Classificação

  1. Ricardo Galante

    • Points

      9

    • #Conteúdo

      228


  2. brunofasoares

    • Points

      4

    • #Conteúdo

      1938


  3. ismael_figueira

    ismael_figueira

    Moderador GERAL


    • Points

      4

    • #Conteúdo

      1303


  4. Pedro Mendanha Dias

    • Points

      4

    • #Conteúdo

      459


Popular Content

Showing content with the highest reputation on 02/20/19 Em todas as areas

  1. Também gosto muito do seio da comunidade 🤣 Parabéns mais uma vez Ismael. Adorei o teu aquário ✌️
    4 points
  2. Os meus parabéns a todos, seriam todos justos vencedores só pela dedicação e trabalho que tiveram.
    4 points
  3. Parabéns a todos, mais ainda à iniciativa, tal como referiu a Vera. Como disse o Álvaro, este fórum é sem dúvida o melhor de Portugal. Uma palavra de atenção para o "Rookie" que superou, com toda a certeza, as espectativas. Para o ano há mais???
    4 points
  4. Muito obrigado ao Fórum pela organização deste desafio que para mim foi uma enorme oportunidade para aprender. Nunca na vida imaginei fazer parte de um concurso deste género, e muito menos não o terminar na última posição (um cumprimento especial ao jurado italiano que considerou o meu Rookie um aquário de pódio... grazie mille!!! :D). Quero dar os parabéns ao Ismael pela excelente classificação obtida, bem como a todos os outros participantes que permitiram que o stand do Fórum fosse o mais impactante de toda a PETFIL!!!
    4 points
  5. Bem, nem sei o que diga! Se estava à espera de vencer? Não! No meio de aquários tão bons não esperava de forma alguma ser o escolhido pelo júri. Já o disse em particular a algumas pessoas, não tinha como objectivo principal o de ganhar o concurso, a prioridade era conseguir levar o aquário em condições para a PET, era o bom nome do fórum que estava à frente disto e não queria desiludir! No meio disto tudo somos todos vencedores, por conseguirmos levar avante um evento desta categoria e por termos feito o que se achava impossível garantindo uma presença de destaque! Estamos todos de parabéns, em especial o incansável Tozé, por nunca ter deixado de acreditar que seriamos capazes e trazer do papel para a realidade esta ideia! Obrigado Marta e também aos outros dois intervenientes da surpresa, o Gil e o Tozé! Um obrigado também a quem nos apoiou com os materiais disponibilizados que contribuíram para o sucesso das montagens. Por fim e não menos importante, um obrigado aos júris que retiraram um pouco do seu tempo para avaliar as montagens. Ahh e Muito obrigado pela amizade e companheirismo que se faz sentir no seio desta comunidade! Bem Haja, Grande abraço!
    3 points
  6. Parabéns Ismael,e a todos os que participaram no evento,e parabéns ao Fórum na pessoa do Tozé Nunes que lutou para concretizar este evento,que mais uma vez se provou que este Fórum e o melhor de Portugal. Abraços a todos.
    3 points
  7. Para mim ganhou o melhor aquário que lá estava, eu próprio disse ao Ismael no dia da petfestival que de todos o dele era o que eu mais gostava 👌 Mais que justo, na minha opinião.
    3 points
  8. Obrigado a todos os que participaram e cumpriram com a presença na PET, estão todos de parabéns! OBRIGADA a ti Tozé Nunes que acreditaste que conseguiríamos dar andamento a esta iniciativa, pelo teu esforço nos contactos dos patrocinadores, etc. Ainda julgaram alguns que era impossível, pois enganararam-se!!! Redondamente, e ainda bem. Também sabemos fazer eventos deste tipo em Portugal, na verdade com menos dimensão mas não é a dimensão que interessa, é a iniciativa. Por fim, obrigada a todos os júris que se disponibilizam e arranjaram tempo para avaliar todos os trabalhos, todos eles de renome internacional, profissionais, e com trabalhos reconhecidos no aquascaping.
    3 points
