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  1. Tozé Nunes

    Tozé Nunes

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  2. José Prada

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  4. Alvaro Silva

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Showing content with the highest reputation on 09/13/18 Em todas as areas

  1. Mais uma classificação apurada, desta vez no IAAC:
    3 points
  2. Obrigado Ismael e Gonçalo pelo vosso incentivo. Claro que vou precisar do vosso apoio para domar a fera... Não foi isso que eu disse Gonçalo, há é objetivos que quando são minimamente alcançados já são mais do que gratificantes. Tem ainda tanta coisa que pode correr de forma contrária à que eu idealizo... Cada coisa a seu tempo! Por enquanto vou-me satisfazendo com esta visão da minha secretária, que sem a vossa ajuda não teria sido concretizada (até já está cheio de vivos lá dentro, só que não são peixes nem camarões):
    3 points
  3. Bem, como muitas vezes há utilizadores que querem saber como fazer uma TPA (Troca Parcial de Água), hoje tirei umas fotos da minha TPA para pôr aqui, a ver se esclareço algumas dúvidas. Criei este tópico essencialmente para colocar na minha assinatura, para que mais facilmente possa responder a algumas dúvidas. Desde já, agradeço críticas ao meu processo, pois o mais importante é a saúde dos nossos peixes. Vamos por partes: o que é uma TPA? É uma Troca Parcial de Água, que deve ser feita com alguma frequência, para renovar a água do aquário, reduzir os níveis de nitratos e fazer uma limpeza geral, filtro incluído. A primeira TPA deve ser feita somente quando o ciclo de azoto estiver completo (pico de nitratos) e se pretender fazer a introdução do primeiro habitante. Salvo casos excepcionais, as TPAs não devem ser maiores que 20%. A sua frequência varia de aquário para aquário, consoante alguns factores: litragem total do aquário (aquários mais pequenos precisam de TPAs mais frequentes); população (maior número de peixes implicam TPAs mais frequentes); capacidade do filtro (melhores filtros precisam de menos TPAs); mortes de animais (neste caso, sempre que existam, é aconselhável uma TPA); tratamentos (após tratamentos, deve-se fazer TPAs); níveis de nitratos (assim que os nitratos atingem os valores de 50, deve-se fazer uma TPA). Vulgarmente, diz-se que deve-se fazer uma TPA de 15 em 15 dias, ou de 3 em 3 semanas, mas, como disse, isso varia muito e cada aquário é um caso. Não esquecer de desligar todos os aparelhos eléctricos antes de fazer as TPAs (eu nunca o faço, mas não é recomendável...como diria o outro "faz o que eu digo, não faças o que eu faço"...lol) Passo 1: Preparar a água nova O primeiro passo, que deve ser feito com um mínimo de 24 horas de antecedência, é encher garrafões (ou outros recipientes abertos) e deixá-los repousar. Isto vai permitir que o cloro se evapore. O ideal, seria ter uma enorme caixa, onde se pudesse colocar lá a água e com a ajuda de um pequeno filtro com carvão activo, deixar a filtrar durante um mínimo de 24 horas, para retirar os metais pesados. Mas se não houver essa possibilidade, este método chega perfeitamente. Deve-se fazer um cálculo de quantos litros vão ser precisos no mínimo para a TPA e encher garrafões consoante a necessidade. Também é possível adquirir um produto que remove todos os metais pesados e que assim permite colocar a água tirada da torneira em poucos minutos, mas, obviamente, tem um custo maior. 1.jpg: Passo 2: Podar e retirar todas as folhas caídas ou a morrer Um excesso de plantas pode fazer com que o aquário fique demasiado cheio, limite os movimentos dos peixes e plantas maiores façam sombra a plantas mais pequenas. Por isso é preciso podar um pouco. Deve-se também retirar todas as folhas que tenham caído (isto deve ser feito sempre que se avista e não apenas nos dias das TPAs) ou que estejam em mau estado e não haja perspectivas de melhorar (folhas amareladas, cortadas, esburacadas, etc.). Folhas soltas 2.jpg: Folhas em mau estado 3.jpg: No meu caso, que o aquário já não era tratado há muito tempo e tem muitas plantas de crescimento rápido, este foi o total de plantas retirados... 