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  1. Ricky Gomes

    Ricky Gomes

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  4. bugalooduff

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Showing content with the highest reputation on 08/12/19 Em todas as areas

  1. Olá.desculpem a demora de atualizar o topico, Comprei uma bomba eletronica de 9000 litros, aí chego o inverno, a agua chegou a ficar com cerca de 12°C e cerca de 90% dos peixes morreram, aproveitei que houve esse ocorrido, fui mudar o filtro de lugar, ficou cerca de 7 dias sem o filtro, então o lago de amazônico, virou tietê passando por Sp, kkkkkk... Aqui acertei a entrada de água do skimmer de superficie, sempre bom e versatil, durepox... Filtro novo... Como ficou a água do lago Então, não sabia ao certo o que aconteceu, eu julgo que foi pela alta carga de mortes, pois eu tinha cerca de 1000 peixes no lago, parte morreu e flutuou e foram removidos, alguns morreram no meio das plantas e ficaram retidos, creio que a amonia subiu, 0.50ppm, ph se manteve estável em 7.2, observei um tipo de gelatina em troncos, rochas, plantas, estrutura,etc, além de algo como fuligem, creio eu que seja um tipo de alga que se beneficiou com as mortes, não sabia o que fazer, pensei em esvaziar e desistir. Na época que criava carpas, vi muito sistemas de filtragem, então resolvi fazer um Skimmer de proteínas(foam fractionador)... Não custava nada testar... fiz um desenho seguindo o esquema deles Então de inicio, usando peças reaproveitadas.. Usei uma SB2700 pra tocar ele, ele pega água da primeira etapa do filtro, filtra e devolve pro skimmer de proteínas, os gringos devolve a agua direto pro lago, mas eu não quis arriscar No começo gerou muita espuma, Depois de uns 1 dia de uso, assim que a espuma foi se dissolvendo, deu pra ver a sujeira saindo Gerou muita espuma Acredito que seja um tipo de bacteria que tomou conta do lago, como as bacterias boa do filtro morreram, a alta carga orgãnica, ela se manifestou Resolvi fazer uma TPA de 50% e podei as plantas drasticamente pra a circulação de água não ter mais obstaculos, Com cerca de 7 dias de funcionamento o skimmer de proteínas clareou um pouco a água, já dava pra observar um pouco fundo Nem todos morreram, ainda teve sobreviventes... Com 10dias de uso a água voltou a ficar cristalina, ph foi pra 7.5 e amonia pra 0.25ppm, foi cerca de 6 litros de dejetos removidos Dias atrás postei aqui um vídeo do skimmer de proteínas de água doce. Estava testando pois meu lago estava com problemas. Mudei o filtro de lugar e a biologia do lago sentiu, mesmo tomando todos os cuidados. A água foi ficando cinza e depois preta. Então como a anos sabia a existência do skimmer de proteínas de água doce(gringos usam em lagos de Kois pra remoção de material orgânico e algas verdes em suspensão), mas nunca tive a oportunidade de testar. Fiz um protótipo, como não havia nada em português e meu inglês é péssimo(Google não ajuda muito), então resolvi arrisca, pois tinha noção de como funcionava. Apesar de estar a quase uma década ou até mais que isso estudando e pesquisando sobre o aparelho. Demorei cerca de dois dias pra ajustar a altura das mídias internas, pois a altura é importante pra ter boa oxigenação e consequentemente a formação de bolhas. O skimmer funciona por "Foam fractionator"( se for pesquisar use esse nome e adicione "Pond koi"), que no nosso português é "fracionamento de espuma" é um processo químico no qual moléculas hidrofóbicas são preferencialmente separadas de uma solução líquida usando colunas de espuma ascendentes . Se descobriu que seu uso seria bom, embora em pequena escala, para a remoção de resíduos orgânicos de aquários e lagos. Estas unidades são conhecidas como " skimmers de proteína ". No entanto, tem uma aplicação muito mais ampla na indústria de processos químicos e pode ser usada para a remoção de contaminantes ativos de superfície de correntes de águas residuais, além do enriquecimento de bio-produtos. Então como na indústria se usa muito pra remoção de contaminantes, no aquarismo o benefício é o mesmo. No meu caso eu não sabia o que estava causando o escurecimento da água. Com isso eu acreditava que não foi só a perda de biologia. Mas algum contaminante estava causando isso. Por isso decidi usar o Skimmer de proteínas. Continuando skimmer de proteínas está intimamente relacionado ao processo aliado