  9. Parabéns Ismael. E parabéns a todos. Foi uma iniciativa espectacular que espero que se repita no futuro. Todos saíram vencedores e há que agradecer ao Tozé e pessoal do Fórum que lutaram para que este concurso se tornasse realidade provando que o forum aquariofilia está vivo. Continua a inovar e a educar as novas e velhas gerações.
    3 points
  10. Boas noites malta, antes de dar a classificação final gostava de vos apresentar os nossos talentosos juízes a quem agradecemos terem despendido algum do seu precioso tempo para avaliar as fotos das doze montagens. Começo pela senhora - Balbi Vaquero: A espanhola Balbi Vaquero é hoje uma das mulheres mais activas no hobby percorrendo o mundo inteiro em eventos relacionados com a aquariofilia, sendo juíza em concursos internacionais de aquascaping. Podem seguir a sua conta no Instagram ou pelo Facebook e disse isto sobre a foto do aquário vencedor: Depois temos um brasileiro de seu nome Fabian Kussawaka: Tricampeão brasileiro, podem seguir o seu canal de youtube ou pelo facebook. e finalmente temos o italiano Samuele Gamberini: Podem seguir a sua página de Facebook e Instagram. O Samuele avaliou e comentou todos os doze aquários: Bem, e agora que já sabemos quem avaliou os aquários está na altura de revelar quem foi o grande vencedor deste Desafio de Aquascaping, somaram-se as classificações dos juizes e a classificação ficou assim: Uma salva de palmas para o Ephemeris do Ismael que só soube que ia participar no próprio dia do evento, a sua Marta sem ele ter desconfiado fez a inscrição dele em segredo 🙂 Obrigado a todos os que nos apoiaram : O Francisco da ILA Europa que montou os magníficos aquários, o Filipe e a Esther que nos enviaram as plantas da Aquaflora, o Ricardo que nos levou as sacas de substrato da Neo, os troncos e pedras da Aqua Design Center para criar os layouts e as calhas Twinstar e a Catarina da Seahorseshop.com que nos forneceu os filtros da Hailea e finalmente o Miguel que nos cedeu uma sala da FIL para as montagens e exposição final durante a Petfestival. Depois agradecer a toda a equipa por detrás deste projecto que apoiou, carregou e ajudou a montar este evento (espero não me esquecer de ninguém). Obrigado João Branquinho, José Prada, Tiago Miravent, Luis Alves, Miguel Anjos, Bruno Carvalho, Álvaro Silva, Luís Cardoso e todos os outros que partilharam e divulgaram esta iniciativa. E finalmente uma palavra para todos os malucos que acreditaram e participaram activamente nesta loucura, se deslocaram para a montagem num sábado de manha a meio de um fim de semana comprido, carregaram os aquários montados para casa, cuidaram deles e os levaram de volta para a petfestival: Muito Obrigado Gil, Muito Obrigado Galante, Muito Obrigado Vasco, muito Obrigado João, Muito Obrigado Ignace, Muito Obrigado Jorge, Muito Obrigado Gustavo, Muito Obrigado Gonçalo, Muito Obrigado Vera. Muito Obrigado Pedro, Muito Obrigado Ismael. Sem vocês nada disto teria sido possível.
    3 points
  11. Parabens a todos, principalmente a quem teve a iniciativa de organizar o concurso! Depois aos melhores classificados so tenho de dizer que vou precisar de umas aulinhas vossas! ehehehe Agora a serio! A malta foi toda espectacular, desde o dia da montagem, ao durante e ao fim, onde tive os mestres a darem uns toques no meu aquario que estava uma miseria comparado com voces que percebem imenso disto! Valeu para aprender! Aceito os desafios e vale o que vale! Acho que para alem de ser uma competição é muito mais que isso e o companheirismo que se vive aqui no forum é algo que supera tudo! Abraço a todos e estamos todos de parabens por fazer algo de diferente na tuga!
    2 points
