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1º Desafio Aquascaping Aquariofilia.net Porquê este nome?! Acho que nunca tive tanta facilidade de arranjar um nome para uma montagem como para esta! Uma efeméride é a palavra que mais identifica este desafio, um dia especial com pessoas também elas especiais! Um objectivo comum uniu 12 pessoas (e mais algumas 😉 ) numa sala, o AQUASCAPING! Foi um dia bastante produtivo, com muita diversão e a partilha de uma paixão. Um acontecimento único e com toda a certeza para repetir! Já para não falar da bela surpresa que me prepararam, o de ser o feliz contemplado a montar o 12º aquário, portanto um dia em grande! Vamos ao resultado deste dia fantástico: Setup Início da montagem: 07/10/2018 Aquário: ILA 45x30x30 extra claro Móvel: Móvel IKEA Iluminação: Twinstar 300C - 8h/dia Filtragem: Hailea SL-306 500L/h Media: Stila - Équo Esponja Substrato: 8L Neo Soil CO2: CO2 caseiro Difusor DIY Hardscape: Red Moor Wood. Ryuoh stone Fertilização: DIY Flora: Anubias barteri var. nana 'mini mini' - 1x Microsorum pteropus 'Petit' - 2x Ludwigia sp. 'Mini Super Red' - 2x Cryptocoryne parva - x1/2 (Obrigado Gonçalo e Tozé) Hemianthus callitrichoides 'Cuba' Rotala walichii Ranunculus inundatus Limnophila sp. 'Vietnam Rotala rotundifolia Rotala sp. 'Nanjenshan' Hemianthus Micranthemoides Fotos: Por agora é tudo, resta esperar como se vai comportar todo este sistema. Grande abraço4 points
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Setup Início da montagem: 07/10/2018 Aquário: ILA 45x30x30 extra claro Móvel: DIY com madeira do Leroy merlin e orla branca Iluminação: Twinstar 300C - 8h/dia Filtragem: Hailea SL-306 Media: Esponja Substrato: 8L Neo Soil CO2: Ainda nada.. mas preciso de uma solução urgente e pouco dispendiosa Aquecimento: Nao precisa, está na minha fishroom que já é aquecida por natureza Hardscape: Red Moor Wood. Ryuoh stone Fertilização: Tenho fertelizantes da seachem que ganhei em feveiro, estou a pensar usar esses... (ainda nao sei como) Flora: Cryptocoryne parva - PE Ranunculus inundatus - PE Rotala indica (Ammania 'Bonsai') - In Vitro Cup Staurogyne repens - In Vitro Cup Utricularia graminifolia - In Vitro Cup Vesicularia species (Creeping Moss) - In Vitro Cup Ludwigia sp. 'Mini Super Red' - PE Micranthemum micranthemoides - PE Rotala species 'Green' - PE Rotala species 'Vietnam' - PE Fotos:3 points
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Olá boas noites, Antes de mais quero agradecer tanto os elogios como o apoio que me têm dado, quer na FIL quer agora. Na realidade fui mesmo eu que decidi optar por este layout (que posteriormente descobri que é tipo floresta)... As coisas que eu faço sem saber que as estou a fazer... 😄 De facto durante a montagem fui tendo ajuda quer do Gonçalo, quer do Tiago, quer do Vasco. E a título de confidência, digo-vos que por vezes não foi muito fácil assimilar as ajudas, pois se um dizia para fazer A, depois vinha o outro e dizia que era melhor fazer Z. 😄 Mas achei isso muito engraçado e curioso, pois só demonstrou que o aquascaping é uma arte, não tendo regras nem leis fixas. Tudo é subjectivo e depende do gosto de cada um. Mas voltando ao Rookie. Depois das primeiras 24h do aquário com água, já percebi que o caminho de areia sem delimitações físicas vai ser um desfio bastante "interessante". Mas ela não sabe com quem se está a meter... Está para nascer uma areia mais teimosa que eu! Já no caso das plantas é que a coisa vai ser bem "divertida". Quando as escolhi, as opções já não eram muitas, e como não tive quase tempo nenhum para procurar informações sobres as plantas, acabei por escolher as que tinham um nome que me transmitia mais "confiança". Confesso que na altura pensei que Micranthemum micranthemoides, era a Monte Carlo, e que seria o meu tapete, mas depois apercebi-me que a Micranthemum que escolhi não era bem a que eu queria. Já o arriscar na elatine, foi mais por falta de opção, e talvez pela minha inconsciência sobre o assunto. Mas em Fevereiro vou ter um tapete custe o que custar... Nem que tenha que comprar um tapete daqueles verdes plásticos para limpar os sapatos, e fazer umas aplicações no aqua. Afinal o importante é haver sempre um plano B. 😄 Por fim, a bolbitis, foi por décimas, mas não teve média suficiente para entrar no aquário, tendo sido colocada no aquário dos nannacara, que estão super satisfeitos com ela. Passam o dia de barbatana cruzada à sombra da bolbitis. Uns lords! Aparentemente, até agora está tudo tranquilo. Vamos ver até quando...2 points
