Quem é que se importava? Este Material que o Fórum disponibilizou com muito esforço e que os patrocinadores também ajudaram bastante, não é fácil podermos-nos queixar. Seria mesmo muito injusto. Há quem comece com muito menos e consegue igualmente coisas fantásticas. De facto uma RGB hoje em dia faz toda a diferença. Hoje em dia... Há 5 anos atrás, ainda muitos de nós tinhamos um pouco de cepticismo em relação à tecnologia nova e hoje em dia, quase ninguém prescinde dos LEDs e de preferência RGB.
No entanto para teres bonitas cores num aquario, não precisas de RGB, precisas sim de intensidade, e a calha que temos, é lindíssima, é muito simpática, mas temos MUITA DIFICULDADE em sacar cor às plantas por falta dessa intensidade. As coisas crescem, mas para ganhar cor tens mesmo de transpirar..., pelo menos no tempo que temos até à Pet.
Pareces o Tozé 😋
Muito obrigado
Ora bem,
já tardava uma nova actualização do "Zezinando foi às Amoras". Aqui vai...
Até hoje, o regime de fertilização desde o principio foi sempre o mesmo: Apenas Micros e K! Não sinto tão pouco necessidade de alterar seja o que for a este respeito tão depressa. Provavelmente, nem leva nada até à Exposição. As algas que apareceram foram as expectáveis na altura certa, e saíram com Excel como referi na altura. Não seria por meter mais fertilização do que aquela que o substrato tem e vai libertando que teria resultados diferentes do que tenho. Nem mesmo ao nível da cor que é aquilo que mais me faz transpirar. Como referi, cor mudaria se houvesse mais intensidade na folha da planta, e assim talvez tivesse que dar algum acerto. Deste modo, apenas TPA todas as semanas de 50% no minimo.
Como não fiz testes, não faço ideia da quantidade de Nitratos ou Fosfatos que tenho na água, mas sei que injecto CO2 em grandes quantidades para a coluna de água. Andei umas semanas com o drop com um verde amarelado, e depois de ir percebendo o consumo, acabei por retirar. Ou seja, com bastante CO2, se a água não acumula muito, é porque é consumido. Para ser consumido, tem de haver os outros nutrientes. Um dia destes faço o teste para matar a curiosidade de quanto tem antes e depois do fotoperíodo.
Quanto à fauna, neste aquário, tem a equipa de limpeza (2 Amanos, 1 Crossocheilos, 1 Otto) e a rapaziada que vai nascendo no outro aquário. Coloquei 4 ancistrus com 2 cms e algumas crias do Endler que vou apanhando. Não deito comida de forma regular. Aquilo é gente para trabalhar e não para comer comida comercial. Os Endler, quando vêem a comida na minha mão de 3 em 3 dias quase saltam fora do aquário. A verdade é que não registo baixas, nem algas 🙂
Quanto ao aquário em si, e no que diz respeito à parte técnica, comecei a ter alguma atenção a alguns pormenores que gostava de desenvolver no plano frontal e no médio plano. Acabei por ir buscar um pote de Eleocharis sp mini para misturar no meio da MonteCarlo, e em alguns apontamentos no caminho e na frente. Acaba por dar um contraste mais natural e selvagem. Não sei se vai desenvolver para os sítios pretendidos, mas caso não o faça, mais à frente reforço com mais um pote.
Tenho de subir a areia no plano traseiro e no meio do caminho, assim como colocar mais Gravel em alguns lugares para dar mais irregularidade ao mesmo. Neste momento parece artificial, mas ele vai ao lugar. No meio do caminho tambem terá de entrar um pedra pequena para separar as plantas de caule do caminho. Neste momento vê-se as raízes aéreas das plantas e não gosto disso. No entanto a pedra terá de entrar esta semana para que ganhe o verdete característico das outras também. Se for em cima da hora, rapidamente qualquer um repara que a pedra está a mais e assim perde a função que quero!
Mexi também na posição de algumas plantas de caule na traseira do aquário. Para conseguir ter alguns laranjas nas Rotalas, tive de baixar bastante a calha (quase ao nível da água) o que sacrificou, e muito, o plano da frente e lateral. Foi assim que pensei estrategicamente. Primeiro resolver os assuntos mais fáceis na frente e depois espetar a luz atrás mesmo em cima da das plantas que queria menos verdes. Muita poda inversa, muita poda de acerto, e muitas mexidas na calha! Enfim, acabo por começar a ver resultados e as Rotalas começam a mostrar a cor que queria. Estão já compactas, e por isso a preocupação neste momento é cor. A forma da moita neste momento ainda não é o foco principal. Daqui a duas semanas darei a poda de acerto final... Veremos se o plano corre bem.
Nunca tinha trabalhado com dimensões tão pequenas. Nunca tinha trabalhado para um resultado com um prazo tão diminuto. Não fazia ideia que era assim tão desafiante. E tem sido um desafio fantástico e de muita aprendizagem. Confesso que acuso a pressão de apresentar alguma coisa engraçada no fim. Acho que tem sido esse foco que me tem ensinado tanta coisa. Tentar no mês que falta levar o aquário para o pretendido seria uma grande conquista. Confesso que vou ter pena de o ver sair de casa.
PS: tinha dito que um dia faria as fotos com o plano traseiro em preto. Tem vantagens claras e desvantagens também. Há coisa que gostei muito (é mais fácil sacar cor na foto), mas perco em profundidade. Sinceramente nem sei o que vou fazer. Se quiserem digam a vossa opinião. Ajudava bastante.