4.jpg: Passo 3: extracção da água Para fazer isto, uso um sinfão com uma bomba manual. Custou cerca de 5 euros e é altamente eficaz. É só colocar uma ponta dentro do aquário e outra no balde (que deve estar num nível abaixo do aquário)para onde a água vai, apertar umas vezes e aquilo faz o trabalho todo sozinho. O balde deve ser exclusivo para este propósito. Nada de usar baldes com que se limpam a cozinha, cheios de Sonasol e lixívia! Deverão passar o sinfão por todo o areão, enterrando um pouco (não em demasiado, caso tenham substrato fértil, para que este não se levante e entre em contacto com a coluna de água). Atenção aos recantos, debaixo de troncos, pedras, etc., zonas ao pé da entrada do filtro...Há-de haver sempre uma zona crítica, onde se acumula muita porcaria (no caso deste aquário, é debaixo do tronco, onde costuma estar um ancistrus grande (10 cm) que faz muita porcaria... 5.jpg: Este é como a água pode sair, quando o aquário não é limpo tão frequentemente (shame on me!) 6.jpg: Podem usar esta água para regar plantas por casa. No caso de tirarem mais do que um balde, no último balde, evitem tirar demasiada porcaria, tirando um pouco mais de água superficial, que servirá para limpar o filtro (explicação mais à frente). Passo 4: limpeza dos vidros Com um íman próprio para o efeito, limpar os vidros das algas e porcarias que possam estar agarradas. No caso de terem limpa vidros, caracóis, ou outros peixes que se alimentem de algas, não limpar demasiado, dado que é o alimento deles. 7.jpg: Passo 5: limpeza do filtro Este é talvez o passo mais importante de todos e onde muitas vezes se cometem erros que podem ser prejudiciais para o aquário. As matérias filtrantes NUNCA devem ser lavadas em água corrente da torneira, mas SEMPRE em água tirada do aquário. Desta forma, não se perdem as bactérias necessárias para a manutenção saudável do aquário. Assim, aproveitando o bocado de água mais limpa tirada do aquário, deve-se mergulhar as matérias filtrantes na água, abanar um pouco, para soltar as porcarias, eventualmente espremer um pouquinho. Embora não se recomenda (novamente "faz o que eu digo, não faças o que eu faço") eu costumo reutilizar a filtração mecânica (vulga, esponja branca). O ideal é deitar fora sempre que se faz uma TPA, mas eu limpo muito bem (neste caso, como tenho vários tipos de filtração e a filtração mecânica não é onde se aloja a maioria das bactérias, faço a limpeza em água quente corrente) e utilizo essa esponja mais uma vez. Depois sim, deito fora e meto uma nova. As partes mecânicas, tubos, mangueiras, cotovelos, etc., podem ser lavadas em água corrente, sem qualquer perigo. Devem limpar bem, para que não entre porcaria novamente para dentro do aquário. Atenção para as zonas em formato de cotovelo, que é onde costuma acumular um pouco mais de porcaria, por isso, bater bem, até que saia tudo. De notar que aqui a água está bem mais limpa que a do balde anterior. 8.jpg: Nesta TPA, aproveitei para fazer também troca de algumas matérias filtrantes. NUNCA se deve trocar todas as matérias ao mesmo tempo. Algumas devem permanecer, para que possam passar as bactérias para as restantes. Aliás, o ideal (caso o filtro aguente e não entupa), será manter os mesmos tipos de filtragem uns dias juntos (por exemplo, se pensarmos substituir as cerâmicas, deve-se manter, durante uns dias, os dois sacos de cerâmicas) e depois retirar o velho. Alguns filtros (como neste caso, a Biobox), as matérias filtrantes vêm em caixas de plástico próprias, o que limita na variedade da escolha das matérias filtrantes, estando sujeito apenas às da marca. O que eu faço, é partir a tampa destas caixas e meter as matérias que pretender. No caso das esponjas, não há problema, é só meter lá para dentro, mas caso metam turfa, cerâmicas, etc, que são várias coisinhas em tamanhos pequenos, o ideal é colocar dentro de um saquinho (existem uns próprios para o efeito). Eu, como sempre prefiro poupar uns trocos valentes, o que faço é utilizar collants de senhora, cortar o pé (ou outras partes e dar nós nas pontas), meter as matérias filtrantes lá para dentro e dar um nó. Desta forma, a sua limpeza ou remoção futura será mais fácil. O mesmo se pode aplicar a quem pretender águas mais alcanizadas e queira meter conchas (partidinhas) no filtro. 