  12. Boas, bem vindo ao fórum e ao mundo dos aquários. Antes de mais não desesperes que isto com paciência e empenho chega a bom porto e acredita que a mim ninguem me tira pelo menos 30m diários a seguir ao jantar em que me sento só a observar o aquário e a limpar a cabeça dos problemas do dia a dia. Mas vamos por partes: Infelizmente não fizestes o ciclo do azoto e será por isso que os peixes morreram. A água até pode estar pronta para receber os peixes mas o filtro não. Nada mais errado 😅 quanto mais pequeno mais díficil a manutenção e conseguir a estabilidade do aquário. Aquário de 15l é muito pequeno para quase todos os tipos de peixes. Mas consegues fazer daí um aquário engraçado para invertebrados (caracóis e camarões) se realmente queres manter um peixe aí o único que te aconselho seria um único betta (e arrisco-me a levar porrada dos defensores dos bettas porque mesmo assim é curto). O filtro vou supor que será interno e só com esponja lá dentro...desenrasca mais a filtragem mais importante (a biológica) não é muito eficaz. Se for esse o caso arranja um filtro de mochila (se não quiseres gastar muito dinheiro alguns chineses tem isso à venda). Mete aí umas fotos para vermos e percebermos melhor o que se passa com o aquário. Cumprimentos
    2 points
  13. E parabens, a todos os que participaram, e ao pessoal da organização...sem vocês nada disto seria possível.
    2 points
  14. Boa escolha de plantas para a dimensão do aquário, e excelente resultado para um co2 caseiro, com filtro cascata. Muito supreso com a hm em excelente estado no canto contrário da circulação, um boa fertilização faz milagres. Parabéns
    1 point
  15. Ora boas Vera, gosto do aquário. Ainda bem que vais mudar de filtro, tenho tido varias montagens nessas dissensões e os filtros de cascata sempre ajudam a criação de bba, tem muito a ver com a circulação, sendo que é quase sorte não ter bba. Sempre que meti filtros exteriores minorei ou resolvi o problema. Ferts posso ajudar, diz exatamente o que estás a fazer.
    1 point
  16. Parabéns pelo primeiro lugar no desafio, tu mereces pelo teu empenho, Layout bem conseguido e plantas com saúde..
    1 point
  17. Boas Essas borrachas chama-se O-ring e isto, Cumprimentos
    1 point
  18. Lamentavelmente esqueci-me de actualizar este tópico com o seguimento após o dia das montagens. Na verdade todos os aquários tiveram direito a tópicos dedicados na parte do aquascaping, fica aqui o registro de todos por ordem alfabética do nome dado pelos seus criadores: Para quem ainda não tinha visto desejo boas leituras, amanhã será divulgado a classificação final após somatório das avaliações dadas por três aquascapers internacionais.
    1 point
  19. 1 point
  20. Bem e lá foi o aquário até à Pet Festival e voltou a casa são e salvo! Se eu achei arriscado transportar este pequeno espécime até à FIL, faço uma pequena ideia do que é estar na pele de quem leva aquários de maiores dimensões! Mais uma vez foram momentos bem passados, junto de apaixonados pelo hobbie que tentam a cada ano levar mais e melhor para expor aos visitantes. Este ano não foi excepção à regra, no qual tive o prazer de participar activamente quer no apoio quer na possibilidade de levar este aquário e poder expor aos olhares críticos de quem nos visitava! Feedback absolutamente positivo para esta primeira edição do Desafio de Aquascaping, estamos todos de parabéns! Por aqui este aquário vai continuar vivo pois ainda tem muito para dar. Deixo-vos aqui a foto final enviada para este concurso, bem como a presença na PET. Bem haja Abraço
    1 point
  21. DOENÇAS MAIS COMUNS EM DISCUS : DIAGNÓSTICO SIMPLIFICADO E TRATAMENTO Introdução Como a maior parte dos aquariofilistas não possui um microscópio em casa , a observação cuidadosa dos Discus permite com algum treino diagnosticar presuntivamente a maioria das doenças nestes peixes , até porque são peixes resistentes, ao contrário da ideia que tem grande parte dos aquariofilistas . Os Discus “pedem “ a nossa ajuda manifestando alterações de comportamento e do aspecto físico muito exuberantes nesta espécie. O tratamento empírico é o mais comum , mas deve ser alicerçado num conhecimento mínimo das doenças e da fisiologia do peixe. Este conhecimento pode ser obtido em muitas publicações e artigos dos quais recomendamos a leitura no final . Prevenção A prevenção das