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Olá pessoal, Apresentação do aquário: Num momento de loucura, decidi aceitar o desafio de participar no Primeiro Desafio de Aquascaping deste fórum, e a verdade é que não me arrependo nada. Foi no meio de um grupo de talentosos artistas do mundo subaquático, que nasceu o Rookie. O nome deve-se a dois factores. Não só porque enquanto o aquário e o móvel do Aurora não chegam, este passa a ser o primeiro aquário plantado da minha vida; mas também é uma homenagem ao Gonçalo - colega de desafio, que tanto me tem ajudado a esclarecer várias dúvidas aqui no fórum, e que ontem me apelidou de "rookie", enquanto me mostrava qual a melhor técnica para plantar a flora que tinha disponível. [emoji16] Ficha técnica do Rookie: 1 – Nome do aquário: Rookie 2 – Data de montagem: 07 Outubro 2018 3 – Dimensões do aquário: 45x30x30 cm, da Ila em vidro extra claro de 5 mm. 3.1 – Volume bruto e útil: 40 L, com um volume útil que deverá rondar os 30 L 3.2 – Móvel: Está em cima de um movelzinho caquético que está aqui em casa há anos, sem nunca ter tido uma grande utilidade. Agora sim, é um móvel que se orgulha de ser móvel. 4 – Equipamentos: 4.1 – Filtro: Hailea bio filter cascata SL-306 4.2 – Termostato: Sicce termostato scuba 25 W 4.3 – Iluminação/Fotoperíodo: Twinstar light 300 C, estou a pensar num fotoperíodo de 8h. Se alguém discordar, por favor não hesite em dizê-lo. 4.4 – Sistema de CO2: Aquario Neo CO2. Nunca usei nada do género. Espero que funcione bem. Alguém tem algo dizer sobre o assunto? 5 – Substrato & Hardscape: 5.1 – Substrato: Aquaria Neo Soil for plants, e comprei Red desert sand numa tentativa de dar alegria e profundidade ao Rookie. Optei por areia encarnada, para o contraste não ser tão grande (caso fosse branca), mas especialmente para fazer aquela homenagem ao clube que ontem mais brilhou. 5.2 – Hardscape: Rocha: Ryuoh stone Madeira: Red moor wood 6 – Fertilização: Está em estudo. Mas pelo que entendi, só tenho que me preocupar com ela, uma semana depois de o aquário estar a bombar. 7 – Flora: Elatine hydropiper - Aquaflora Bucephalandra "deep purple" - Aquaflora Anubias barteri var. nana "mini" - Aquaflora Anubias nana "mini mini" - Aquaflora Hydrocotyle cf. tripartita - Aquaflora Rotala rotundifolia - Aquaflora Pogostemon erectus - Aquaflora Micranthemum micranthemoides - Aquaflora Ludwigia sp. "mini super red" - Aquaflora Seguindo o conselho do nosso campeão, hoje fui comprar mais uma anubias nana "mini mini", e o resultado melhorou consideravelmente. 8 – Fauna: Por enquanto só Deus sabe. Agora só falta ganhar coragem para encher o Rookie de água, e ver o resultado da minha técnica de plantação. Se algum pedaço de elatine hydropiper ficar no substrato, já me vou sentir vitorioso. [emoji1] Entretanto aqui fica uma foto de como ele está no momento:1 point
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Midori no hi (Fogo Verde) Desafio Aquascaping Portugal Setup Início da montagem: 07/10/2018 Aquário: ILA 45x30x30 extra claro Móvel: Aparador da sala Iluminação: Twinstar 300C - 8h/dia Filtragem: Hailea SL-306 Media: Seachem Matrix Esponja Substrato: 8L Neo Soil CO2: Botija de 2kg Redutor de pressão com solenóide Neo Difuser L Aquecimento: Eheim thermopreset 50w Hardscape: Red Moor Wood. Ryuoh stone Fertilização: ADA Brighty K ADA Brighty Mineral ADA Brighty Nitrogen Flora: Anubias barteri var. nana 'Pangolino' - 1x Microsorum pteropus 'Petit' - 2x Cryptocoryne wendtii (brown) - 2x Ludwigia sp. 'Mini Super Red' - 2x Bucephalandra Wavy Green - 1x Cryptocoryne parva - x1/2 (a outra metade foi para o Ismael) Glossostigma elatinoides - 2x Fotos: Hardscape Project Aquascaping Portugal - hardscape by Gonçalo Silva, no Flickr Dia 1 Project Aquascaping Portugal day 1 by Gonçalo Silva, no Flickr1 point
