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Muito obrigado pelo apoio caro Ricardo. Até agora tem sido um desfio muito enriquecedor. Uma espécie de tutorial que me tem permitido aumentar o meu conhecimento de forma exponencial. Agradeço a todos pela ajuda, e espero poder ver em breve como está a evoluir o teu aquário, cuja montagem não tive oportunidade de acompanhar in loco. No desafio só conhecia mesmo o Mestre João, das "aulas" que me tinha dado na saudosa Ecoarium de Massamá, e o Tozé que me apresentou uma estimativa orçamental para montagem de um aquário plantado, que entretanto já foi largamente ultrapassada. Mas única e simplesmente por culpa minha, que tenho dificuldades em controlar-me dentro de lojas de aquariofilia. 😄 Mas a partir de agora, sempre que o pessoal do fórum pensar em desafios do género, podem contar comigo. Tenho toda a eternidade para dormir 😄 Pois já vi que o que estraga mesmo tudo é a água. Assim que entrou, começou logo a fazer o meu lindo tapete levitar, bem como um tronquinho que não estava assim lá muito bem preso... 😄 Mas é um mal necessário, por isso só me resta tentar entendê-la. Para a semana já vou fazer umas análises para perceber como é que os parâmetros estão a evoluir. Estou cheio de curiosidade :) Mas em Fevereiro espero conseguir apresentar um trabalho que represente bem o meu esforço e dedicação, bem como todas as vossas preciosas ajudas. Estou a usar o Neo CO2. Pelo que li, a Elatine sem CO2 é uma sentença de morte. Fertilização estou a pensar começar para a semana, quando começar a fazer TPA's dia sim, dia não. Até lá tenho feito TPA's diárias de aproximadamente 40%. Mas espero entender um pouco melhor o que preciso adicionar à água, assim que fizer as análises. Em relação à areia, uma das poucas certezas que tinha quando decidi entrar no desafio, era que não queria um layout com areia, porque iria aumentar ainda mais a dificuldade de manutenção do mesmo. Mas segui os conselhos dos meus colegas e lá me rendi à areia. Optei por uma cor mais escura para o contraste não ser tão grande, harmonizando com a cor da madeira, e para não se notar tanto o sujo. Até agora não me arrependo, com a água a cor não fica tão intensa. Depois tenho que pôr uma foto que mostre o estado actual do Rookie. Ficarei então a aguardar a chegada das algas para ver que arma devo utilizar para as exterminar. 😄 Por fim, até agora estou a adorar este desafio, e estou completamente rendido à minha Ludwigia... Cada dia que passa está a ficar mais encarnada. É um fenómeno tão lindo de observar que se não tiver cuidado, e não me controlar, fico o dia todo a olhar para ela!3 points
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Como estou a usar um difusor interno, troquei o difusor de sítio, para a diluição ficar mais eficiente. Infelizmente o sítio perfeito é na parte da frente do aquário... Introduzi o meu Betta, para controlar a população dos guppies, de forma a evitar excessos de população e descontrolo nos nutrientes da água.3 points
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Boas Pedro "Nada mau para quem está a começar" AHAHAHAHAHAHAHAHA A malta só pode estar a gozar, não lhes ligues... 😋 Duvido que alguém que tenha estado contigo naquela sala no domingo, tenha feito uma coisa destas numa primeira aventura a serio no Aquascaping... Aceitar um desafio destes, ter material disponibilizado por outros, plantas escolhidas por outros e apresentar este resultado, meu amigo, estás mais do que parabens!!! Só posso deixar uma palavra de louvor e de parabéns! Foste dos poucos que preferiu arriscar e não ficar em casa a criticar que pouco se faz neste país. Acordaste cedo num dia em que a esmagadora maioria acorda para ir à casa de banho e volta para a cama. Não sei se conhecias muita gente que por lá andava, mas o facto de arriscares, também por isso, já te torna um "vencedor". Quando comecei no aquascaping não tive esta oportunidade que tiveste, nem tive as ajudas in loco como te proporcionaram. Por isso, segue também o meu louvor para o forum! Quanto ao aquário tens coisas que me agradam e outras nem tanto. Mas neste momento, é o que menos importa, porque daqui a 2 meses ele estará diferente daquilo que eu, tu ou qualquer outra pessoa imagina. Isso vai depender muito da capacidade que terás para ires cortando e plantando e de regular todas as variaveis (iluminação, fertilização, etc...). Não interessa muito quem te ajudou e se foi muito ou pouco. Desculpa a franqueza, mas isso foi o mais facil