Até agora só tive um aquário de 35~40L e tenho sido feliz com ele, mas sinto falta de mais... Queria algo maior.. Sei lá 100L talvez fosse o ideal. Então em conversa com um amigo que está emigrado ele diz-me que o irmão está a pensar vender o antigo aquário dele que está parado há uns 5 anos e que é "grande e até tem um armário". "Porreiro!" pensei logo eu. Esperei que ele viesse a Portugal agora no natal e concretizámos o negócio. Ora, o dito aquário não tem 100L nem 200L, na verdade tem até um pouco mais que isso:
Comprimento: 100cm
Largura: 45cm
Altura: 60cm
Se fiz bem as contas são cerca de 270L. Há muitos aquários bem maiores, mas para quem só tem experiência (e pouca) com 35L, isto é gigantesco.
Este tópico vai então servir como um pequeno diário de bordo da iniciação deste aquário.
Infelizmente não tenho tido muita paciência para documentar fotograficamente todos os passos, mas vou tentar explicar o melhor que puder e colocar aqui as poucas fotos que tenho. Prometo daqui para a frente documentar convenientemente.
Primeiro passo foi fazer uma visita a casa do meu amigo. Ele já me tinha enviado uma foto mas achei que não se via o suficiente. Ao vivo reparei que a construção do armário parece um pouco artesanal e muito antiga (mais de 15 anos possivelmente). A estrutura metálica do armário tem alguma ferrugem e as madeiras de contraplacado, algumas não estão em melhor estado. O vidro parece bom e não aparenta ter fugas. Negociámos o preço e lá vem o aquário para minha casa.
Com o aquário foi-me entregue uma data de tubos ressequidos, que não deverão voltar a ter uso, e um filtro EHEIM classic 250 (2213) que já testei e funciona bem. Foi-me prometido também a entrega de um aquecedor que ainda anda perdido algures. Não se sabe a potência, mas independente de qual seja posso sempre poupar algum dinheiro não tendo que comprar outro ou comprando um menos potente ficando com 2 mais fracos em vez de um de 300w ou mais. (este aquário desde que foi adquirido pelo irmão do meu amigo serviu apenas para uma tartaruga e nunca teve mais cheio do que meia altura pelo que acredito que o aquecedor não tenha mais de 100w)
Ao chegar, o aquário foi diretamente para o chão da sala e o armário para a garagem. Há que iniciar a tarefa de restauro. Desmontei todas as placas de madeira, os pés e as rodas. Comecei a lixar toda a ferrugem visível e reparo que há muito mais para além do que se vê. Fui então buscar a rebarbadora e tirei toda a tinta e ferrugem que consegui ver. Dei o primário e falta agora pintar com a cor final.
Seguem-se Algumas fotografias:
A foto que me foi enviada antes de o comprar (por enquanto única que tenho dele montado):
O aquário no chão da sala:
Parte do armário já desmontado:
A estrutura nua ainda com a tinta antiga:
Está de pernas para o ar, a ferrugem que se vê não era visível quando o fui ver porque estava virado para baixo. Só comecei a ver esta ferrugem quando comecei a carregar o armário no carro.
Mais detalhe:
Não tenho fotos do processo de decapagem nem de pintura. Tenho apenas esta última foto tirada ontem quando fui fechar a porta da garagem depois de ter estado na rua a secar o primário:
Hoje deverei dar a primeira de mão em preto mate, amanhã (ou talvez hoje mesmo à noitinha) darei a segunda e espero no fim de semana ter condições para montar o aquário completo na sala.