doenças é infinitamente mais fácil e mais económico do que o seu tratamento. As medidas mais importantes par esta prevenção são : - Manter uma excelente qualidade de água e parâmetros físico-químicos adequados á espécie em questão , neste caso os Discus . Mas para além da espécie a proveniência também é fundamental . Por exemplo, é sabido que os Discus selvagens , são maís sensíveis à quantidade de matéria orgânica presente na água , e preferem águas mais quentes , mais moles, mais ácidas e mais escuras ( turfadas ). Pelo contrário, os Discus criados em cativeiro até desovam em águas mais duras com frequência. Sabemos também que os Discus selvagens são mais susceptíveis aos parasitas flagelados intestinais. - Administrar uma dieta rica e variada . Nos períodos de adaptação e de convalescença devemos recorrer a alimentos mais energéticos como larvas de mosquito vermelha e preta, minhocas da terra cortadas em pedaços( se tivermos acesso são excelentes do ponto de vista nutritivo ) ciclopeeze, e misturas à base de coração de boi ou de aves. A junção de vitaminas( Zoe da Kentmarine ou Fishvitamins da Sera ), atractivos à base de extracto de alho ( Garlic da Kentmarine ), e acidos gordos mega ( Zoecon da Kentmarine ) , aumenta a palatibilidade da comida e ajudam a restabelecer a imunidade . Também nas lojas de produtos naturais podemos encontrar o glucamano que é um excelente imuno-estimulante. - Fazer quarentena : Este assunto foi exaustivamente debatido no artigo do ultimo numero da revista ,nunca sendo demais enfatizar a importância da quarentena para evitar a propagação de doenças ( identificando Discus doentes ou portadores, conter a infecção e fazer um tratamento mais eficaz , mais seguro e mais económico)e facilitar a aclimatização ( num ambiente menos competitivo ) dos discus novos. Os Discus selvagens estão frequentemente parasitados com flagelados e cestodos intestinais e no meu entender , devem ser sempre sujeitos a um tratamento preventivo com metronidazol e prazinquantel . - Tentar manter 6 a 8 peixes jovens juntos porque sendo peixes de cardume ,os Discus sentem-se muito melhor ,mais seguros o que faz com que comam melhor e o seu sistema imunitário esteja nas melhores condições. Regras Gerais do Tratamento Os tratamentos aconselhados neste texto, são aqueles que eu utilizo, após três anos de prática e muitos Discus tratados e observações feitas das reacções e resultados da aplicação de vários medicamentos, doses e esquemas de tratamento propostos por vários autores e Médicos veterinários . Não posso assumir qualquer responsabilidade por reacções adversas que venham a ocorrer resultantes do uso dos medicamentos e esquemas de tratamentos aqui mencionados . A decisão final do tratamento cabe sempre ao aquariofilista e para a tomar deve basear-se não apenas neste texto, mas também em mais informação obtida na literatura disponível e nos conselhos de profissionais qualificados nesta área . Gostaria também de alertar que os tratamentos aqui mencionados são destinados aos Discus e portanto se existirem outros peixes no mesmo aquário durante os tratamentos ,terão que ser observadas as reacções particulares das espécies em questão. No entanto sempre que se justifique irei alertar par possíveis reacções adversas de determinadas espécies a certas drogas que estão descritas na literatura ou que eu infelizmente já tive a má experiência de as constatar. Antes de medicar : 1- Confirmar o diagnostico ,tanto quanto possível e eliminar ou corrigir possíveis causas não infecciosas. 2- Sifonar o tanque, limpar os filtros mecânicos, e fazer uma mudança de água de cerca de 30%, mas sem perturbar o filtro biológico. A matéria orgânica presente no filtro ou no fundo e paredes do aquário poderão inactivar os medicamentos. 