daquilo que te espera. A partir do momento que metes agua e ligas a luz é que começa o desafio a sério. Serão mais os erros que cometerás do que acertos, e é bom que erres muito! Estamos cá para irmos minimizando esse impacto negativo, mas no final, aquilo que aprendeste valerá muito mais do que a soma de todos os erros. Na PetFestival, olharás para o aquario e sentirás orgulho. Tu e nós! Quanto ás questões mais praticas que colocaste em cima, aquilo que posso dizer-te é coo eu estou a fazer: 1) Fertilização só com K e micros! Tudo o resto o substrato está a disponibilizar neste momento. Não é por meteres mais fertilizantes que as coisas vão correr mais depressa. Não percebi em cima se estás a utilizar CO2, e caso não estejas, tem atenção à luz. Eu tenho 3 bps e noto a diferença já em algumas plantas. Isto significa que a luz é forte o suficiente para arrancares bem, o que significa que se não tens CO2, ou diminuis o foto periodo ou levantas a calha ou fazes TPAs maiores... 2) Na primeira semana estou a fazer TPAs de 50% a cada 2 dias. Não quero arriscar! Nunca trabalhei com este substrato mas quem o conhece bem aconselhou-me isso. Concordo, mas detesto a cor... Mais clara e o impacto era outro 😉 Na minha opinião, tão depressa não fertilizava. Só K e Micros... ainda mais, nem tem CO2 (acho eu). O problema não vai ser falta de Macros, mas sim, que as plantas consumam o que há de disponivel antes das algas. São poucas as coisas que nos ensinam tanto como as algas. Elas vão aparecer, vamos ajudar-te a dar a volta, e vai correr bem. Não penses já em comprar seja o que for para elas. Só em ultimo caso se colocam quimicos na agua para lhes dar a volta! Não cries expectativas, cria porcos! Se as coisas não correrem bem, sempre temos presunto no fim! Uma vez mais, muitos PARABENS!!!3 points
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O meu desafio para este aquário, é mesmo tentar acelarar ao maximo o desenvolvimento da estabilidade do aquário para as plantas, sem compremeter a fauna. Por isso é que tenho usado água de outro aquario já maturado para as trocas diárias. Assim dá para acelarar as coisas. Mas usando o teu exemplo da autoestrada, andar a 300km/h não é muito seguro e arrisca-se sempre à coisa correr mal ou muito mal... é estar atento aos sinais de aviso. Espera um pouco até introduzires os peixes. Se tiveres outro aquário já maturado e estabilizado, podes colocar alguns peixes e fazer as mudas com essa agua, mas convém ires testando o no3 e po4 para teres a noção do que está a entrar e do que o aquário está a criar naturalemente. É tudo questão de equilibrio Com este filtro na parte traseira do aquário o fluxo da água desce na parte da frente. Eu gosto de colocar o difusor no sitio em que a água desce e empurra as bolhas para baixo, evitando que subam rapidamente para a superficie e se perca esse CO2. A posição ideal, vai depender do sitio do filtro, do caudal que o filtro tem e do layout do aquário. Mais logo já faço um video para explicar melhor.1 point
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A Elatine do lado direito fez melt... Vamos ver se dá a volta. Introduzi 7 guppies endler juvenis e 7 camarões neocaridina sp. Tenho usado água do aquário grande para as mudas, que foi de onde os animais vieram. Introduzi também um twinstar nano e aumentei um pouco o co2 Agora é continuar no mesmo esquema e esperar a altura de podar e replantar1 point
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Os peixes têm pontos brancos ou só se coçam? Cuidado com os diagnósticos... Se só se coçam não é ictio... Podem ser fungos, parasitas (internos/externos)... O Esha2000 dá para várias maleitas e podes tentar com ele, mas tenta verificar se para além da coceira, se os peixes apresentam algo diferente no corpo.1 point
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Boas, Independentemente de usarem o Fluvermal ou não, das pesquisas que fiz na NET e que fui arquivando, alguns mesmo em sites internacionais, fiz este pequeno resumo sobre este medicamento, que espero que possa ajudar. FLUVERMAL (principio activo Flubendazol) Medicamento barato e de venda livre em Farmácias, o frasco de Xarope (Suspensão oral, cor branca) com 30 ml custa +/- 5€. A dose mais usualmente utilizada em aquariofilia é de 1 ml/10L. A concentração do medicamento é de 20 mg de flubendazol por cada ml de suspensão. Seguro para os peixes, plantas e camarões, já em relação às ampularias (caracois) é bastante agressivo, podendo mesmo ser