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Boas Bruno Sacos de carvão activo não e necessário colocares no filtro,só e usado quando se faz um tratamento aos peixes e que se coloca o carvão no filtro,sobre as matérias filtrantes,ter que mudar de 6 em 6 meses,isso para mim e uma treta para se vender mais,mas atenção e a minha opinião,e não um concelho para o não fazerem o que o fabricante diz. Cump: Álvaro Silva1 point
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Boas Ismael Vai ser quatro meses de prova e saber,isto se o pequeno deixar se domar,aproveito para dizer que para mim em particular que só levei todo o tempo a ver os artistas a montarem os seus aquários,gostei muito de ver,mas gostei ainda mais de toda a camaradagem entre todos,foi sempre uma alegria,e quando a coisa ficava mais calma,então entrava o Gonçalo para mexer as massas,sobre as montagens,em geral ficaram muito boas,agora vamos ver daqui para a frente como vai ser. Abraços Álvaro Silva1 point
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O Biomax da Fluval é que o fabricante recomenda a substituir de 6 em 6 meses. E nunca se substitui tudo de uma só vez para não perder as bactérias todas. Como a Fluval recomenda de 6 em 6 meses então ao fim de 3 meses troca-se metade do Biomax e ao fim de outros 3 meses troca-se a outra metade. Segundo sei o Siporax da Sera e o Matrix da Seachem duram mais do que os 6 meses da fluval. O Nitrivec da Sera normalmente é usado só no primeiro mês do aquário enquanto este faz o ciclo de azoto. E mesmo nesta fase não é fundamental a sua utilização.1 point
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Realmente era difícil escolher uma planta mais complicada. Estive para utilizar na minha última montagem, mas como era com um solo que desconhecia não quis arriscar. Belo desafio. Este ano não deu mesmo mas se houver para o ano que vem quero participar. Talvez com mais aquários....1 point
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Ismael, as plantas só atingem o tamanho que nós deixarmos, para isso existe as tesouras! O Pedro foi o penúltimo a entrar neste desafio ( tu foste o último 😛 ) e não teve grande hipótese de escolha, as plantas foram escolhidas pelos primeiros a entrar e as restantes por mim! E olhando para o layout não vejo lá a bolbitis, é que nem aparece no setup! E a tripartida tem a filha pequenina e faz uns apontamentos muito giros, só é chata porque propaga-se muito rápido se a tesoura deixar!!! Eu acho que mais difícil vai ser manter o tapete de elatine! Mas ele arriscou onde outros preferiram opções mais fáceis! E há que dar mérito por isso.1 point
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Tozé, simplesmente pelas escalas e propagação de algumas plantas, por exemplo a tripartita ou a bolbitis. De forma alguma os comentários foram no sentido depreciativo, pelo contrário, o Pedro fez um excelente trabalho! Até mesmo para os mais experientes era complicado escolher as plantas sem saber o que iam montar. Olha o meu caso, não escolhi plantas nenhumas devido à surpresa, ainda assim consegui trocar algumas com a malta.1 point
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Viva Tozé. Pensei que nem era preciso dizer nada visto ter sido um desafio lançado pelo próprio fórum. Quanto ao apoio, está no sítio certo e se precisar de alguma coisa, tal como para todos os membros, estou sempre disponível. A sorte pode parecer ser algo do acaso, mas não. Para tudo é preciso um pouco de sorte, mesmo para os mais experientes. Quanto ao aquário, se fosse eu tirava a buce de onde está e ficava apenas a Elatine a ocupar essa zona em volta da pedra mais à esquerda, mas percebo que, não havendo mais Elatine, se tenha de ocupar o espaço com outra planta. "Boa sorte" a todos, espero conseguir lá estar para ver os resultados finais ao vivo. Já agora se estiverem a fazer post aqui no fórum das outras montagens, podem-me enviar os links. Obrigado. Gonçalo o teu já estou a seguir e como sempre promete.1 point
