Eu também tenho esses bichinhos no meu aquário, mas FELIZMENTE não tenho tido nenhuma doença há anos.
Por uma pesquisa que fiz, encontrei a seguinte informação:
Collembola
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Subfilo: Hexapoda
Classe: Entognatha
Ordem: Collembola
Lubbock, 1869
Subordens
Arthropleona
Symphypleona
A ordem Collembola é constituída por pequenos artrópodes ápteros e hexápodes, encontrados em todo o mundo, podendo viver no folhiço, no solo, em árvores, em troncos em decomposição etc. Possui aproximadamente 2.000 espécies.
Caracterização
São animais ametábolos pequenos, geralmente medindo de 1 a 3 mm. Apresentam peças bucais alongadas do tipo mastigadoras, em forma de estilete e escondidas na cabeça (entognatos). Sua cabeça é pequena, disposta de ocelos laterais, porém sem olhos compostos. Possui antenas com 4 a 6 artículos.
O nome é derivado do grego colla = cola + embolon = pino, inserção, e significa "cauda que salta", pois seu apêndice traseiro funciona como uma espécie de catapulta — a fúrcula — impulsionando o corpo para um grande salto. O abdome possui, no máximo, 6 segmentos; no lado ventral do primeiro segmento abdominal, existe uma estrutura em forma de tubo bilobado, conhecida como colóforo, cuja função é a de absorção de água.
São conhecidos por atuarem como dispersores de fungos, auxiliando na decomposição da matéria orgânica, juntamente com outros invertebrados. Alimentam-se também de bactérias, fezes de artrópodos, pólen, algas, entre outros tipos de matéria orgânica. Pode haver canibalismo.
http://pt.wikipedia.org