utilizado para obter a sua exterminação no aquario (várias semanas após a sua administração, as ampulárias ainda se irão resentir se existirem residuos do medicamento). É utilizado em aquariofilia, no tratamento das infecções provocadas por um ou mais dos seguintes parasitas: Gyrodactilus ( trematodo) - parasita da pele - pouco frequentes e pouco patogénicos Dactylogirus ( trematodo) - parasita das guelras - frequentes e patogénicos especialmente para peixes jovens ou em stress ( por introdução recente , má qualidade de água ou nutrição deficiente ). Provocam respiração difícil e matam Capilaria ( nematodo )- raro( excepto em peixes alimentados com comida viva apanhada em charcos contaminados ) e pouco patogénico, provocam emagrecimento e crescimento deficiente - encontra-se no intestino Ténias ( cestodos) - relativamente frequente pouco patogénicos, mas provocam emagrecimento e crescimento deficiente - encontram-se no intestino O Flubendazol é um medicamento utilizado para combater os parasitas das guelras, pele e intestinais. Os peixes toleram bem Flubendazol, desde que não existam outros produtos químicos ou medicamentos na água. Aquando da sua utilização o aquário deve estar absolutamente limpo, pois como sabemos a presença de altos níveis de nitritos ou de amónia, pode-se tornar letal para os peixes. Como precaução, limpe previamente os materiais filtrantes e faça uma grande troca de água (TPA) antes de iniciar o tratamento. Uma vez que o tratamento da água também mata os ovos dos parasitas, o tratamento para "limpar" o aquario não tem de ser repetido. A grande maioria dos parasitas das guelras, pele e intestinais, bem como os respectivos ovos serão destruídos. Alimentando com Flubendazol misturado na comida, embora os parasitas intestinais sejam destruídos, a reinfecção é possível pois o peixe pode comer os ovos que eventualmente ainda se se encontrem no fundo do aquário. Tratamento na água: Para cada 10 litros de água, colocar 1 ml de Fluvermal, distribuir suavemente a mistura sobre a superfície da água. Após a sua aplicação e durante as primeiras horas a água tornar-se-á bastante turva, devido ao medicamento. Para reduzir o stress provocado nos peixes, recomenda-se a sua aplicação após desligar a iluminação do aquário. Deve arejar a água muito bem durante o tratamento. Em alguns casos, poderá ocorrer uma explosão bacteriana, originando uma deficiente oxigenação e uma aparência turva persistente da água, pelo que deve verificar se os peixes apresentam sintomas de dificuldades respiratórias. Nesses casos, é importante que se faça imediatamente uma grande troca de água. Após 3 dias, começar a remover os resíduos da medicação através de mudanças de água (TPA diárias de 20 a 30%, pelo menos durante 3 dias seguidos). Se ainda notar sintomas de doença, quando fizer oito dias sobre o início do tratamento, pode repetir a aplicação do medicamento, repetindo os restantes procedimentos. Apenas nos casos mais graves, deve aplicar o medicamento 3 vezes, durando assim o tratamento 24 dias. Tratamento na comida: Adicionar 1 ml de Fluvermal a 20g comida, alimentando os peixes por cinco vezes em dias alternados (dias 1,3,5,7 e 9). Nesses dias alimente apenas uma vez com a dieta regular. O acompanhamento do tratamento ao microscópio, não revelou quaisquer resultados nos dez dias de duração do tratamento, mas após esse período, os parasitas começaram a morrer. Isto acontece porque o Flubendazol bloqueia a absorção de certos nutrientes no intestino, provocando a morte dos vermes por falta de alimento. Esse processo dura cerca de oito dias para os parasitas das guelras, cerca de dez dias para as ténias, e para a Capilaria e outros vermes cerca de 15 dias. Contudo, os danos provocados nos ovos são visíveis logo ao segundo dia de tratamento, pois aparecem mal-formados e eclodem logo quando são expelidos pela sua progenitora. Portanto, deixam de existir ovos de vermes visíveis nas fezes ou nas brânquias ao terceiro dia de tratamento. A minha experiência: Para tratar discus afectados por Dactylogirus, aplico em aquario hospital o Fluvermal e aguardo 3 dias, troco 50% da água (25+25), aplico de seguida o Baktopur Direct da Sera e aguardo + 3 dias. Resumindo, ao fim de uma semana o discu está curadinho e de volta ao aquario principal. Um abraço a todos os membros do forum.1 point
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entao estao os dois enganados http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...amp;mode=linear1 point