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Oh Tozé, ninguém está a tirar mérito ao Pedro! O layout está muito bem conseguido porque o Pedro teve a destreza mental de ignorar os conselhos do Vasco 😂 E era um desafio muito difícil por se ter de pré escolher as plantas. Até nós que somos reconhecidos no estrangeiro e até em França sentimos isso, quanto mais numa primeira montagem! Eu, NO FIM do layout feito tinha escolhido uma moita de rotala/Hemianthus Micranthemoides lá para trás, para o meio plano uma tripartita/staurogyne repens/pogostemon helferi/lobelia cardinalis mini/buces/anubias mini e para a frente um tapete. Portanto o que falhou foi so mesmo a palustris e a erectus que fazem perder a escala da coisa. A Bolbitis também não foi bem pensado, mas o Pedro não conhece as plantas, é super normal! @Prpmd faço minhas as palavras do Ismael, chuta aí as dúvidas todas que tiveres, nem que penses que são básicas!1 point
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Boas Bruno. Podes então nos esclarecer de onde é que saiu? O Pedro não vai precisar de sorte mas sim do apoio de quem sabe 😉 Nem mais, todos juntos não só na montagem mas sobretudo no desenvolvimento para que daqui por menos de 4 meses consigamos levar para a petfestival 12 aquários que nos deixem orgulhosos! Estive a rever a lista e não percebi em que é que vocês se baseiam para dizer que não foi a melhor escolha. Pela dificuldade? pelo tamanho? Pedro, para quem está a começar fizeste um excelente trabalho na construção do layout, não sei se tiveste alguma ajuda do público o que não era nada reprovável, esse foi o espírito presente! Até um chinês lá esteve presente 😛1 point
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Pedro, É um prazer assistir ao teu entusiasmo, e digo-te já que para um "rookie" está muito bom. Tal como já te tinha dito no desafio, a escolha das plantas é que não foi a melhor, mas tens aí um aquário agradável de se ver. Com o tempo vais começar a perceber os crescimentos das plantas e a forma como se comportam dentro desse ambiente que criaste. Um apontamento, tem atenção a esse caminho de areia. Com o tempo, senão houver barreira nenhuma isso vai acabar por se misturar com o substrato. Se tiveres possibilidade arranja um bocado de cascalho e delimita o caminho de forma irregular e vais ver que esteticamente vai melhorar. Se tiveres paciência, deixa ficar como está! 😉 Aquário Neo CO2 - Não tenho experiência com o sistema mas é uma opção viável para um aquário destas dimensões. Fertilização - É isso mesmo, depois de uma semana com as frequentes TPA's começas a fertilizar. Nada de doses industriais, pois este substrato ainda tem uma boa carga orgânica. Luz - 8h está bom, caso verifiques que o ecossistema está desequilibrado podes e deves reduzir. Já sabes que podes contar com a ajuda aqui da malta por isso não hesites colocar as tuas duvidas. Força nisso1 point
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Boas pessoal ao fim de quase 20 anos de ausência resolvi voltar a este mundo. Conto com a vossa ajuda para me ajudar a superar as dificuldades. Depois da questão do filtro entretanto já aconselhado pelo S.S. gostaria que alguém me esclarece-se se na foto 2 o que se vê a "flutuar" acima do musgo de Java é o próprio a crescer ou se são algas vedes filamentosas?? Obrigado desde já Setup - Aquário de água doce: 2 - Data da montagem : 29/09/2018 3 - Dimensões do aquário 3.1 - 151x61x64 450L brutos 4 - Equipamentos Instalados 4.1 - Filtro - Fluval fx6 4.2 - Termostato Juwel 300w 4.3 - Iluminação/Foto-período 2x Multilux led 150 ( 2x31 W DAY e 2x31 W NATURE ; 9000k e 6500K, 28500 Lumens ) 5 - Substratos & decorações 5.1 - Substrato fértil JBL Aquabasis plus (2cm) 5.2 - Substrato inerte JBL Manado (5 cm) 5.3 - Decorações Redmorwood e Raizes de Mangroove 8 - Plantas 8.1 - Pogostemon Erectus 8.2 - Pogostemos Helferi 8.3 - Anubias Barteri Var. Nana 8.4 - Bacopa Caroliniana 8.5 - Eleocharis Parvula 8.6 - Microsorum Pteropus 8.7 - Taxiphyllum Barbieri 8.8 - Ludwigia Repens Rubin ... 9 – Observações 9.1 - Parâmetros da água (pH 7.5, gH 21, kH 10, NO2 0, NO3 10, NH3/NH4 0.5, temperatura 26) 9.2 - Frequência das TPA's 20% semanal 10 - Fotos1 point