9.jpg: Passo 6: introdução da água Não tem grande ciência, mas ainda assim deve ter alguns cuidados: deve-se evitar que a água seja muito diferente da que está no aquário (nomeadamente, atenção ao pH) e que a temperatura esteja próxima da do aquário. Para aquecer a água, ou deixa-se ao sol, ou na impossibilidade, meter num recipiente ainda maior, com água quente. Não faz mal que não seja exactamente a mesma temperatura (desde que a diferença não seja demasiado grande e a % de TPA não seja muito grande), pois para a maioria dos peixes, até é saudável que entre água um pouco mais fria, pois simula a época das chuvas e até pode estimular a reprodução. Deve-se evitar também que a água entre com demasiada força. Eu meto a mão, para que a água amorteça o impacto e se espalhe por mais sítios. Não se deve também colocar a água no mesmo sítio, variando o local por todo o aquário, para que não se criem zonas frias. Durante este passo, para quem desliga os aparelhos electrónicos, já é aconselhável que o termostato esteja ligado. 10.jpg: Após a introdução da água, costumo com uma rede apanhar os detritos que entretanto se levantaram. Passo 7: mimar os peixes! Aquando a TPA, costumo dar dois mimos aos peixes: colocar umas vitaminas (para que fiquem mais saudáveis, se tranquilizem, ganhem cores mais vivas, estimulem a reprodução, etc.). Por esta altura, costumo também dar comida congelada, para que a alimentação seja o mais variada possível. Existem umas embalagens que trazem vários tipos de comida congelada, o que é óptimo, pois proporciona ainda maior variedade. Ao fim de comerem tudo, apago as luzes por umas horas, para que possam, enfim, relaxarem. Não esquecer que este processo é stressante para os peixes e por isso deve-se minimizar o tempo necessário e dando-lhe um bom descanso depois.
    1 point
  4. Bom dia, Se repararem é muito comum ler-se em todo o lado da web que o fertilizante da Tropica "Specialized" é considerado um fertilizante de Macros, e que o "Premium" é de Micros. Acresce a este facto a tristeza de nos darmos conta que incluso lojistas apregoam esta tese não sabendo explicar de que forma estes dois artigos devem ser utilizados. E depois temos aqueles que sem qualquer conhecimento de causa, e apenas porque leram algures que um é Macro e outro é Micro, vão espalhando estas teorias e o vento depois faz o resto que é manter e perdurar os mitos. A WEB está cheia deles (mitos da aquariofilia) até ao desgaste da mente. Mitos e contradições. Basta saltar de um forum a outro e damo-nos logo conta de 1001 opiniões divergentes. Por me dar conta desse facto, sobretudo das teses e contradições, que à muito deixei de dar relevância ao que se vai dizendo e achei por bem sempre falar com Deus como se diz na gíria. No caso em apreço já à muito tempo que falei directamente com a Tropica e esclareci todas as minhas duvidas. Os que me conhecem à mais tempo , já se deram conta de que sou assim, e que incluso já cheguei a fazer colagens de trocas de emails com fabricantes, porque não podemos confiar nos "ditos" da WEB e em descrições genéricas de páginas. Numa página de um fabricante como por exemplo a Tropica, mesmo com todo o brilhantismo, mérito, esforço e qualidade que se lhes tem que ser reconhecida quando na descrição se refere ao seu produto fertilizante, não pode nem conseguiria teorizar ou escrever uma BULA cientifica aplicável a todos os aquários deste mundo! Por isso o que faz é encontrar um parâmetro minimo recomendável a partir do qual o aquariofilista deverá ajustar para o seu caso em especifico. Penso ser do senso comum que nenhum fabricante conseguiria encontrar uma receita fixa e unica para os mais variados aquários plantados, bem como as diferentes necessidades de cada planta, a Luz que cada um usa a seu bel prazer, substratos, aditivos, e toda a parafernália que conhecemos. Seria impensável. Portanto a partir daqui é uma questão de simples exercício mental e não esperar que se chegue à WEB e estejam lá as repostas e soluções aos nossos problemas e métodos. Dito isto, e por uma questão de ética profissional não vou fazer colagens completas de trocas de correspondência entre mim e a Tropica