Sou novato e nada comparado com alguns prós daqui. A única coisa que conta é a minha (curta) experiência com um aquário de 60L que tenho neste momento e, nesse aquário, tenho o filtro montado EXACTAMENTE da maneira como está no desenho.
Resultados a fim de 2 meses:
Dejectos, sujidade, impurezas, comida, restos = 0
O filtro é um eheim ecco pro (500l/h), utilizo areia fina branca e mesmo com flauta, aquilo acaba por arrastar a areia do lado esquerdo para o lado direito. Aumentei a furação da flauta e consegui reduzir a corrente de tal maneira que já não move a areia mas os dejectos e outros restos acabam por desaparecer na mesma. Claro que já não é tão depressa como quando tinha a flauta em configuração normal mas mesmo assim, todas as manhãs a areia está limpa.
Claro que isso também só se consegue se tivermos corydoras ou outro peixe de fundo que levante a sujidade para que o filtro possa fazer o serviço apesar da corrente estar à favor.
A técnica da entrada do filtro estar do lado oposto da saída só faz sentido para mim em aquários muito compridos e com pouca filtragem. Se eu fizesse isso no meu aquário (e até experimentei no início), a sujidade vai toda para o canto oposto da entrada do filtro. Essa técnica não resulta com filtragens sobredimensionadas ao aquário. Mesmo reduzindo o fluxo para metade no meu filtro, podia ver-se perfeitamente a corrente bater no vidro oposto, descer até ao substracto e ir em direcção à entrada do filtro.
Meus dois cêntimos de euro.
Claro que não deves acreditar nem em mim... testa por ti mesmo e diz-nos quais os resultados. Cada caso é um caso e pode até depender da configuração do hardscape. Não deve ser dificil pegar na flauta e mudá-la de sítio ou então a entrada do filtro... em 24/48h sabes o resultado.
Abraços
Tony
PS - até quando dou granulado aos meus peixes, consigo ver o circuito da corrente... o granulado vai a boiar da direita para a esquerda, mergulha e depois desloca-se, mais lentamente, por cima da areia, da esquerda para a direita. As poucas migalhas, se sobrarem, vão-se alojar a 5-10cm da entrada do filtro (já que esse fica ao canto traseiro). Uma rabanada de uma corydora e é tudo sugado.