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Afinal, devemos ou não utilizar sal no aquário de água doce? Esta é uma pergunta que frequentemente me colocam muitos aquariófilos que se estão a iniciar no hobby e que é também muito provavelmente uma das questões mais controversas na aquariologia de água doce... Há quem garanta que sim, que só faz bem... Há quem sustente que não, que os prejuízos são muito superiores às vantagens... Antes do mais, convém esclarecer que quando estamos a falar de sal estamos a referir-nos ao sal marinho comum, ao sal grosso utilizado na cozinha, ao sal puro, sem aditivos e não refinado (o nome correcto da substância é cloreto de sódio, cuja fórmula química é NaCl, pois é formada na proporção de um átomo de cloro para cada átomo de sódio). Ora bem, por um lado, estamos a falar de um dos remédios mais antigos usados pelos aquariófilos: está provado que a adição de sal à água tem efeitos muito positivos na recuperação dos ferimentos dos nossos peixes, que promove a produção dos mucos protectores da pele e das barbatanas deles, que melhora significativamente as suas funções branquiais e que é inquestionavelmente uma abordagem eficaz no tratamento contra vários parasitas externos (designadamente contra infestações de Costia, Epistylis e outros protozoários), bem como na prevenção e controlo do envenenamento por nitritos num tanque recentemente instalado (onde o ciclo do nitrogénio ainda não esteja estabilizado). Basicamente, é fácil encontrarmos muita informação na internet sobre as vantagens da utilização do sal num aquário de água doce, sendo que eu próprio já publiquei aliás textos a recomendar a sua aplicação em vários casos. Isto desde que as espécies de peixes que nós tivermos o tolerem, como é evidente. Porque há muitas espécies, como os peixes sem escamas, em particular as corydoras, e muitos tetras que não suportam sal, mesmo quantidades muito pequenas. Além disso, todas as plantas aquáticas também se ressentem gravemente, mesmo com quantidades muito reduzidas de sal. Pelo exposto, a utilização de sal para tratamentos deve ser feita sempre que possível num aquário-hospital e nunca num aquário plantado. O sal como excepção à regra Todavia, por outro lado, também existem muitas provas científicas de que as situações acima descritas podem ser excepções à regra e que não devemos utilizar o sal num aquário de água doce. De facto, se o aquário é de água doce, existem muito outros parâmetros (e cuidados da nossa parte…) que podem ajudar a prevenir as situações acima descritas. Na esmagadora maioria dos habitats de onde provieram os nossos peixes e plantas não existe sal na água (salvo algumas espécies perfeitamente identificadas, que geralmente são consideradas peixes de água salobra; ou seja, cientificamente falando, já não estamos a falar de peixes de água doce…) Significa isto que a forma correcta de pormos a questão é dizer que os nossos peixes podem excepcionalmente tolerar o sal, mas não precisam sempre dele e vivem muito melhor sem ele. Quanto às nossas plantas, é indiscutível que não precisam nunca de sal e que irão seguramente murchar se houver sal na água. Sintetizando, numa perspectiva de médio e longo prazo (ou seja, mais do que durante 3 a 4 semanas seguidas), o sal acaba por ser prejudicial para (quase) todos os peixes de água doce. Já para as plantas de água doce é prejudicial a qualquer momento. Por isso, as consequências prejudiciais da utilização de sal num aquário de água doce têm diferentes graus para os peixes e para as plantas. Para entendermos porque é que isso é assim, temos de compreender primeiro o que é que o sal faz na água e percebermos também o que são os processos de regulação osmótica (que em termos muito simplistas têm a ver com as trocas de líquidos entre os seres vivos e o respectivo meio-ambiente e com a respectiva pressão interna). Vamos então por partes: todos sabemos que o sal torna a água mais densa que a mesma água sem sal (para nós é muito mais fácil boiarmos num mar calmo do que numa piscina, pois a maior densidade da água salgada ajuda-nos a conseguirmos flutuar...) O nosso aquário contém água, que é o ambiente que serve de suporte à vida dentro dele e os corpos dos nossos peixes e as folhas e os caules das nossas plantas aquáticas também contêm água (exactamente da mesma forma que nós, pois os nossos corpos são constituídos por entre 60 a 70% de água, consoante a idade). Ora a água que temos no aquário e a água que está dentro dos nossos peixes e das nossas plantas são separadas por uma