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  1. brunofasoares

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  2. Tozé Nunes

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Showing content with the highest reputation on 03/11/19 Em todas as areas

  1. Mais uma sessão de redescoberta. Antes Depois Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk
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  2. Sim claro quem tem que gostar sou eu sem dúvida, ao vivo está lindo
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  3. Olá Ana, Eu já não confiava nesse termo, mas vale comprares um novo e ficares descansada do que um dia chegares a casa e teres a fauna cozida.... Cumps
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  4. Acredita que a longo prazo vai ser muito mais barato, além de ser mais eficaz. Comecei por usar o kit da Tropica e para ver algum efeito num aquário do tamanho do teu, tinha de gastar uma lata por mês. Só para teres ideia, gastei cerca de 60 euros no sistema da tropica, porque comprei mais umas 6 latas além do kit base, e no sistema de CO2 completo em 2ª mão ficou-me por 60 euros já com extintor, só tive de o carregar. Carregamento de 2 kg de CO2 de 10 euros e já me dura à cerca de ano e meio.
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  5. Mais uma vantagem é que mesmo que passes para um kit de co2 pressurizado (será o mais aconselhável para um aquário dessas medidas) ficas com um difusor de excelente qualidade por um preço bastante reduzido. No entanto se não quiseres/puderes estar já a investir num kit pressurizado, esse da neo já irá desenrascar bem o serviço. Abraço
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  6. Boas, se sentes que o fertilizante não é suficiente e já aumentasse doses ou reduzisse o tempo o que poderá acontecer é falta de algum dos nutrientes que esse fertilizante não contenha ou falta de CO2 (pelo que li não tens no aquário) que faz uma grande diferença. Cumprimentos
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  7. Eu tenho esse kit num cubo no meu local de trabalho e faz aquilo que se espera dele. Não é nem nunca irá substituir o uso de um bom kit de CO2 de botija mas para aquários nanos sem grandes pretensões de manter plantas muito exigentes serve tal e qual o CO2 de fermento em garrafas de refrigerantes que a malta usava e cuja receita está aqui no fórum. A vantagem em relação aos kits diy é o seu aspecto mais bonito e prático de fazer as receitas sem ter que andar a pesar os ingredientes, basta seguir as instruções.
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  8. @brunofasoares muito obrigado pela ajuda. De qualquer das maneiras, como já referi, a água já estava turva antes de eu ter limpo o filtro e ter feito a TPA.. Neste momento acabei de adquirir os seguintes produtos: - SERA aquariaclear - Tetra CrystalWater - SERA lã para filtragem - Test Combi Set Fe (ph, kH, no2, no3, Fe) A minha dúvida agora é onde devo colocar a lã. O @edmendes disse-me para colocar na primeira gaveta do filtro, mas estou na dúvida se isso significa na primeira de cima, ou na primeira de baixo. Isto porque o meu filtro tem uma gaveta (a mais a baixo) com um espaço e um saquinho para colocar matéria filtrante extra.
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  9. Perguntei porque deves retirar com cuidado para não remexeres muito o solo. Além de libertares residuos para a coluna de água podes também contribuir para a redução da biologia. Não é por aí, e como já foi dito, o que aconteceu deve-se ao facto de teres limpo o filtro de modo errado. Deves fazê-lo ligeiramente, trocar o perlon se usares, e limpar as matérias biológicas filtrantes apenas com uma ou 2 passagens em água da TPA. Costumo usar um balde grande para limpar o filtro e a última coisa que limpo é precisamente as matérias biológicas, pois não precisa de muita atenção. Mesmo com a água já suja não há problema. Basta demolhar e sacudir um pouco e está pronta a colocar novamente dentro do filtro. outra coisa que faço sempre é encher de novo o filtro com água dessa mesma TPA, precisamente para assegurar que não há risco. As esponjas é que limpo melhor. Quanto a frequência das TPA´s, podes fazer a cada mês e meio, é o suficiente a não ser que aumentes a carga biológica, introduzindo mais plantas e peixes. Por norma tento limpar o filtro todos os meses, precisamente para garantir que se mantenha o caudal do filtro, e para que as esponjas não fique sobrecarregadas e deixam de fazer efeito. Há quem fique mais tempo sem o limpar e sem problema, mas eu gosto de manter os filtros limpos, são o coração e o pulmão do aquário.
