O teu problema não é o ciclo...é claramente excesso de população! Esses valores de amónia e nitritos revelam claramente isso.
com tão poucas lampadas as tuas plantas não devem consumir quase amónia nem nitritos na origem...e com tantos peixes...
1º passo, parar de comprar peixes
2º passo, arranjar outro aquario ou dar/vender peixes!!!
Soluções a meio prazo e a fazer ao mesmo tempo, mais plantas do tipo que consomem nutrientes rápido (flutuantes-salvinia-lentilha , ou de plantio- egeria densa, hygrophilas polisperma ou difformis,etc), assim as plantas vão consumir os nitratos na origem.
Podes tambem aumentar a iluminação e começar com CO2, ao aumentares a iluminação as plantas consomem isso mais depressa e ao injectares CO2 por um lado estimulas as plantas e por outro baixas o pH (alguns viviparos nao vao gostar muito) o que contribui para a amónia estar num estado menos tóxico para os peixes quando em solução na agua.
Só pelos grandes peixes...
2 tubarões martelo (14 cm)
1 tubarão bala (10cm)
1 Tubarão frenatos (10cm)
5 sismesis algae eater
5 botias
6 trichogasters
1 pleco (12 cm)
Só agora deves ter detectado o problema porque foste acrescentando, os peixes foram crescendo, a alimentação foi consequentemente aumentando e os dejectos tambem...
A amónia e nitritos foram subindo, os teus peixes foram tolerando e aguentando até nao dar mais...e começaram a acontecer as primeiras baixas.
ainda nao devem estar todos crescidos ao tamanho maximo , e então á medida que forem crescendo os teus problemas vão aumentar...
e depois se os viviparos se metem a fazer filhos...
vão ser mortes atrás de mortes.
Boa sorte, que bem precisas!
Pedro alves