. A cor idem. Temos tendência para dirigirmos a atenção para a cor mais berrante, diferenciada e mais forte. O mesmo facto para o Tamanho. Quanto maior, mais apelativo. No que diz respeito às Texturas e Formas, o que nos prende a atenção é a dissonância (a forma como se destaca do ambiente em redor, como os veios das pedras ou saliências dos troncos). Quando combinados estes parâmetros podemos criar um grande ponto focal, ou mesmo vários pontos focais (desde que não igualmente atrativos). Uma das grandes riquezas e dificuldades do aquascaper é criar uma ligação óptica entre pontos focais, de modo que os olhos percorram uma direção no aquario ditada por esses pontos focais. O olhar iniciará no ponto focal principal, percorrendo de seguida para o segundo, terceiro e assim sucessivamente! Fig 14 Normalmente olhamos para as coisas de cima para baixo e da esquerda para a direita. No aquário, pode ou não ser assim! O facto de o cérebro seguir estas diretrizes também faz com que estabeleça a sua sentença: Gosto/Não Gosto! (ainda acham que o gosto por um aquário não tem nada de científico?) Percebendo estes 3 pontos principais, a Regra dos Terços, Proporção e Ponto Focal, percebemos o verdadeiro desafio que o aquascaper tem para montar um aquário. Muitos demoram a fazer o layout vários dias ou até semanas. Com o aquário vazio (sem agua e sem plantas), mete-se apenas o substrato e o hardscape. Monta-se, fotografa-se e vê-se! Muitas vezes o hardscape é mudado varias vezes até ao resultado final. A maior parte das vezes é um processo solitário onde o scaper monta o layout, e a fim de não viciar os olhos, faz períodos (horas ou dias) em que não olha para o layout. Para muitos, é também um processo criativo conjunto. Pedem-se informações a amigos (se queremos críticas é a eles que perguntamos. A para dizer bem perguntamos à nossa mãe), a fim de outros olhos verem o que não vemos. Confesso que a maior riqueza para mim é nesta fase, a da criação, do crescimento e maturação do layout (as duas ultimas já depois de estar com agua). Por fim, percebe-se que a o facto de gostarmos por vezes de um layout não depende do famoso “gosto pessoal”. Se colocarmos um barco de plástico dentro de um aquário, podemos dizer se gostamos ou não dele, pois isso é subjetivo. Mas a forma como o colocamos, o enquadramento, o lugar, etc, vai fazer com que gostemos mais ou não, e isso não é subjetivo, é objetivo! Parte da informação retirada de, FOTOGRAFIA Luz, Exposição, Composição, Equipamento, Joel Santos, 2011 Fig 1 - Filipe Oliveira Fig 4 - The Green Machine Restantes Figs - Retiradas da web
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