3- Remover , caso existam carvão activado ou quaisquer outras resinas filtrantes. Deixe de aplicar quaisquer outros condicionadores do tipo protectores do muco ou removedores de metais pesados 4- Faça um registo do inicio da doença , sintomas e tratamentos efectuados. Isto poderá ser muito útil no futuro ou no imediato se existirem mais pessoas a cuidarem do mesmo aquário. 5- Se existirem invertebrados como caracóis presentes , temos que ter o cuidado de os remover porque quando morrem podem poluir o aquário tornando-se perigoso par os peixes. Se não conseguirmos devemos evitar estes medicamentos , nomeadamente à base de cobre e flubendazol. 6- Desligar a lampada de UV’s se existir porque pode inactivar certos medicamentos. 7- Durante o tratamento alimentar os peixes, mas com pouca quantidade, para não sobrecarregar o filtro biológico num momento tão crítico. 8- Rever os cálculos da quantidade de medicamento a usar e se tivermos duvidas pedir a ajuda de um amigo, ou usar metade da dose e apenas num peixe só inicialmente. 9- Fazer mudanças de água entre os tratamentos, vigiar a amónia e os nitritos se os medicamentos forem potencialmente tóxicos para o filtro biológico , e reforçar as doses de acordo com o esquema de tratamento. Não esquecer que para além de erros de diagnóstico , a maioria dos falhanços no tratamento de doenças de peixes resulta de doses mal calculadas e concentrações inconstantes de medicamentos , ou duração de tratamentos excessivamente curtos. 10- Aumentar o arejamento ( bomba de ar extra ou cabeça motorizada com venturi) Após o tratamento: 1- Fazer mudanças de água ( cerca de 30% diariamente ) 2- Usar carvão activado 2 dias para remover o resto de medicamento 3- Assim que tivermos a certeza que o filtro biológico está de boa saúde ( amónia e nitritos a zero ), podemos reassumir o esquema normal de mudanças de água. 4- Observar os peixes para verificar alguma recaída e alimentá-los com uma comida mais rica. Sintomas e Tratamento A observação dos Discus é uma arte que se aprende com a prática . Os primeiros sinais de stress são geralmente : barbatanas fechadas ( particularmente a dorsal ) , barbatanas peitorais coladas ao corpo, escurecimento, esconder ou ficar parado ou deitado num canto do aquário . Quando isto se verifica devemos entrar em alerta vermelho, eliminar possíveis causas não infecciosas , fazendo testes à água e verificar falhas no equipamento ( termostatos, filtros etc. ) Falta de apetite e perda de peso. A falta de apetite poderá ser devido a : A) Causas não infecciosas - causas externas : novo ambiente , competição de outros peixes mais activos ou dominantes, comida inadequada - parametros da água incorrectos : temperatura baixa, presença de compostos toxicos ( amonia, nitritos, metais pesados, nitratos), concentração baixa de oxigénio dissolvido - tumores, malformações genéticas Todos sabemos que quando um Discus novo entra no aquário pode estar até 2 semanas sem comer até se ambientar . Se o peixe recém adquirido estiver em bom estado, isto é , gordo e saudável , isto não é grave. No entanto se o peixe estiver magro, e apresentar fezes esbranquiçadas ou se for um peixe selvagem, devemos sempre desparasitá-lo contra flagelados e céstodos intestinais,com metronidazol e prazinquantel na água ou na comida se estiverem a comer, porque temos que assumir à partida que ele é portador de parasitas. Se não o fizermos, mesmo que o peixe recomece a comer nunca vai engordar . Evidentemente que qualquer peixe recém adquirido deve passar por um período de quarentena . Se for um peixe selvagem podemos baixar o pH para valores próximos de 6 par além de subirmos a temperatura para 30 a 32º C. Também é mais fácil colocar o peixe a comer num aquário sem competição ,embora por vezes um dos truques que uso, é colocar com o peixe novo que apesar de desparasitado, e depois de oferecer todas as iguarias ( larva de mosquito, coração de boi ou de aves, minhocas da terra quando é possível , com atractivos à base de extracto de alho e vitaminas e ácidos gordos) e de colocar a temperatura e o pH em valores óptimos, insiste em não comer, junto com 4 ou 5 