Boas pessoal,
ainda por aqui ando às voltas com este menino, mais a ver o que vai acontecendo do a tentar provocar alguma coisa. Têm acontecido algumas coisas que embora se possam considerar contratempos, têm ido extremamente úteis neste meu processo de aprendizagem.
A Marsilea crenata desapareceu quase toda (nunca consegui entender porquê), a Hirsuta também tem umas folhas castanhas mas apesar de não estar a desenvolver aguenta-se por enquanto. As Cryptos também não crescem quase nada (eu sei que elas são lentas, mas não esperei que o fossem tanto). A Murdania é tramada, cresce num lado, morre noutro, e lá vai ficando mais rala do que eu gostaria. O musgo pelo menos já não está castanho e agora está acrescer bem. A Pinnatifida finalmente está a sair detrás do tronco com a densidade que eu queria. A macrandra 'Narrow Leaf' cresce mais rápido do que as outras todas e embora ao longe ainda esteja engracadita, está a precisar de uma poda invertida. A Cardamine que está atrás do tronco ressuscitou!... O breviscapum está bom onde apanha mais luz, mas lá atrás parece não ter muita força. As Crytos e as Buces recuperaram do melt, mas parecem indicar carência de nutrientes (agora quais é que é difícil de saber).
Por causa dos sintomas das Buces pus-me a inventar... primeiro comecei a introduzir ferro (parecia ser clorose), depois achei que era talvez falta de azoto e lá fui eu dar-lhe o remédio... depois comecei a ver buracos nas folhas (o que me levou a pensar em Potássio). Entretanto com estes remédios todos começaram a aparecer Green Beard Algae (GBA), bem como algumas Staghorn. Há que ache que as GBA são giras e úteis, pois os Amano têm fama de gostar disso, mas eu achei que não tinha piada nenhuma, já estava a ser demais! Parei com o Nitrogénio e com o Ferro e a coisa estabilizou, mas como também não recuava decidi fazer um tratamento de "overdose" de Excell. Retirei o Feto e a Ricardia, o Feto porque era fácil de remover e eu estava curioso relativamente à eficácia do blackout, a Ricardia porque julgo ter lido em qualquer lado que ela não gostava de sobredosagens de Excell (se calhar não li, mas pensei que sim). A estes fiz um blackout de 1 semana enquanto que o tratamento de Excell apenas durou 4 dias (o Excell acabou e não tive tempo de ir comprar mais, pois aqui perto não consegui encontrar). Conclusão as Staghorn foram as primeiras a ficar vermelhas e as GBA foram definharam mesmo após ter terminado o Excell. Ao fim de uma semana lá tirei o Feto e a Ricardia do baú (literalmente) e estranhamente ainda estavam cheios de algas, algumas consegui tirar manualmente, mas muitas ficaram lá, ou seja continuo sem Excell e com algas no Feto e na Ricardia. Tudo isto me leva a crer que tenho de comprar o Excell e afinar melhor o CO2 pressurizado... (um passito de cada vez)!
Não que isto tenha estado muito fora de controle, mas como vêem algumas contrariedades fazem-nos sempre aprender qualquer coisa!
Sei que tenho de mudar de local alguma plantas (antes de pensar em acrescentar alguma coisa mais). Aqui vai a foto do estado atual, desta vez finalmente de forma a que todos entendam o que é que eu quero dizer com "Panorâmico" (objetiva de 18mm):
PS: As Amano andam carregadinhas de ovos, vi uns alevins de qualquer coisa na biobox, mas os Sakura não querem mecha nenhuma!...