Actualização do Zezinando
Em primeiro lugar, tem sido um gozo tremendo trabalhar com um aquário tão pequeno. Cada pormenor, cada planta, cada poda tem uma importância acrescida porque qualquer erro num aquário grande rapidamente passa despercebida. Em algo tão concentrado, a dificuldade é maior!
As algas estão quase erradicadas por completa, sobrando algumas coisas sem importância nenhuma. As plantas crescem bem, o tapete está quase fachado no lugar dele começando já a invadir algumas zonas adjacentes. Noto clara dificuldade em tornar a Rotala rotundifolia mais alaranjada. Desconfio que a luz não dê para isso tão rapido, mas veremos mais tarde. A verdade é que tambem não a deixo crescer até ao topo da coluna e mais proximo da luz, mas a prioridade neste momento é mesmo que adense a moite na parte posterior.
Entraram 2 plantas diferentes: A Ludwigia Super red (ou Ludwigia Palustris) e a Bolbitis diformis.
A Ludwigia tem cores fantásticas. É uma planta chata porque temos sempre de andar a podar a parte superior e enterrar novamente porque o caule fica feio e acaba por apodrecer. É muito facil sacar vermelho dela, nunca desilude. Para quem quer vermelho rapido num aquario, é claramente a planta mais facil para isso.
É curioso ver que as folhas verdes acabam por ficar vermelhas nas nervuras. Quando planta está verde e a colocamos no aquario (foi o caso), as folhas novas nascem imediatamente com tons vermelhos vivos, e as antigas ganham esses tons nas nervuras.
Entraram tambem estas coisas. Nunca fui fã disto! Até hoje, que estou rendido à beleza das cores. Fotografá-los é que é quase impossivel pois não param quietos. Não consegui tirar uma foto de jeito que fosse 😞
Fica a foto frontal, ligeiramente por cima, para se notar o gradiente de cores que tento conseguir no plano traseiro. Não vai ser facil e duvido que tenha tempo para ficar no ponto até fevereiro.
Continuo sem dar Macros! Apenas K e Trace. tem-se aguentado e até bem mais do que eu pensava. Não noto carências nas folhas novas, e vou deixar estar mais uns tempos assim. continuo com o regime de 50% de TPA todas as semanas.
Próxima etapa, escolher o fundo para o aquário. Nem sei o que escolher. As duas opções são o preto ou o fosco claro. Dependendo do que escolher, terei de mexer no caminho (ou não) e acertar podas de outra maneira.
Na próxima semana meto umas fotos com ambos para ver se me ajudam a escolher 😉
Ps: desta vez experimentei fazer uma edição mais dark com as fotos a ficarem mais escuras... Não desgostei, mas tambem não fiquei muito fã.