de flotação de espuma, no qual partículas hidrofóbicas se ligam à superfície de bolhas que sobem para formar uma espuma pneumática (quando a água oxigenada entra no sistema, ela desce até um reservatório interno onde tem a formação da espuma e sobe, onde ela é repelida pra fora). Deste modo, as partículas relativamente hidrofóbicas podem ser separadas das partículas relativamente hidrofílicas. A flotação por espuma é tipicamente usada para separar as partículas de carvão das cinzas ou partículas de minerais valiosos. Foi uma pesquisa sobre a fase de flotação de espuma conduzida na Universidade na Austrália , especificamente na previsão da fração líquida e fluxo líquido em uma espuma pneumática, que permitiu uma descrição preliminar mecanicista do fracionamento de espuma. Como em muitos processos químicos, há considerações concorrentes de recuperação (isto é a porcentagem de surfactante alvo que reporta ao fluxo de espuma de sobrecarga) e enriquecimento ( a proporção de concentração de surfactante no formato para a concentração na alimentação). Um método bruto de se mover sobre o espectro de recuperação de enriquecimento é controlar a taxa de gás(no aquarismo usamos "ar", mas na indústria química eles podem usar qualquer tipo de gás) para a coluna. Uma taxa de gás mais alta significará uma recuperação mais alta, mas um enriquecimento menor. O skimmer de proteínas(Fracionamento de espuma) prossegue através de dois mecanismos, um é a molécula alvo adsorve a uma superfície de bolha, as bolhas formam uma espuma que percorre uma coluna e é descarregada para o fluxo de espuma de fraccionamento de espuma. A taxa na qual certas moléculas não-iônicas podem ser absorvidas na superfície da bolha pode ser estimada resolvendo-se a equação de Ward-Tordai. O enriquecimento e recuperação dependem da condição hidrodinâmica da espuma ascendente, que é um sistema complexo dependente da distribuição do tamanho da bolha, estado de tensão na interface gás-líquido, taxa de coalescência de bolhas, taxa de gás, entre outros . A condição hidrodinâmica é descrita pela Teoria Hidrodinâmica da Espuma Ascendente. Seu uso mais comum além do aquarismo é o enriquecimento das soluções de biomoléculas em tecnologias farmacêuticas e alimentícias. Decapagem de contaminantes tensoativos de correntes de águas residuais. Decapagem de contaminantes não activos na superfície de correntes de águas residuais (como iões metálicos) com a ajuda de um ou mais tensioactivos auxiliares. A remoção do emulsionador a jusante das operações de flutuação de espuma (conhecido como stripping stripping). Depois de 10 dias de uso, concluí que o skimmer de proteínas para água doce realmente funciona... obs texto postado no meu perfil do facebook... Também fiz um sifonador de fundo pra aspirar bem o substrato e fiz uma escova pra usar no sifonado e poder esfregar rochas e troncos. Resumindo o skimmer de proteínas de água doce faz Divisão da matéria orgânica complexa por formas mais simples e menos tóxicas (amônia -> nitrito -> nitrato) Ajuda na Aeração da água (por isso o ph tende a subir), restaurando o equilíbrio correto de O2, CO2 e N2 na água Formação de espuma contendo compostos orgânicos (DOC) que são expelido pra fora do sistema. Agora são cerca de 15 dias de uso, hoje a água está tão cristalina que observo os caranguejos no lago de longe, kkkk, ás vezes olho duas vezes pois parece que não tem água kkkk Vou deixar videos do youtube do meu canal caso houver interesse... Agora vou replantar e começar de novo, também estou fazendo o sistema de aquecimento... https://www.youtube.com/watch?v=ZBZOpby1VbU https://www.youtube.com/watch?v=ng2OgUXQVac https://www.youtube.com/watch?v=8UMwTs81oFw Agora pretendo deixar o amazônico de lado e fazer de jumbos plantado... abraços.. Mais uma coisa, como o meu lago está limpo, o skimmer não está mais criando espuma, pois ele só funciona com alta cargas organicas e amonia acima de 0.50ppm, mas mesmo assim vou o deixar ligado como um filtro auxiliar, não recomendo o uso em aquários, apenas de lagos, pois a torre tem que ter boa altura pra formação de espuma, vai ocupar espaço dentro de casa, mas pra tem tem carpas, kinguios e peixes que geram muita material organica, recomendo ter um e usar como um filtro auxiliar, além de amonia e material organico, também remove contaminantes, tipo sabão ou veneno caso acontecer, então é um aparelho excelente...