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  10. Ena ena! O Rookie está turbinado e o Aurora está em modo WILD! Isso com pequenos ajustes vai lá, concordo com a seleção de plantas e respectivas posições aconselhadas pelo Gonçalo. A meu ver não precisas de tirar o musgo mas sim dominá-lo! Há uma técnica de poda bastante eficaz, cortar, aspirar e repor a água ao mesmo tempo. Sei que pode parecer complicado mas é bastante simples, vê aí o esquema! Convém que tenhas um pedaço de esponja/lã filtrante no intake da bomba para que água regresse ao aquário sem qualquer vestígio de musgo. Quanto ao resto das plantas, tesoura nelas! As partes de baixo pode estar mais feias mas é normal, aproveita os topos que cortares e replanta que sempre disfarça um pouco. No que diz respeito a fertilizantes, ainda te vou ver um dia a deixares o comodismo dos fertilizantes comerciais e a aventurares-te no mundo físico-químico dos sais de fertilização! Este hobby requer capacidades a todos os níveis, desde jardinagem até à química, e desde capacidades de canalização e electrónica avançada e até mesmo médico veterinário! Abraço
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  11. Boas, as quantidades é como com a outra comida, ou seja, aquilo que os peixes comam em poucos minutos. Como não me parece que tenhas peixes exclusivamente carnívoros uma vez por semana como complemento à restante alimentação. Evitar duvido que alguém consiga, mas podes minimizar o problema não deixando o aquário apanhar luz solar direta e introduzindo caracóis (se gostares de ver. Para remover tens várias opções: esponjas de fibra (https://www.ebay.com/itm/Multi-function-Magic-Nano-Sponge-Foam-Cleaner-Dish-Wash-Cleaning-Kitchen-Tool/132977342717?var=432271957286&hash=item1ef61138fd:m:mebP8W3oPuTJdUGZ1oPAlBw); cartão de crédito, lâminas de barbear, esponja da loiça... Se utilizada fertilizantes comerciais segue as indicações da embalagem e vai observando o comportamento das plantas e vais adaptando. Por exemplo quando usava o Ferropol da JBL tive que duplicar a dose recomendada e acrescentar ainda no3 à parte. Cumprimentos
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  12. Boas Ed, Não é normal desligares uma lâmpada e a outra desligar-se... Significa que se uma delas queimar ficas sem iluminação, não é normal ou já houve alterações nessa calha. Na minha opinião podes desligar as fluorescentes e ligar as Led, verifica se o impacto de aumento de luz for demasiado, se sim desliga fitas até chegares ao mais parecido das fluorescentes, com o tempo vai ligando consoante a necessidade das plantas. Outra coisa, mas isto é um conselho meu, não uses nenhum tipo de bola marimo, essas são muito bonitas (são algas) mas uma autêntica bomba relógio quando o aquário entrar em desequilíbrio de fertilização, vê a foto do que tirei de fios meu aquário quando deixei de fazer a manutenção em apenas 3/4 meses... Ou seja, as bolas crescem normalmente se houver fertilização adequada, se entrar em desequilíbrio apenas crescem cabelos verdes a uma velocidade louca e pega-se em tudo sendo muito difícil a sua remoção por completo. É apenas um conselho meu [emoji6]. Cumps,
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  13. Realmente se fizeres um post para cada questão é dificil de te ajudarmos em todas as questões, além de que também não vamos acompanhando o progresso da tua montagem. Faz tudo no tópico onde tens a tua montagem. É mais fácil para nós e para ti.