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Só um aparte, o intake do filtro teve de ser cortado porque senão não cabia! Dá-lhe serrote!1 point
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Boas pessoal, Seguem aqui algumas fotos dos pequenos: O amarelo está com as escamas um pouco sem cor. Mas parecem ambos bastante bem de saúde.1 point
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Se achas que interfere é não consegues alimentar noutra zona que não aconteça isso desliga mas não te esqueças de o ligar. Enviado de meu Redmi Note 4 usando o Tapatalk1 point
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Colocava a 4a fase na 5a e na 4a metia só cerâmica. Esponjas na primeira e segunda já é muita filtragem mecânica e faz falta mais ceramica nas seguintes. O carvão como já disseram não faz grande falta e evitas de o comprar e trocar mensalmente. O matrix é lavar como qualquer cerâmica o purigen é que tem de ser renovado regularmente. Eu uso matrix num cesto e será siporax nos restantes pois para mim é melhor. Enviado de meu Redmi Note 4 usando o Tapatalk1 point
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Uma nota extra. Está referida a perda de caudal e nos meus filtros e já tive vários de várias marcas sempre verifiquei perda de 30 a 50% do caudal anunciado ou seja quando um filtro anuncia 1500lts/h isso é da bomba em vazio mas com a caixa as matérias e comprimento de mangueiras normalmente fica-se bem abaixo com as tais percentagens a menos. Enviado de meu Redmi Note 4 usando o Tapatalk1 point
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Boas, o nome correto é Praziquantel. Aconselho estes documentos criados pelo @Hugo Santos aqui: https://issuu.com/hugothesaint/docs1 point
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Bom dia, Aconselho este tópico para leres, está lá toda a informação que precisas.1 point
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Ciclo do Azoto & Síndrome do Novo Aquário O que é o Ciclo do Azoto? Tal como todas as criaturas vivas, os peixes libertam excrementos (xixi e cócó). Estes compostos à base de nitrogéneo decompõem-se em amónia (NH3),que é altamente tóxica para a maioria dos peixes. Na natureza, o volume de água por peixe é extremamente alto, e os resíduos diluem-se para baixas concentrações. No aquário, ao contrário, pode demorar tão pouco como algumas horas para que as concentrações de amónia atinjam níveis tóxicos. Quanta amónia é demais? A resposta rápida é: se um kit de teste é capaz de a medir, já é demais (i.e. está em concentrações que pode prejudicar os peixes). Considere acções de emergência (mudanças de água, zeólitos, argila) para reduzir o perigo. (uma discussão mais detalhada da toxicidade da amónia está mais à frente nesta secção.) Falando em termos de aquários, o "ciclo do azoto" (mais precisamente, o ciclo de nitrificação) é o processo biológico que converte a amónia noutros, relativamente inofensivos, compostos de azoto. Felizmente, existem bactérias que fazem esta conversão para nós. Algumas espécies convertem amónia (NH3) para nitritos (NO2-), enquanto outras convertem os nitritos para nitratos (NO3-). Assim "fazer o ciclo do o aquário" refere-se ao processo de estabelecer colónias de bactérias no substrato filtrante que convertem amónia -> nitritos -> nitratos. As espécies desejáveis de bactérias nitrificadoras estão presentes em todo o lado (e.g. no ar). Portanto assim que tiver amónia no aquário é apenas uma questão de tempo antes que as bactérias desejáveis estabeleçam uma colónia no substrato do seu filtro. A melhor maneira de conseguir isto é colocar um ou dois (ênfase no UM ou DOIS) peixes resistentes e baratos no seu aquário. Os detritos dos peixes contém amónia da qual as bactérias vivem. Não dê comida a mais! Mais comida significa mais amónia! Sugestões para algumas espécies são: peixes dourados comuns (para tanques de água fria), zebras, barbos para tanques de