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  2. O conselho é bom apenas acho que uma vez que tem já um e não é tão mau assim não há necessidade de comprar outro, mas se ele fosse agora comprar um sem dúvida que 50 a 75w seria o suficiente para o aquário em questão. Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk
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  3. Eu tambem penso o mesmo. So dei esse conselho porque foi o que ja li por aqui muita malta a falar sobre isso. Mas pronto mais vale prevenir que remediar digo eu. Enviado do meu SM-G950F através do Tapatalk
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  4. A cena de teres um com o dobro da potencia indicada para o teu aqua, é que quando a temperatura cair ele vai ligar e ajustar aos 25 graus mas muito mais rapido, o que pode causar problemas com os peixes. So mesmo por isso. Enviado do meu SM-G950F através do Tapatalk
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  5. Consigo sim senhor e é simples: não estou a assumir que aquele filtro tenha ceramicas nem estou a assumir que seja viável colocar a esponja no novo. De facto, se o fizesse, o ciclo continuava sem problemas. Quanto a lavar ceramicas, se for com a água do aquário não há qualquer problema. Se se trocar as ceramicas ou lavar com água com cloro, é quase como se fosse outro filtro sem colonia de bactérias
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  6. Veja aqui algumas informações sobre o peixe em questão: http://www.aquarismopaulista.com/pelvicachromis-pulcher/ Eu já tive em cerca de 80L e achei curto, acabei por desistir, principalmente porque para além de ser curto para 2 reproduzem com alguma facilidade e rapidamente ficas com uns 40 peixes no aquário e são peixes difíceis de vender, eu aqui nas lojas locais nem dados os queriam... São um dos meus peixes favoritos, mas como digo por achar que 80L é pouco acabei por desistir deles em 50L no máximo punha 1 só(mais os peixes de cardume) Em relação aos testes, eu comprava individual para já apenas precisas de NH3/NH4, NO2 e NO3 para saberes quando é que o ciclo está completo, quando pensares em meter os peixes, convém saberes o pH para saberes que peixes é que se adaptam ao teu aquário, quanto aos de fitas que faz logo a todos, são incertos, será melhor pagar um bocado mais mas não ser enganado, eu prefiro não saber tudo mas ter a certeza de que o que sei está certo.
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  7. Aquecedor 150w é muito para esse aquário. Um de 50w ou 75w era o ideal. Esse que tens tem termostato certo? Sim faz as coisas com tempo para ficar tudo bem feito e qualquer dúvida dispõe. Vai vendo projectos de pessoal e vai tirando ideias. Quando montares o layout monta de maneira que gostes para que não mexas constantemente. Sim quando comprares o segundo filtro usa os 2 em simultâneo. 2 semanas deve ser o suficiente. Quando começares a colocar peixes mete poucos de cada vez. 2 ou 3 por semana. Até atingires o que podes colocar aí. Mas isso ves mais para a frente quando tiveres tudo montado e o ciclo completo. Em relação aos testes compensa comprar a mala da jbl que custa uns 70 euros. Porque se comprares tudo há parte vai te sair ligeiramente mais caro. Tens testes em fita que te faz logo 6 testes. Mas não são tão precisos quanto os de gotas. Se não quiseres gastar logo esses 70 e poucos euros, podes comprar os da jbl em separado, ph, nh3/nh4, no2 e no3. Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk
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  8. Aquário de 50L e 12L e Texas Blue.. são coisas que não combinam de todo... Texas blue (Herichthys carpintis) Nome Popular: Ciclídeo Texas Blue Tamanho Adulto: 25 cm (comum: 20 cm) Expectativa de Vida: 8 anos Temperamento: Moderadamente agressivo Aquário Mínimo: 100 cm X 40 cm X 50 cm (200 L) Temperatura: 18°C a 33°C pH: 7.0 a 9.0 – Dureza: 9 a 20 Aquário mínimo de 200L, você tem 2 em 12L e vai passar a ter 2 em 50L vai gastar um dinheirão para no final de contas estar tudo mal na mesma porque esses peixes em coisa de 1 ou 2 meses vão se pôr enormes.. não custa nada... leia antes comprar os peixes se não tiver condições para ter os peixes que quer ou compra outros que possa manter, ou junta dinheiro para fazer as coisas bem feitas, neste momento o que lhe posso dizer é devolva os peixes à loja antes que morram, cicle o aquário de 50L e meta peixes que sejam recomendados para 50L, se você gosta mais de peixes grandes tem de se mentalizar que peixes grandes em aquários pequenos não funciona.