Discus comilões de tamanho parecido. B) causas infecciosas - Flagelados . Estão geralmente associados a outros sintomas como fezes esbranquiçadas e gelatinosas, “ cospem a comida “, nos casos crónicos buracos na cabeça e no órgão da linha lateral - Ténias . Vermes achatados segmentados - Nematodos. Vermes redondos como a Capillaria . - Bactérias - Parasitas das guelras e da pele( vermes ,protozoários ) . Nos últimos estágios da infecção os peixes param de comer. A alimentação forçada com seringa é muito stressante e, na minha opinião, não tem lugar no tratamento dos Discus. Lesões da Pele A observação cuidadosa das alterações da pele dos Discus é um dos melhores métodos para detectar problemas de saúde . Pequenos arranhões podem ser apenas resultado de apanha com a rede, ou de pequenas escaramuças como expressão da dominância . Não têm significado e desaparecem ao fim de alguns dias. Os sinais mais importantes são : - Escurecimento persistente - Manchas de descoloração - Pontos e máculas brancas - Aumento da secreção de muco ( neste caso é útil observar o peixe obliquamente porque se torna mais fácil observar o filme viscoso com laivos de branco na pele do peixe ) - Altos, escoriações e feridas abertas ( tumores, traumatismos, infecções ) - Escamas levantadas - “Buracos “ na cabeça por carência nutricional e/ou flagelados intestinais Também nestas lesões é importante distinguir as causas não infecciosas das infecciosas . A) causas não infecciosas Nas causas não infecciosas a acidose ( pH abaixo de 5 ) e a intoxicação por amónia ou nitritos são uma das causas mais comuns de aumento da produção de muco , e feridas ulceradas. Na prática é como se fosse uma queimadura provocada por ácido . Claro que neste casos existem outros sintomas como a respiração acelerada ( branquias cheias de muco ), opacidade da córnea ( olho branco e ulcerado ), natação anormal, e barbatanas fechadas e que tendem a apodrecer. A acidose é comum porque os entusiastas dos Discus tendem a manter os peixes , sobretudo no intuito de os reproduzir , em águas muito moles, usando água de osmose, sem poder tampão nenhum . Basta falhar uma mudanças de água para que a acumulação de fenóis , de nitratos, e de CO2 provoque uma queda brusca de pH . Para o evitar e sabendo que, para os ovos não sofrerem choques osmóticos e rebentarem, a conductividade deve estar entre 50 e 180 mS o ideal será estarmos perto do limite superior , isto é , entre 140 e 180 mS ( entre 4 e 5º dH na escala alemã – 1dH = 33 mS para quem não tem medidor de condutividade ). Claro que isto só interessa nos casais em reprodução ,porque os peixes jovens crescem melhor em águas mais duras, com 250 a 350 mS ( 7 a 10º dH). As feridas por traumatismos devido a objectos com arestas na decoração e a “arranques e choques “ contra os mesmos provocados por sustos devido a sombras podem ser minimizadas colocando sempre um fundo escuro exterior ou interior no vidro traseiro . Também certos peixes com “ ventosas “ ( Plecostomos ) podem produzir feridas circulares no flanco dos peixes , para sugarem o muco . Estas feridas traumáticas, quando removemos a causa ,geralmente curam-se espontaneamente ou recorrendo a uma concentração baixa de azul de metileno ou de acriflavina . O uso de antibióticos raramente é necessário e apenas se justifica nos casos mais graves quando as feridas infectam. Na maioria dos casos os tumores não são tratáveis. B) causas infecciosas - Gyrodactilus – Escurecimento, comichão (esfregam-se nos objectos). Tem uma evolução mais lenta. - Protozoários : Ictyobodo (Costia), Tichodina, Chilodonella – Escurecimento, pontos brancos de vários tamanhos, aumento da produção de muco, manchas brancas, comichão ,barbatanas fechadas e perda de peso nos casos avançados . Frequente quando existe sobrepopulação, má qualidade de água, excesso de matéria orgânica e faltas de eletricidade com o filtro muito tempo parado ,baixa de temperatura e diminuição da concentração