mas posso, tal como irei fazer a seguir, indicar apenas um extrato (mesmo em Inglês tal como o recebi ) sob de que forma devem ser utilizados os fertilizantes da Tropica, de acordo com a metodologia e recomendações expressas e escritas pela Tropica, por quem trabalha diariamente com o produto, que são eles. Primeiramente vou colar parte de um certificado laboratorial europeu e atestado pela Tropica do que contém cada frasco dos Fertilizantes e logo aqui vão perceber que a distinção entre Macros e Micros tal como vem sendo apregoada está errada. E quem tiver "olho clinico" topa logo de que forma os dois fertilizantes interagem entre si. ()Não colo o certificado completo porque tal como referi existe uma ética profissional a respeitar. Composição dos fertilizantes: (Citando) Metodologia de fertilização Tropica: "Hi Paulo Thank you for adding all the info - this make it possible for us to know, what i s going on in your specific tank. You are absolutely right on your doses of Tropica fertilisers. The recommended dosage is aimed to average tank-holders, with not so many plants. You - and all the scapers - are not average, having much more plants in your tanks. This in consequense mean dosing more fertilisers. All your paremetres look right, and your tank sounds like running without problems. Good work! You are now entering a phase, where you need to keep an eye on what your plants are telling you - which is what you do, observing symptoms of deficiency in Echinodorus bleheri and Staurogyne repens. Good work, again! About fertilising heavily planted, High Tech tanks (like yours), we suggest to use primarily, or only, the Tropica specialised fertiliser, since this is actually an "all-in-one" fertiliser. Then also use the Tropica premium, to regulate the dosage of N and P (since these are not included in the premium). WE simply exchange a percentage of total amount (=Specialised) with same percentage of premium. EX: total amount, if you want to give as 120 ml. but you feel N and P is plenty - then exchange 1/3 of amount. This gives you 80 ml. Specialised and 40 ml. of premium, thereby lowering N and P, without lowering all others. This can f.ex. be needed, if relatively many fish inhabit the tank!! I hope this give you the info, needed to adjust your dosing of fertiliser to your tank as the tank develop. Basically it is an on-going, never-ending process.....but it´s also fun! Good luck." Temos que ser bem chatinhos, insistentes e abordar os responsáveis pelos produtos que temos no mercado, colocar questões, e mais questões, e aprofundar bem as temáticas e não andar a perder muito tempo nos 1001 fóruns deste mundo, com informação secular e nada atualizada. Insistindo e abordando sempre com educação quem vende até que nos esclareçam. Esse é o caminho. Nos fóruns apenas colocamos as nossas experiências pessoais. A minha experiência pessoal com a metodologia da Tropica resulta em pleno. E espero que vos seja útil este tópico. Da minha parte estou cá sempre para contribuir, e ajudar no pouco que sei desta coisa de aquariofilia. Abraços a todos.
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  5. Queremos convidar todos os aquaristas para participar do Biotope Aquarium Design Contest 2018! Aceitamos inscrições: 1 - 30 de setembro Avaliação de inscrições: 11 - 31 de outubro Resultados: 1 de dezembro Biotope Aquarium Design Contest em Facebook Prometemos: será muito interessante! Participar
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  6. Parabéns Tozé. Está a ser um bom ano. Já começaste a pensar no próximo? Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk
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  7. Tás a fazer uma bela coleção este ano! Parabéns Tozé!
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  8. Boas Tozé Mais uma vez,os meus parabéns por este excelente resultado. Abraços Álvaro Silva
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  9. Excelente. Mais uma vez, parabéns.
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  10. Obrigado a todos. Da China veio a classificação do Ciac onde atingiu o top 100 o que me deixa mais uma vez muito agradecido.
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