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  14. Vi ontem noutra plataforma. Se fosse um betta era horrível manter num espaço tão pequeno... o conceito é interessante especialmente por ser tudo DIY. Quanto a animais é outra história.
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  15. Não poderás alargar esses buracos,a coisa tem que ser bem estudada e pensada,quero eu dizer,o termo ficava num lado e IN e OUT noutro. Agora o termo ficar com a ponta enterrada no solo,não sei até que ponto possa interferir no aquecimento do mesmo,como o meu esta na diagonal,e não na vertical não sei se e arriscado ou não. Cumprimentos
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  16. Boas Edgar Na minha opinião o inflow e o outflow deviam estar os dois na mesma lateral,porque a sim a água percorre todo o aquário,e volta para traz novamente,mas se achas que a sim para ti dá mais resultados tudo bem. Cumprimentos
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  17. Ola Pedrocas, vou então dar a minha opinião acerca das plantas e como eu plantava isse: Na Fundeira tirava a matogrosso e substituía por rotalas (green ou h'ra) ou Hemianthum micranthemoides. E aproveitava já que andava por essa zona da cidade e podava a ARM que já tem 1 mês de atraso! O musgo tirava tudo. Na Cimeira tirava a HZ e metia Juncus ou Cyperus helferi. Na Aurora Centro está aí um bocado confuso. Eu tirava a Althernathera grande e a Hygrophila costata e metia outra vez rotalas. Esta é a minha opinião para um aqua mais "limpo". Quanto aos buracos nas anubias a culpa não é da matogrosso, é mesmo dos fertilizantes. Não sei se continuas com a ADA mas isso é agua de lavar chávenas... Eu apostava em equo ou uma coisa parecida. Ah, e corta-me essas folhas danificadas das anubias, só estás a atrasar o crescimento delas. Força
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  18. Se alguma coisa aprendi após mais de uma década de manutenção de lagos foi a NÃO USAR filtros. O pessoal, como tem experiencia nos aquários, fica com a ideia que os filtros são essenciais... Tenho visto esta situação repetir-se muitas vezes: O principiante começa por instalar um filtro e uma bomba que, embora sejam POTENTES em aquariofilia, são insignificantes para o volume do lago... Filtro e bombas passam então a vida a entupir, até que o aficionado se farta e os desliga de vez! Isto foi precisamente o que aconteceu no meu primeiro lago Vejamos, se usamos bombas de 1000 litros numa sump de um aquário de 120 litros deveriamos então, proporcionalmente, usar uma bomba de 100 000 litros num lago de 12 000 litros. De facto, como o lago é um sistema aberto, onde diariamente caiem folhas, pó, insectos, etc ., poderia até ser desejável uma bomba ainda mais potente, em especial se quisermos alimentar uma cascata realmente boa. Mas sejamos poupados e admitamos que uma bomba 10 vezes menos potente estará no limite mínimo do aceitável. Ora, uma bomba de 10000 a 20000 litros sai CARA e não apenas na compra: irá consumir centenas de watts, 24 horas por dia. Torna-se também necessária uma sump de dimensões correspondentes e materiais filtrantes. É ainda preciso não descurar a manutenção: É necessária a limpeza regular dos pré-filtros para que o caudal não caia drasticamente, uma operação que deve ser feita semanalmente. Finalmente, o próprio material filtrante deve ser limpo ou substituido, duas ou três vezes por ano. Mais tarde, descobre-se que mesmo uma filtragem de potencia razoável não evita as algas verdes unicelulares e a água torna-se numa sopa de ervilhas - obrigando a comprar mais equipamento dispendioso: um filtro UV. Após muito dinheiro gasto, após o esforço adicional de construção e após muito trabalho de manutenção o que é que se tem? Se o equipamento foi bem dimensionado e a manutenção está em dia, têm-se a água transparente. Mas não se tem uma boa carga de zooplanction livre (pequenos