camada semi-permeável, uma membrana composta por células. A água pode passar por cada uma dessas células e está sempre a passar. Ou seja, quando o corpo de água de um lado é mais denso, o outro corpo de água menos denso passa por essa membrana, através dela, para equalizar a água em ambos os lados. A pressão osmótica e a osmoregulação Assim sendo, a água do aquário está constantemente a passar através dessa membrana, das células da pele dos peixes, por osmose, a tentar equalizar a água dentro do corpo do peixe (que é mais denso) com a água no aquário. Convém ter em conta que o corpo de um peixe é constituído por entre 80 a 90% de água, sendo que a grande diferença entre os peixes de água doce e os de água salgada é que, enquanto na água do mar há muito mais sal do que dentro do corpo dos peixes de água salgada, já num ambiente de água doce a quantidade de sal dentro do corpo dos peixes é maior do que a que existe no ambiente que os rodeia. Tudo isto tem a ver com uma propriedade dos líquidos que se chama tonicidade e que numa forma simplista se pode explicar como sendo a capacidade de uma solução (um líquido) exercer pressão osmótica sobre uma membrana (se a pressão osmótica, a pressão interna, dentro do peixe for muito grande, como sucede na hidropsia, até às escamas dele vão começar a levantar, a ficarem eriçadas, não é verdade?) Querem um exemplo prático disto, caros leitores? Pois bem, se deixarmos as nossas mãos dentro de água durante muito tempo vemos que os nossos dedos ficam todos enrugados, não é? Isso sucede por causa da osmose e porque a nossa pele também tem uma membrana semi-permeável… E os vegetais não ficam desidratados e secos ao longo do tempo? É por causa da osmose, em que perdem a água dentro deles por evaporação, através da tal membrana de células. No mundo dos seres vivos, de uma forma ou de outra, estamos rodeados de situações de osmose. No caso dos peixes de água salgada, a água do mar é hipertónica para os peixes. Ao invés, nos peixes de água doce, a água no seu ambiente é hipotónica para os seus corpos: como o conteúdo de sal dentro dos seus corpos é maior do que na água que os rodeia, por causa da osmose a água flui constantemente através dos seus corpos. Dito isto de outra forma, a água do aquário está constantemente a diluir a água do corpo dos peixes até que fiquem ambos iguais. Quanto aos corpos dos peixes, estão a controlar a quantidade de sais que mantém dentro de si, ou expelem, através de uma função chamada osmoregulação. No caso dos peixes de água doce, estão sempre a regular esse equilíbrio e a excretar essa água através da respiração e da urina. Esta é a questão fulcral que está por detrás das diferenças de pH, bem como das durezas da água, que têm a ver com os tipos e quantidades dos sais minerais e outras substâncias dissolvidos na água. O ambiente da água é fundamental para o equilíbrio interno do peixe e, consequentemente, para o seu bem-estar. E é por isso que cada espécie tem requisitos diferentes relativamente aos parâmetros da água que constitui o seu meio ambiente. Uma carga sobre os rins dos peixes Voltando à utilização do sal na água doce, o que se verifica é que com a adição de sal aumenta o trabalho fisiológico pedido ao corpo do peixe — as funções renais são particularmente utilizadas para manter o equilíbrio biológico interno contra o excesso de sal — o que também acaba de algum modo por aumentar o stress do peixe, neste esforço para manter sua estabilidade interna, o seu equilíbrio. Além disso, com o sal na água o peixe tende a produzir mais muco do que o normal, especialmente nas brânquias, o que ajuda na cicatrização das feridas e afasta os parasitas pura e simplesmente porque o sal é um agente com propriedades irritantes. Ou seja, o peixe aumenta a produção de muco para se defender também da irritação que o sal lhe provoca na pele. Esse muco em excesso indica que o peixe está a tentar proteger-se também ele da irritação que lhe provoca o excesso de sal na água. Eu devo confessar aqui que gosto de utilizar a água do mar no fim de cada Outono como tónico geral. Mas eu tenho a sorte de morar perto da Zona de Interesse Biofísico das Avencas, uma área marinha protegida que abrange as praias da Parede, onde posso captar água do mar não-contaminada, longe das marinas de Oeiras e de Cascais. Exceptuando nos meus aquários com plantas, adiciono de forma progressiva entre 1 a 2 litros de água do mar por cada 100 litros de água dos meus aquários (cada litro de água do mar tem entre 33 a 34 gramas de sal). Mas faço isso