Bom dia,
Se repararem é muito comum ler-se em todo o lado da web que o fertilizante da Tropica "Specialized" é considerado um fertilizante de Macros, e que o "Premium" é de Micros.
Acresce a este facto a tristeza de nos darmos conta que incluso lojistas apregoam esta tese não sabendo explicar de que forma estes dois artigos devem ser utilizados.
E depois temos aqueles que sem qualquer conhecimento de causa, e apenas porque leram algures que um é Macro e outro é Micro, vão espalhando estas teorias e o vento depois faz o resto que é manter e perdurar os mitos.
A WEB está cheia deles (mitos da aquariofilia) até ao desgaste da mente. Mitos e contradições. Basta saltar de um forum a outro e damo-nos logo conta de 1001 opiniões divergentes.
Por me dar conta desse facto, sobretudo das teses e contradições, que à muito deixei de dar relevância ao que se vai dizendo e achei por bem sempre falar com Deus como se diz na gíria. No caso em apreço já à muito tempo que falei directamente com a Tropica e esclareci todas as minhas duvidas.
Os que me conhecem à mais tempo , já se deram conta de que sou assim, e que incluso já cheguei a fazer colagens de trocas de emails com fabricantes, porque não podemos confiar nos "ditos" da WEB e em descrições genéricas de páginas.
Numa página de um fabricante como por exemplo a Tropica, mesmo com todo o brilhantismo, mérito, esforço e qualidade que se lhes tem que ser reconhecida quando na descrição se refere ao seu produto fertilizante, não pode nem conseguiria teorizar ou escrever uma BULA cientifica aplicável a todos os aquários deste mundo!
Por isso o que faz é encontrar um parâmetro minimo recomendável a partir do qual o aquariofilista deverá ajustar para o seu caso em especifico.
Penso ser do senso comum que nenhum fabricante conseguiria encontrar uma receita fixa e unica para os mais variados aquários plantados, bem como as diferentes necessidades de cada planta, a Luz que cada um usa a seu bel prazer, substratos, aditivos, e toda a parafernália que conhecemos. Seria impensável.
Portanto a partir daqui é uma questão de simples exercício mental e não esperar que se chegue à WEB e estejam lá as repostas e soluções aos nossos problemas e métodos.
Dito isto, e por uma questão de ética profissional não vou fazer colagens completas de trocas de correspondência entre mim e a Tropica mas posso, tal como irei fazer a seguir, indicar apenas um extrato (mesmo em Inglês tal como o recebi ) sob de que forma devem ser utilizados os fertilizantes da Tropica, de acordo com a metodologia e recomendações expressas e escritas pela Tropica, por quem trabalha diariamente com o produto, que são eles.
Primeiramente vou colar parte de um certificado laboratorial europeu e atestado pela Tropica do que contém cada frasco dos Fertilizantes e logo aqui vão perceber que a distinção entre Macros e Micros tal como vem sendo apregoada está errada.
E quem tiver "olho clinico" topa logo de que forma os dois fertilizantes interagem entre si.
()Não colo o certificado completo porque tal como referi existe uma ética profissional a respeitar.
Composição dos fertilizantes:
(Citando) Metodologia de fertilização Tropica:
"Hi Paulo
Thank you for adding all the info - this make it possible for us to know, what i s going on in your specific tank.
You are absolutely right on your doses of Tropica fertilisers. The recommended dosage is aimed to average tank-holders, with not so many plants.
You - and all the scapers - are not average, having much more plants in your tanks. This in consequense mean dosing more fertilisers.
All your paremetres look right, and your tank sounds like running without problems. Good work!
You are now entering a phase, where you need to keep an eye on what your plants are telling you - which is what you do, observing symptoms of deficiency in Echinodorus bleheri and Staurogyne repens. Good work, again!
About fertilising heavily planted, High Tech tanks (like yours), we suggest to use primarily, or only, the Tropica specialised fertiliser, since this is actually an "all-in-one" fertiliser.
Then also use the Tropica premium, to regulate the dosage of N and P (since these are not included in the premium). WE simply exchange a percentage of total amount (=Specialised) with same percentage of premium.
EX: total amount, if you want to give as 120 ml. but you feel N and P is plenty - then exchange 1/3 of amount. This gives you 80 ml. Specialised and 40 ml. of premium, thereby lowering N and P, without lowering all others.
This can f.ex. be needed, if relatively many fish inhabit the tank!!
I hope this give you the info, needed to adjust your dosing of fertiliser to your tank as the tank develop.
Basically it is an on-going, never-ending process.....but it´s also fun!
Good luck."
Temos que ser bem chatinhos, insistentes e abordar os responsáveis pelos produtos que temos no mercado, colocar questões, e mais questões, e aprofundar bem as temáticas e não andar a perder muito tempo nos 1001 fóruns deste mundo, com informação secular e nada atualizada.
Insistindo e abordando sempre com educação quem vende até que nos esclareçam.
Esse é o caminho. Nos fóruns apenas colocamos as nossas experiências pessoais.
A minha experiência pessoal com a metodologia da Tropica resulta em pleno.
E espero que vos seja útil este tópico. Da minha parte estou cá sempre para contribuir, e ajudar no pouco que sei desta coisa de aquariofilia.
Abraços a todos.