água quente e peixes donzela em aquários de água salgada. Durante o processo de ciclo, os níveis de amónia vão subir e depois repentinamente baixar à medida que as bactérias formadores de nitritos se estabelecerem. Dado que as bactérias formadoras de nitrato só começam a aparecer quando houver nitritos presentes em quantidade suficiente, os níveis de nitrato vão disparar (à medida que a amónia acumulada é convertida), continuando a subir à medida que a amónia produzida é convertida em nitritos. Uma vez as bactérias formadoras de nitratos estejam estabelecidas, os níveis de nitritos vão cair, os níveis de nitratos vão subir, e o aquário está em ciclo. O seu aquário estará totalmente em ciclo assim que haja produção de nitratos (e os níveis de amónia e de nitritos sejam zero). Para determinar quando o ciclo está completo, compre os kits de teste apropriados (veja a secção de Test Kits) e meça os níveis, ou leve uma amostra de água à loja de peixes deixando-os efectuar os testes por si (talvez por uma pequena quantia). O processo de ciclo demora normalmente entre 2 a 6 semanas. A temperaturas abaixo de 21C, demora mais a fazer o ciclo do aquário. Em comparação com outros tipos de bactérias, as bactérias nitrificadoras crescem lentamente. Em condições óptimas, são precisas 15 horas para uma colónia duplicar de tamanho! Muitas vezes é possível acelerar o tempo de ciclo. Alguns procedimentos comuns são descritos mais abaixo nesta secção. Cuidado: EVITE A TENTAÇÃO DE COMPRAR MAIS PEIXES ATÉ QUE O SEU AQUÁRIO TENHA EFECTUADO O CICLO COMPLETO! Mais peixes significam maior produção de amónia, prejudicando o seu bem estar e provavelmente causando mortes. Uma vez atingidos níveis de amónia altamente prejudiciais ou tóxicos, o seu aquário sucumbiu ao "Síndroma do aquário novo", o aquário ainda não está totalmente em ciclo e a amónia acumulada tem concentrações letais para os peixes. Quanta amónia é demais? Num aquário estabelecido, a amónia não deve ser detectada usando os test kits comuns, disponíveis nas lojas. A presença de níveis detectáveis indica que o iltro biológico não está a trabalhar em condições, ou porque o aquário ainda não estabilizou completamente, ou porque o filtro não está a funcionar de forma adequada (e.g. demasiado pequeno para a carga de peixes, entupido, etc.) É imperativo que trate do problema (o filtro) conjuntamente com os sintomas (altos níveis de amónia). A concentração letal para os peixes varia entre espécies; algumas são mais tolerantes do que outras. Além disso, outros factores, tais como a temperatura da água e a química têm um papel importante. Por exemplo, a amónia (NH3) muda continuamente para amoníaco (NH4+) e vice-versa, com as concentrações relativas de cada um dependendo da temperatura da água e do pH. A amónia é extremamente tóxica: o amoníaco é relativamente inofensivo. A altas temperaturas e pH, há mais azoto na forma de amónia do que com um baixo pH. Os test kits comuns medem a amónia total (amónia + amoníaco) sem distinguir entre as duas formas. O quadro seguinte dá-nos a quantidade máxima de amónia-N em mg/L (ppm) que pode ser considerada segura a uma dada temperatura e pH. De novo, note que um aquário com um filtro biológico estabelecido não terá amónia detectável; este quadro é apenas para fins de emergência. Se os seus níveis se aproximam ou excedem os níveis mostrados, tome medidas de emergência IMEDIATAMENTE Temperatura da água pH 20C(68F) 25C(77F) ______________________________ 6.5 15.4 11.1 7.0 5.0 3.6 7.5 1.6 1.2 8.0 0.5 0.4 8.5 0.2 0.1 Minimize o stress dos peixes durante o ciclo Se os níveis de amónia se tornarem altos durante o processo de ciclo devem ser tomadas medidas correctivas de modo a prevenir a morte dos peixes. Provavelmente será necessário efectuar uma sequência de mudanças parciais de água, diluindo a amónia para níveis seguros. Como medida de precaução final, vários produtos comerciais (i.e. "Amquel ou "Amno-Lock") neutralizam com segurança a toxicidade da amónia. Amquel não remove a amónia, apenas neutraliza a sua toxicidade. Filtragem biológica é sempre necessária para converter