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  9. Vou so fazer uma observação há foto. Retira uns 2cm do cascalho há frente e coloca mais atrás. Faz o desnível de trás para a frente. Assim os detritos dos peixes irão 'escorregar' para a frente e assim permite te sinfonar melhor. Pesquisa no site da tropical por plantas de baixa manutenção. Lá diz tudo sobre cada planta. Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk
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  10. MrOverClock consegue explicar-me melhor esta afirmação? Se por acaso ele meter as cerâmicas usadas no filtro novo como é que se reinicia o ciclo? Digo isto porque parece-me que seguindo essa linha de pensamentos quando se faz uma limpeza no filtro também se reinicia o ciclo ou não? Como já disse o MrOverclock o melhor será fazer o ciclo sem peixes, neste momento os testes necessários seriam NH4/NH3, NO2 e NO3, ou seja, amónia, nitrito e nitrato, pois ao colocar flocos(ração) no aquário estes vão decompôr-se e virar amónia, as bactérias nitrificantes que se iram formar nas cerâmicas do filtro(principalmente nas cerâmicas do filtro, relembro que são cerâmicas próprias para uso em aquário), o que são as bactérias nitrificantes? vão ser as responsáveis por transformar a amónia(substância altamente tóxica) em outras substancias menos tóxicas, ou seja, nitrito e depois nitrato(que é a menos tóxica), quando o NH3/NH4 der 0, NO2 der 0 e NO3 der valores acima de 0 então o ciclo está acabado e o aquário está pronto para pôr peixes, mas atenção deve-se colocar peixes com calma, ou seja, em pequenas quantidades por vez(3 4 peixes por inserção), atenção leia SEMPRE antes de comprar os peixes, nunca compre um peixe sem conhecer o seu comportamento, sem saber o que come, sem saber com que peixes convive bem, sem saber o tamanho em adulto, sem saber a litragem mínima, isto é importante não confie na totalidade nas lojas de animais porque há lojistas e lojistas..
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  11. Boas Tozé, Como sabes fiz isso na minha última montagem e fiz como tu. Usei uns tabuleiros de inox e deixei na varanda, fechada, durante uns 4 dias e como era uma camada pequena e levou com algum sol, secou rápido. No meu caso o Neo Soil...
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  12. Bem vindo a este hobbie! Deixa-me só fazer aqui uma nota. Compra só as plantas e a comida. Não coloques nenhum peixe sem completar o ciclo. Se a ideia é só adicionar um peixe para acelera o ciclo, ainda assim não o coloques antes dos 20 dias. Eu já experimentei isso e fiquei com peixes doentes na mesma e fartei-me de gastar água em mudas de água para ver se eles não morriam (e não morreram). Colocar um pouco de comida de vez em quando, mesmo sem peixes, também ajuda a acelerar o ciclo, mas sem o perigo de submeter algum peixe a valores elevados de nitritos, nitratos, ou amónia.
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  13. Boas Jubgp O melhor redutor para a Amônia e Nitritos e fazeres TPA,s semanais,ou duas por semana se a sim for o caso. Cumprimentos
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  14. Boas. Que litragem de aquário tens? Quantos peixes e que peixes são? Para teres esses níveis altos ou não fizeste o ciclo de azoto ou tens sobrepopulacao no teu aquário. Procura saber o motivo de níveis altos de amónia e nitritos. Colocar químicos resolve mas se não souberes o motivo vais andar sempre a gastar dinheiro nesses produtos. Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk
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  15. A minha religião proíbe-me de desmontar aquários, por isso nunca fiz nada parecido... Mas terei todo o gosto em aprender com os desmontadores profissionais!!!! Bem haja!!!
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