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  1. Bruno R. Carvalho

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  2. Inácio Sanches

    Inácio Sanches

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  3. ismael_figueira

    ismael_figueira

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  4. Bruno Carneir

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Showing content with the highest reputation on 12/20/18 Em todas as areas

  1. Ismael, senti mais ou menos o mesmo, queria alterar qualquer coisa na traseira, mas não queria que fosse verde, coloquei a rotala h´ra . Ricardo Gil, a tua planta fetiche, bem como as anubias e buces, tiveram um melt tremendo, igual ao que nunca tive. quase perdi também a eleocharis mini. A arcuata, aproveitei 1 pé e passei para a lateral direita, agora e tentar mantê-la baixinha e ver o que sai dali. Estava a espera de muito mais crescimento por parte dos musgos, mas têm sido extremamente lentos, para aquilo a que estou habituado. Algas...de momento staghorn , mas tive além das diatomáceas do costume, ciano bactérias, resolvido entretanto. Após muito tempo sem actualizar, aqui ficam 2 fotos de como está actualmente.
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  2. Pormenor das alterações feitas nas traseiras. Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk
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  3. Boas, ora vamos lá atualizar isto! Passados 2 meses e pouco desde a montagem eis que os nitratos chegaram ao ponto 0 ou quase imperceptível, resultado disso mesmo foi as staghorn que começaram a aparecer aqui e acolá. Posto isto o aquário não está a ser auto-suficiente para o consumo das plantas ao nível deste nutriente, portanto toca de o adicionar na fertilização, vamos ver como estão as coisas daqui a uns dias. Ontem durante a habitual manutenção, aproveitei para testar as fotos sem equipamentos dentro do aquário, eis o resultado Há aspectos a melhorar, arestas a limar e algas para limpar, mas já dá para ter uma real percepção do resultado que se pretende neste aquário. Como equipa de limpeza mantenho 2 amanos, devia de meter mais uns quantos mas eu vou dando uma ajuda aos moços. Meti também uma neritina mas assim que vi a primeira pinta foi logo despedida!! O tapete lá vai andando lentamente mas creio que lá para o próximo milénio esteja fechado... há que ser positivo! Ps: A foto foi tirada com o telemóvel, portanto nada de grandes invenções nem equipamentos extra para uma foto de qualidade aceitável. No entanto se querem uma foto para concurso tentem juntar todos os recursos que tenham disponíveis pois uma boa foto dá sempre uns pontos extra no final! Abraços
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  4. Bom dia, Verifico amiude muitas pessoas com duvidas sobre sistemas de Co2 completo. Deixo-vos uma sugestão de equipamento (que é parte do que tenho) e sobre o qual só posso afirmar que não tenho qualquer razão de queixa e satisfação 100%. assim como é mais barato do que a maioria das soluções que estão no mercado. Quando digo barato atenda-se à relação Preço / Qualidade. Se for para falar de preços apenas como factor decisivo de escolha não vale a pena ler o resto. Penso que seja uma solução bastante viavel para qualquer plantado. Indico simultaneamente opinião pessoal da razão destas aquisições. 1º Kit redutor com valvula solenoide. Mais ou menos 50€ (entregue em mão) 2º DropCheker de Co2 - 50 euros já com portes. (entregue em mão) Podem optar por um simples. Eu prefiro este porque na camara inferior é introduzido a solução de referência que já vem calibrada a 30PPM e na camarã superior o reagente. Com este artigo não há como enganar nem ter duvidas sobre a percentagem de Co2 diluida no aquario. Poderão dizer que é caro (o que não discordo) mas uma vez que o CO2 é apenas e só a maior dor de cabeça nos plantados, eu sou de opinião que o investimento vale a pena. Extintor de Co2 adquire-se facilmente no OLx ou noutras páginas por uns 10 euros. Conta bolhas tambem existem equipamentos simples a 10 euros (isto até nem é necessário uma vez que com aquele DropCheker não há necessidade de conta bolhas) Por ultimo. Não faz qualquer sentido adquirir um equipamento de CO2 (por mais barato que seja um outro diferente deste sugerido) e depois não retirar o devido aproveitamento dele, porque temos uma deficiente injecção de CO2. O que define uma excelente qualidade de injecção, é o Difusor. A sua pedra difusora e a taxa de compressão que a camara/disco do difusor suporta até que o gas passe e seja expelido pela pedra porosa o mais "desfragmentado" possivel. Bolhas de gas por todo o aquario? Mau sinal. Gas a ser expelido tipo poeira? Excelente! E é aqui que se faz toda a diferença. E neste âmbito creio ser do consenso geral que a ADA é rainha sucedendo-lhe a sua irmã que é a "DO!Aqua". Particularmente, e atendendo à globalidade dos preços nestas duas gamas eu sou de opinião que o artigo intemedio da ADA "Pollen Glass Beetle de 40 mm" é a opção acertada. A diferença de preço que vai deste para o de 50 mm ou para o inferior de 30 mm, compensa comprar este. E fica-se com um difusor para qualquer aquario. Já se comprar o de 30 mm não se pode dizer o mesmo porque num aquario de tamanho grande o de 30 mm pode ser escasso. No mesmo sentido de análise o "Do! Aqua" Music Glass 40D. Seria injusto da minha parte não deixar a porta aberta para outras referências do mercado no campo dos difusores, e sobre as quais tenho lido os mais dispares comentarios. O que posso dizer sobre isso, é que já tive 4 outros difusores de outras marcas (incluindo marcas Nacionais), que por razões de ética não vou mencionar nomes, e digam o que disserem, não cumprem a sua missão. Nem estão perto de o fazer. Só não posso referir a "VIV" porque esse nunca tive. Fica feita a salvaguarda. A minha opinião é que um bom difusor paga-se a si mesmo com a poupança que vão fazer a médio prazo, no inferior consumo de CO2, e nos gastos de dinheiro a toda a hora em "rescapes", replantações, mudanças de luzes, aquisições de soluções anti algas e todos os problemas sobejamente conhecidos porque derivam de uma injecção deficiente de CO2. Poupa-se de um lado e depois gasta-se o dobro pelo outro porque o aquario está em constante "reparação", remodelação. Não é que o CO2 seja a causa de todos os males. Mas seguramente está no topo delas. E se investir nisto nos retira secalhar mais de 50% das nossas dores de cabeça vale o investimento. (Repito que estou a falar de plantados). E sobretudo pela eliminação de grandes dores de cabeça e desistências do Hobby. Porque quando o aquariofilista não desfruta e só se debate com sucessivas guerras de algas acaba por desistir do hobby,. e porque a carteira nem sempre está disponivel para "rescapes". Bem haja,
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  5. Boas Estamos a chegar às 2 semanas deste dry start e por agora as coisas até estão a correr bem. 1 - já se nota um crescimento considerável no tapete. 2- nota-se alguns sinais que a riccardia está a querer arrancar nas pedras Durante estas duas semanas têm sido só manter a humidade, faço um pequeno mist das plantas e Rochas todos os dias. E verifico o aparecimento de bolor, e durante a primeira semana infelizmente tive algum bolor. Isto é sempre um risco no dry start mas neste caso já era de todo esperado devido ao uso do iogurte. No entanto não é razão de entrar em pânico e só suar uma cotonete e remover das Rochas e plantas sempre que aparece. Para reduzir chances de bolor aparecer e dar 10 minutos de arejamento diários ao aquário e deixar algumas pequenas aberturas na cobertura. Com a chegada da segunda semana o bolor foi deixando de aparecer. Se houver acumular de água no substrato, é só usar um turkey baster para remover o excesso. Outro problema que tive é a areia do caminho a ficar coberta de verdete Evitar isto e facil, é só colocar areia no aquario depois do dry start estar concluído e antes de encher. Eu descuidei-me na montagem e coloquei logo a areia. No entanto também não é um problema grave, no final do dry start convém encher o aquario e vaza-lo de novo para remover excesso de nutrientes e resíduos acumulados durante o dry start. Por isso quando fizer isso simplesmente uso a mangueira para remover a areia suja e antes de voltar a encher coloco nova areia. Hoje fiz mais algumas mudanças no layout. Ainda não estava contente com o layout nas traseiras, então usei substrato entre as rochas para aumentar a altura e proporcionar novas áreas de plantação. Usei Cuba e Eleocharis mínima nestas áreas e tou confiante que a medida que crescerem serão visíveis aumentado a profundidade do layout. Sem mais demoras aqui ficam as fotos de como o aquario está hoje. Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk
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  6. Boas pessoal Só para fazer um update. Depois da poda a tudo: Abraço
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  7. Após mais alguma pesquisa no site da Seachem e caso alguém tenha mais interesse neste assunto encontrei a seguinte reposta do suporte técnico da Seachem: "Does Purigen increase PH?Thank you for the post!No, regenerated Purigen will not affect your pH. On older packages of Purigen there were instructions to use a buffer after regeneration but we found that this is not necessary. Just be sure to follow the regeneration of soaking in a bleach and water solution and then in water treated with Prime or other water conditioner as the directions state." Ou seja, basta fazer regeneração com água e lixívia, e depois limpeza com água e Prime.
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  8. Bom dia. Estive a ver no site da Seachem qual o processo de regeneração recomendado por eles: "Purigen® will turn from its normal color to a deep brown when it is exhausted. Soak in a 1:1 bleach:water solution for 24 hours in a non-metallic container in a well ventilated area and away from children. Use regular 8.25% hypochlorite household bleach (non-scented, no dyes, do not use a splash-less bleach). Rinse well, then soak for 8 hours with a solution containing 4 tablespoons of Prime® or 16 grams of Safe™ per cup of water. Rinse well. For freshwater use, soak for 4 hours with a solution containing 2 tablespoon of buffer per cup of water (Discus Buffer®, Neutral Regulator®. Original color and full activity should now be restored and Purigen® is ready for reuse. Caution: some slime coat products may permanently foul Purigen® and render regeneration difficult. Do not reuse if odor of bleach/chlorine is detectable. In case of doubt, soak beads in small quantity of water and test for residual chlorine with a chlorine test kit." A certa altura referem para mergulhar no final por 4 horas num solução de água com 2 colheres de Discus Buffer ou Neutral Regulator. Vi muitos tópicos de regeneração e quase nenhuns falam disto. Será que se não usar nenhum deles o pH irá variar ou será mesmo técnica da empresa levar as pessoas a comprar mais produtos deles? Porque o Seachem Prime para remover a lixívia tinha porque uso-o nas minhas TPAs mas os outros produtos não tenho pois nunca precisei.
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  9. Já que insistes! Foi bastante simples de fazer, uma adaptação fácil e eficaz. A isto de se chama um filtro polivalente! Dá para perceber pela foto geral o estado do tapete, não há muito a fazer, vejo por lá uns pequenos rebentos mas não sei se são suficientemente fortes para enraizar.
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