a amónia (neutralizada) em nitritos e nitratos. Assim, adicionando Amquel, a amónia produzida pelos peixes é neutralizada instantaneamente, no entanto ainda permite a continuação do ciclo do azoto. Usar Amquel durante a fase de ciclo tem, no entanto, uma significante desvantagem. Amquel e produtos similares podem provocar falsas leituras em test kits, tornando difícil determinar exactamente quando o ciclo se completou. Veja a secção test kits para mais detalhes. Também é possível fazer o ciclo de um aquário sem adicionar peixes. O papel dos peixes no processo de ciclo é apenas a produção constante de amónia; o mesmo efeito consegue-se adicionando formas químicas de amónia manualmente (e.g. cloreto de amoníaco). No entanto é uma pouco mais complicado do que usar peixes porque a química da água precisa de ser controlada mais de perto de modo a adicionar a quantidade certa de amónia diariamente. Acelerando o processo de ciclo O ciclo do azoto pode ser acelerado ou ter uma boa ajuda de diversas maneiras. Infelizmente requerem o acesso a um aquário já estabelecido, o que um aquariofilista principiante pode não ter disponível. A ideia principal é encontrar um aquário já estabelecido, tirar algumas das bactérias e colocá-las no novo aquário. Muitos filtros têm uma esponja ou lã no interior, à qual as bactérias nitrificantes aderem. Colocando todo ou parte desse conteúdo (proveniente de um aquário estabelecido) no interior do filtro do novo aquário acelera um pouco as coisas. Se o aquário já estabelecido usa um filtro de fundo, as bactérias nitrificadoras aderem ao areão. Leve algum do areão (uma chávena ou mais) e suspenda-o, embrulhado num saco de pano, dentro do seu filtro (se possível), ou disponha-o por cima do areão do aquário novo (se este tiver um filtro de fundo). Se tiver um filtro externo, de esponja ou de canto, ligue-o a um aquário estabelecido e deixe-o funcionar durante mais ou menos uma semana. As bactérias na água irão estabelecer uma colónia no novo filtro. Após uma semana mude o filtro, já "cultivado", para o novo aquário. Ultimamente, produtos que contêm colónias de bactérias nitrificadoras estão disponíveis nas lojas de animais (e.g. "Fritz", "Bio-zyme", "Cycle"). Em teoria, adicionar bactérias acelera o processo de colonização. A experiência na "net" com estes produtos tem sido contraditória: algumas pessoas têm sucesso, enquanto outras avisam que não funciona de todo. Em princípio, tais produtos deveriam funcionar bem. No entanto, as bactérias nitrificadoras não conseguem viver indefinidamente sem oxigénio e alimento. Assim, a eficácia do produto depende da sua frescura e pode ser afectada por uma má utilização (e.g. sobreaquecimento). Infelizmente, estes produtos não vêm com data de embalagem, assim não há forma de saber a idade que têm. Algumas (não muitas) lojas de aquários fornecem aos compradores uma chávena de areão de um aquário já estabelecido. Uma palavra de cuidado é apropriada nesta altura. Devido à natureza do negócio, os aquários das lojas muito provavelmente contêm agentes patogénicos indesejáveis (bactérias, parasitas, etc.), não quer certamente inseri-los num aquário já em ciclo. Para alguém que está a montar o seu primeiro aquário, no entanto, todos os peixes serão provavelmente comprados nessa mesma loja, assim o perigo é relativamente pequeno, dado que os novos peixes já estiveram expostos aos mesmos agentes patogénicos. Se possível faça o ciclo com bactérias que não sejam provenientes de um aquário de uma loja. Claro que há muitas variações ao que foi dito que também funcionam. No entanto, é um pouco difícil dar uma receita exacta que funcione de certeza. O melhor é usar uma atitude conservadora e não adicionar peixes muito rapidamente. Além disso, teste a água para se certificar que os nitratos estão a ser produzidos, eliminando o trabalho de adivinhar quando o seu aquário está em ciclo. Cumprimentos, Autor: FAQ http://fins.actwin.com/mirror/pt/begin-cycling.html1 point
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O meu ficou preso na alfandega. Tive de pagar 23 euros para libertar...0 points