de oxigénio dissolvido. - Infecções bacterianas – Escurecimento, manchas brancas, comichão, barbatanas fechadas, parados num canto no fundo do aquário. È frequente após o transporte ou quando existem más condições de água , nomeadamente excesso de matéria orgânica devido á falta de sifonagem, falta de limpeza dos filtros mecânicos e excesso de comida . - Praga dos Discus – Grandes manchas formando um padrão reticular . Os Discus apresentam uma espécie de rede de muco viscoso e esbranquiçado em algumas zonas. Por baixo a pele está muitas vezes ulcerada e os olhos estão opacos. Quase todos os peixes no mesmo aquário apresentam estes aspecto e além disso exibem dificuldades respiratórias . É difícil de tratar e a mortalidade é geralmente muito elevada. È extremamente contagiosa e de evolução rápida. O uso de acriflavina + verde malaquite + kanamicina foi o que me deu melhores resultados. Nos casos desesperados faço banhos curtos com permanganato de potássio. Em muitos casos não é fácil distinguir uma infecção por protozoários de uma infecção bacteriana sem a ajuda de um microscópio. Além disso elas , coexistem na maioria dos casos , o que é facilmente verificável pelo apodrecimento das barbatanas ( bactérias ) . Por esta razão eu aconselho a fazer nos casos mais suaves um tratamento com acriflavina e verde malaquite e nos casos mais graves um tratamento com formalina e verde malaquite e um antibiótico como o nifurpinol. Se suspeitamos de Gyrodactilus devemos tratar com banhos de formalina ou então com prazinquantel. Antes devemos sempre fazer uma sifonagem do fundo, aumentar o arejamento, limpar os filtros mecânicos e fazer uma mudança de água . Lesões do Olho Córnea enevoada, arranhada, coberto por uma espécie de algodão. – Agressões por outros peixes, transporte, ataques de pânico com choques, objectos ponteagudos, acidose com ou sem infecção bacteriana ou fúngica secundária. Na maioria dos casos , o uso de sal ou de uma baixa dose de acriflavina ou azul de metileno e a melhoria da qualidade da água resolve o problema permitindo uma recuperação total . Nos casos mais graves teremos que recorrer a um antibiótico. “Popeye”( olho saliente ) – Doenças crónicas , má qualidade de água, infecções bacterianas . Cataratas – idade , trauma, sequela de infecções Lesões das Barbatanas Apodrecimento das barbatanas – Geralmente resulta de uma causa física ou de má qualidade da água, o que abre caminho a uma infecção bacteriana secundária . Neste caso o uso de sal ou de uma baixa dose de acriflavina ou azul de metileno e a melhoria da qualidade da água resolve o problema. Nos casos mais graves devemos recorrer aos antibioticos. Manchas ou pontos brancos – Infecção por protozoários . Barbatanas fechadas ou coladas ao corpo – É muitas vezes o primeiro sinal de que os Discus estão doentes ou em stress. Respiração Anormal Respiração acelerada, à superfície tentando apanhar o ar , um dos opérculos fechado( mais frequente nos vermes das guelras ), excesso de muco nas guelras que parecem sair do opérculo( mais frequente nas infecções por protozoários ,bactérias , acidose ou intoxicação por amonia ou cloramina ). Devemos ter em conta que os peixes quando se alimentam ou estão excitados respiram mais depressa. Também os peixes jovens respiram com maior frequência que os adultos. Causas não infecciosas: - Falta de oxigénio – Falta de arejamento ( reduzido movimento de água à superficie ), excesso de matéria orgânica( filtros mecânicos impactados, excesso de comida , falta de sifonagem ) , supercrescimento bacteriano ( má qualidade de água , medicamentos com excipientes açucarados , resíduos de medicamentos que se agarram aos vidros e ao fundo formando um “filme” favorável ao crescimento bacteriano ), temperatura muito elevada. A baixa concentração de oxigénio dissolvido nos aquários de Discus é frequente devido a serem usados geralmente aquários altos com pouca circulação e temperaturas elevadas . O teste de