É verdade Vera... A pessoa descontrola-se toda, e planta tudo o que vê à frente... 😄
Mas como não conheço o comportamento das plantas debaixo de água, encaro tudo isto como uma grande aprendizagem... Já percebi que a Rotala "Yao Yai" é muito extremamente fácil de ficar super encarnada. Já em termos de folhas só a Rotala walichii é que tem umas folhas bastante mais finas que as outras. A h'ra fica bem mais laranja que a rotundifolia. Entre a macrandra e a orange juice ainda não consegui observar grandes diferenças. A green tem um ar achinesado e espalha-se muito ao comprido... faz-me lembrar eu nas aulas de Ed. Física. Por fim, a nanjenshan passa despercebida no meio das outras, pelo menos para já ainda não deu o ar da sua graça.
Ainda não tive tempo de tirar fotos de pormenor às Rotalas, mas também ainda estão a ganhar "sustança"... Mais para a frente tiro, para fazermos o jogo de chamar as Rotalas pelo nomes 😄
Para finalizar o assunto flora, ia dizer que adicionei ao layout mais umas Hygrophila pinnatifida e umas Bucephalandra lamandau "mini red", mas é melhor não fazê-lo, senão ainda se lembram de me chamar descontrolado das plantas 😄
Ah verdade! Tenho vindo a cortar o musgo aos poucos, mas quanto mais o corto mais ele cresce. Só não o desbasto forte e feio, porque tenho medo que os camarões fiquem sem esconderijos.
Já em termos de fauna, comprei um L... Mais precisamente o 340, que é muito giro e não cresce muito. Não é fácil vê-lo, mas aqui fica uma foto que lhe consegui roubar:
Aparentemente dá-se bem com o Ancistrus e as Sewellias. É tímido mas um simpaticão!
Como estava tudo muito pacífico, botei 3 Cambarellus patzcuarensis "orange" para agitar as águas. São estupidamente agressivos. Qualquer coisa que lhes apareça à frente eles atacam, só que são tão lentos e desajeitados que não conseguem fazer mal nem a um caracol idoso embriagado. Mas sou muito fã deles... Acredito que um dia vão conseguir atacar alguma coisa. Mas até lá vão brigando uns com os outros (pena a foto ter ficado toda tremida, mas foi da tensão vivida no momento):
Por fim tenho um Atyopsis moluccensis que não joga com o baralho todo... Esteve mais de uma semana ininterruptamente dentro do lily pipe a filtrar a água filtrada que saia do filtro... Não saía de lá nem para ir à casa de banho... Realmente cada um tem a sua pancada:
Já não me lembro se tinha dita, mas em Janeiro comprei um Atyopsis gabonensis, pois acho-os muito giros. Como desapareceu sem deixar rasto, resolvi comprar outro, no mês passado... Não é que no outro dia andavam dois Atyopsis gabonensis a filtrar frente a frente... Senti um clima entre eles... Devem estar apaixonados... Um é rosado e o outro azulado com os olhos laranja... Só não tirei foto porque eles não gostam nada dessas coisas, mas se um dia os conseguir convencer, prometo que ponho umas fotos deles aqui.
E pronto. Já contei a maioria das novidades da fauna & flora, está na hora de colocar a foto geral do aquário neste momento:
Continua confuso, mas acho que está melhor! 🙂