Semana #5
O tempo voa, o aquário entrou na semana #5 e a evolução é notável.
Em relação aos vivos, entraram mais 10 Tetra Cardinais (5 de cada vez), temos agora o nosso cardume completo e podemos passar para a próxima etapa que são os “special ones”.
Em relação à flora, entrou outra Bucefalandra mini red, para esconder uma anilha que tinha resistido à entrada da primeira. Estou maravilhada com esta planta e com as suas flores. Já houve uma que floriu, mas fê-lo durante as mini-férias pelo que não pude ver todas as etapas. Felizmente, há mais 3 que estão bem encaminhadas para que possa apreciar todo o processo.
Comecei também a fertilização na semana #4 e estou a intercalar 1 ml de micros flowgrow e 1 ml de macros ligtht, ambos da Aqua rebell, diariamente.
Noto imensa diferença no tapete e as plantas estão a ficar com melhor aspeto. Durante a nossa ausência também pus a calha mais para a frente, mesmo na direção da Monte Carlo.
Finalmente, fizemos a segunda poda e replantação e o aquário ficou assim:
Antes
Depois
Notas para a próxima poda:
Fazer uma poda invertida na Hygrophyla pinnatiffida e observar o seu desenvolvimento, porque até agora é a planta do aquário que mais me desiludiu. As folhas estão sempre com mau aspeto, começam por ficar rendilhadas, depois acastanhadas, acabando por se soltar. Se não mudarem de atitude quando já não tiver espaço para replantar saem do aquário.
Retirar as Cryptocoryne do meio da Ludvwigia Sp e ir adensando as respetivas moitas.
As Bucefalandras e as Anúbias têm-se portado super bem! Não passaram pela fase do melt e estão sempre frescas e fofas a cumprir o seu papel, não dando trabalho nenhum.
As Althernanthera Reineckii, as Ludvigias mini super(ambas vermelhas) e as Rotala Vietnam e a Rotala macandra que estão no plano traseiro e no lado esquerdo, também têm estado impecáveis.
As posgostemon estão a melhorar, embora ainda pareçam umas alfaces meias depenadas, mas acho que com o tempo chegam lá.
O tapete de Monte Carlo e Marsilea está a fechar, mas ainda tem algumas partes mais amareladas, que eu dispensava.
Ah, já me esquecia de dizer que as hidras desapareceram do aquário na TPA da semana #4 e até agora não voltaram. Tenho algumas algas no vidro daquelas que parecem manchas de bolor acastanhadas e que são praticamente impossíveis de remover, junto ao substrato, sem dar conta da Monte Carlo. Alguém tem uma dica para me dar?
Enviado do meu iPad usando o Tapatalk