quantidade de Oxigénio dissolvido é infelizmente muito pouco usado e deveria ser um “must” nestes aquários. A concentração de oxigénio dissolvido deveria estar sempre acima de 7 mg/litro. - Amónia - Aquário não maturado, filtro biológico destruído por antibióticos ou desinfectantes como permanganato de potássio ou azul de metileno , paragem do filtro - Cloramina na água da torneira, queda de pH, formalina em dose excessiva ou sem aumento do arejamento Causas infecciosas - Dactylogyrus ( vermes das guelras ) – Nos peixes adultos raramente provoca problemas , mas nos peixes jovens é frequentemente mortal. O tratamento de eleição é com prazinquantel na água. - Protozoários – Formalina + verde malaquite - Bactérias - acriflavina , sal ou antibióticos. Natação Anormal - Cabeça para baixo, deitados de lado no fundo do aquário. – má qualidade da água, reacções adversas a medicamentos, obstrução intestinal , infecção da bexiga natatória, estado terminal de doenças infecciosas. - Arranques súbitos - má qualidade da água, parasitas na pele, choques eléctricos( material mal isolado ) ,reacções adversas a medicamentos. As acumulações de gazes intestinais , devido a indigestões por comida inadequada ou mal descongelada, podem perturbar o funcionamento da bexiga natatória .Devemos parar a alimentação e adicionar 2 colheres de chá de Sulfato de Magnésio por 40 litros de água. Geralmente isto resolve a situação em poucos dias. No caso de infecções da bexiga natatória o uso de antibióticos e de metronidazol pode resolver alguns casos . Noutros as lesões poderão ser permanentes comprometendo o equilíbrio do peixe. Medicamentos da Minha Preferência Para Tratar Discus Metronidazol - Flagyl ou Metronidazol da Seachem para flagelados intestinais – 250 mg ( 1 comp. de flagyl )/ 40 lt de água duas vezes por dia durante 3 a 6 dias ; 1 gr por 100 gr de comida durante uma semana. Nos casos desesperados uso o dobro da dose na água. Prazinquantel - Droncit . Não usar as especialidades farmacêuticas que contenham associações com outros medicamentos ,geralmente designados por “plus”. 2mg /l de água . Repetir passado uma semana. Formalina + Verde malaquite - Costapur da Sera ; Paraguarg da Seachem. Para Protozoários externos. Aumentar sempre o arejamento Acriflavina + Azul de Metileno - Bactopur - Para infecções bacterianas simples Acriflavina + Verde Malaquite - Omnipur da Sera - Para infecções bacterianas simples e para protiozoários externos quando existem espécies no mesmo aquário com sensibilidade à formalina : Tetras , Peixes gato sem escamas ( Botias ,Corydoras) , Escalares Altum. Nifurpinol - Bactopur direct da Sera – Para infecções bacterianas Kanamicina - Seachem - Para infecções bacterianas Permanganato de Potássio - Farmácia ( comp de 500 mg ) - Em banho prolongado no aquario na dose de 2 mg por litro .Em banho curto ( 20 mg por litro durante 1 minuto apenas ) como ultimo recurso em casos desesperados que não cedem aos outros tratamentos Sal marinho - 2 colheres de chá para 50 litros de água ( 2 gr por 10 litros ) - Para infecções bacterianas simples. Sulfato de Magnésio - Para impactações intestinais. 2 colheres de chá por quarenta litros de água. Garlic da Kent Marine ou da Seachem ( atractivo, estimula o sistema imunitário ) Na maioria dos casos, utilizo princípios activos puros e faço as misturas das soluções ,porque os consigo obter como Médico Veterinário e posso receitá-los e dispensá-los duma forma legal . No entanto, os medicamentos que listei são, na sua maioria, formulados para peixes, portanto de fácil obtenção em lojas de aquariofilia. Já os experimentei todos, com bons resultados. Quando a formalina é usada devemos ter atenção à concentração de oxigénio dissolvido e devemos aumentar o arejamento. Se temos dúvidas em relação á sensibilidade de alguma espécie de peixe que tenhamos junto com os Discus , devemos usar apenas metade da dose. Rui Ferreira de Almeida Médico Veterinário
    1 point