apenas para as espécies que tenho que gostam de águas duras e que toleram muito bem o sal. Para outras espécies há ter particular atenção às medidas e sobretudo conferir se as espécies de peixes em questão toleram o sal de todo. Porque há muitas espécies que não suportam nem quantidades mínimas. Num dos meus livros de ictiologia é referido que 100 ppm (partes por milhão) de sal é o máximo que se pode utilizar para caracídeos e há várias espécies que entram muito rapidamente em considerável stress e acabam até por morrer com uma concentração de 60 ppm. Ora, 100 ppm é sensivelmente igual a 0,1 gramas de sal por litro de água. Como uma colher de chá rasa contém 6 gramas de sal, então uma colher de chá de sal por 100 litros equivaleria a cerca de 60 vezes a quantidade tolerável. Ou seja, quando eu adiciono água do mar aos meus aquários estou a adicionar entre 34 a 68 vezes a quantidade tolerável pelos caracídeos. Mas a realidade é que eu não tenho caracídeos… Para certas espécies, em particular para várias espécies ovovivíparas da família dos poecilídeos, que têm uma tolerância muito maior ao sal (na Natureza encontram-se muitas vezes existem Mollinesias em água salobra), estes níveis de sal até podem ser perfeitamente seguros para eles… Tenho amigos que mantêm mollies que adicionam com alguma regularidade 4 colheres de sopa rasas de sal (uma colher de sopa rasa contém cerca de 15 gramas de sal) por cada 100 litros sem problemas... Já quanto às plantas a história é completamente diferente: quando se adiciona sal à água do aquário, a água que está dentro das células das plantas é menos densa, por isso escapa-se-lhes através das células e perde-se. O resultado é que as plantas ficam desidratadas em pouco tempo e começam rapidamente a murchar. Começam literalmente a secar, mesmo estando dentro de água... Infelizmente, até à data ainda não consegui encontrar em nenhum lado, em nenhum livro, uma referência, um indicador, sobre a quantidade de sal que é tolerada pelas plantas. Em todos os meus livros sobre plantas de aquário os especialistas referem que algumas espécies de plantas são menos sensíveis do que outras, mas todos eles estão de acordo que o sal é extremamente prejudicial para as plantas e todos recomendam também que não se utilize nunca sal em aquários com plantas.3 points
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Boas Vera esse aquario ta um mimo. Gostei do layout. Mas acho que era melhor teres enchido o aquario logo. Como o Tozé disse depois pode ser problemático mas agora ja ta. Espero que corra bem pois tem tudo para andar sobre rodas. Sobre a calha realmente com uma 900S ficavas melhor ou até uma SP que fica suspensa. Assim sempre que quisesses metias a mao na agua para alguma alteração porque andar a tirar sempre as calhas para manutenção é cansativo. Mas boa escolha na mesma. Luz top de linha. Alias o Gonçalo ajudou-me a escolher a minha. ( Shiuuu Gonçalo, nao des spoiler =D, é segredo hehehe ) Plantas muito boa escolha, quase que me copias-te hsahsah ( estou a brincar, vem ai novidades =D ) Vamos la ver se temos sucesso com estes aquarios de ponta heheh Agora so falta é ai umas fotos oh vera, como isso vai? abraço1 point
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Falo no florido tabs devido ao fértil ao fim de 6 meses +/- esgotar-se. Uma caixa de florido tabs custa á volta dos 7€ Entretanto vou ver se ganho coragem de desmontar pra começar a nova montagem1 point
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Boas André O pessoal dos Oscares caiu-te todo em cima e eu claro como só crio oscares e conheço as suas necessidades não posso fugir a isso. A minha opinião é esta: Aproveita a época e compra uma aquario banal de 120X40X50, encontras isso aos pontapés em 2ª mão, e custa-te o preço dumas cervejas no BA e de 1 ou 2 miseros jantares com a namorada. Coisa simples Desta forma podes evoluir na aquáriofilia e dar melhores condições aos teus amigos de barbatanas, não achas que eles merecem? Abraços e boa aquariofilia1 point
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Como já toda a gente te disse o espaço que tens é manifestamente pouco para os peixes que tens. Olha eu tinha 2 oscares num aqua de 120 Litros e como não me queria desfazer deles e podia ter um maior, comprei um aqua de 400 Litros de propósito mas tambem te digo que se não pudesse pensava em outros peixes para o meu aqua de 120 L (tem escalares, rasboras, tetras agora). Os Oscares são dos peixes que eu mais gosto e como depois deles morrerem (de velhice penso, pois já tinham 11 anos) eu mudei o aqua para Mbunas, agora não posso ter Oscares e tenho de me aguentar. Eu tenho nesta altura o meu Tubarão Negro de 40 cm com os Mbunas no aqua de 400 L e já estou a pensar onde o vou por sozinho pois embora tenha espaço merece melhor. Penso eu que deves pensar melhor na fauna do teu aqua, pois tens muito que escolher para 80 Litros. Abraço1 point