crustáceos, protozoarios e outros seres) porque as bombas matam-nos, quer mecanicamente quer através da radiação UV. Estamos a destruir um dos elos mais importantes na cadeia alimentar, útil no crescimento dos alevins e na alimentação dos peixes adultos, ao comerem crustaceos e larvas de insecto que por sua vez se alimentam do zooplancton. Não teremos também o importante benefício da extratificação térmica do lago porque as bombas, ao movimentarem a água, equalizam a temperatura: na prática, para os seus habitantes, o lago torna-se mais frio de inverno e mais quente de verão. Finalmente, não teremos um verdadeiro lago, ou seja, não criámos realmente o biótipo correspondente a uma pequena área alagada, comum na natureza e preferido por muitas espécies de animais e plantas. Aquilo que teremos é simplesmente um aquário ao ar livre. A alternativa é gastarmos menos dinheiro, com menos esforço de construção e com pouca manutenção: Um lago sem qualquer aparelho eléctrico, onde filtragem biológica é assegurada por uma grande biomassa de plantas, incluindo o fundo coberto por oxigenadoras, como elodeas e vallisnerias, além das plantas marginais e dos nenúfares. Neste caso, teremos que aceitar o seguinte: A água só ficará transparente de inverno, de verão estará sempre mais turva, devido ao normal aumento do fito e zooplanton, porém nunca se apresentará opaca ou "sopa de ervilhas". Se acha que pode viver com isso, instale REALMENTE um lago, assente em princípios naturais e esqueça tudo quando é filtragem artificial. Miguel
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  19. Muito obrigado meus senhores, Assim que tiver tempo vou fazer um estudo sobre rotalas, para ver quais escolher. Acho que primeiro vou começar por retirar a mattogrossense, e depois vou avançando. Tenho medo que mudar tudo de uma só vez desequilibre o aquário... Vou tentar cortar o musgo seguindo essa técnica ancestral que o caríssimo @ismael_figueira sabiamente me apresentou... no entanto não tenho uma bomba que me permita fazer com que a água retorne ao aquário. Sabem-me indicar onde é que posso comprar uma, sem ter que vender um rim? Em relação aos fertilizantes, já tinha pensado comprar os sais, até porque adoro trabalho de laboratório, e as cadeiras de Química sempre foram as minhas favoritas no curso. Só que quando pesquisei por sais, encontrei apenas uma loja inglesa que vendia um kit todo fixolas, mas o método de pagamento não era muito simples, e por isso não avancei... mas mais cedo ou mais tarde acho que vou enveredar por esse caminho. Quis experimentar os da ADA porque ouvia dizer maravilhas sobre eles: ah e tal, com os da ADA, as plantas em vez de florirem, libertam diamantes... mas até agora ainda não vi nada... é certo que não tenho algas, mas também não tenho as plantas a transbordar sensualidade... Jardinagem... hmmmm... sou apenas especialista no campo de varrer folhas caídas das árvores... e sou muito bom a apanhar espargos selvagens... conta??? Química tá forte!!!! Canalização??? Domino a dicotomia torneira aberta/torneira fechada, bem como o conceito de inundação (que aliás é uma especialidade minha)... Electrónica avançada... A minha estava poderosa, e mesmo muito avançada, durante o período áureo do Paleozóico... a desgraça foi quando chegou o Jurássico, e o T-rex comeu todo o meu conhecimento... neste momento estou super primitivo nesse campo do saber... mas com oração, eu chego lá!!! Veterinária é piners, como diz o grande mister... se nada, está vivo... se não nada, está morto... se está morto, vai para a sanita... Conclusão... Acho que estou mais que apto para ser um aquascaper de luxo... mais não seja, dedico-me ao ramo das naturezas mortas... ámen!!!
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  20. Brutal! Lily pipes feitos de palhinhas, um suporte para a luz feito de uma gillete! Este gajo é o McGyver!!
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