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Sorry... Esqueci-me de te dizer: como bons sul-americanos que são, os óscares e os severuns gostam da temperatura entre 23 e 28°, preferem o ph entre 6,5 e 7 e exigem uma dureza entre 12 e 20°dKH. Além disso, os óscares apreciam grandemente mudanças frequentes de água (20% da água de semana a semana ou de quinze em quinze dias, mais coisa menos coisa...) Um ligeiro refrescamento de temperatura e a nova água dão-lhes vigor e estimulam a desova... Também exigem uma muito boa filtração (sobretudo num aquário de 80 litros, eheheh...) e uma boa quantidade de oxigénio dissolvido na água... Dois bons filtros (um filtro interno e um externo) são o mínimo para uma filtração equilibrada e uma correcta circulação da água/ventilação, na minha modesta opinião... Num aquário mal filtrado (e assim pequeno é quase inevitável isso suceder...) existem fortíssimas probabilidades dos teus ciclídeos virem a sofrer da «doença do buraco». Esta é despoletada por uma infestação pelos parasitas intestinais flagelados (que estão em estado latente mas se multiplicam exponencialmente quando o animal está em más condições), fazendo com que o espécime afectado tenha de suprir a subnutrição provocada pelos parasitas - que lhe roubam os nutrientes no aparelho digestivo - recorrendo às proteínas de que necessita para manter a cartilagem na zona superior da cabeça. E depois da doença do buraco (de recuperação morosa e que exige reforços vitamínicos para compensar as deficiências na nutrição...) vêm os olhos inchados, os parasitas da pele, as infecções bacterianas, etc. Em suma, tens enormes probabilidades de vires a ter chatices das grandes... Se as rochas são calcáreas, tiras-as quanto antes. Quanto ao mystus e ao pseudotropheus, o melhor é desfazeres-te deles também... Não são da mesma região e os pseudotropheus gostam da água com parâmetros completamente distintos (alcalina, muito mais dura...) Mas, sinceramente, dada a capacidade do teu aquário e as espécies que queres manter, eu mudava era de tanque (aproveita o Natal, que está aí à porta...) Caso contrário, mudava de espécies... Olha que eu tenho actualmente (só) quatro tanques e o mais pequeno deles (o meu aquário de quarantena) tem 240 litros... Porquê? Porque tenho óscares... Um abraço1 point
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Meu caro amigo, Perdão?!? Ainda estou boquiaberto... Eu também tenho um casal de óscares, ambos com 25/30 cm, um severum macho com cerca de 25 cm e um temporalis fêmea com 20 cm, todos juntos num aquário de 600 litros e o planeamento já é claramente desajustado face ao que seria ideal (a explicação é que o severum ficou viúvo há cerca de um ano e o temporalis é o que resta de dois casais que tinham morrido de velhice antes disso. Há cerca de um ano um amigo meu deu-me os óscares, que tinham cerca de meio ano na altura e uns 12 cm cada um e eles estão agora ambos na casa dos 25/30 cm... Ou seja, não são juvenis mas são jovens...) A verdade, deixa-me que te diga, é esta: os meus peixes não estão tão à vontade como deviam. Então quando os meus óscares querem desovar, o aquário fica mesmo pequeno... Sinceramente, com o todo o respeito que me mereces, não concordas que num aquário de 80 litros era capaz de ser melhor opção ter um casal de nigrofasciatus, ou um de sajicas? Ou então um casal de kribensis? Podes crer que os 80 litros nem dão para o teu severum, quanto mais para um óscar... Olha para as críticas que te fizeram aqui no fórum e medita no assunto, por favor... Se insistires nas tuas pretensões os teus peixes não vão ser felizes e vais ter problemas sérios em breve... Acredita... P.S: Quando era miúdo tive dois casais de óscares num aquário de 800 litros e o maior quando morreu media quase 40 cm... Depois disso trabalhei no aquário Vasco da Gama (já lá vão quase 25 anos...) e fazia criação de óscares com um casal em que o macho devia ter à vontade uns 40 cm... Na minha opinião um casal de óscares só é feliz com um território de cerca de 500 litros, no mínimo. Mas se forem felizes «enchem» o aquário com a sua presença e não são precisos mais peixes. Um abraço1 point