Gonçalo,
Quanto a este assunto dou-te 100% de razão, a última coisa que devemos é andar sempre a mudar!! Nos últimos anos já tive algumas montagens do qual me orgulhei com plantas bonitas e saudáveis, mas eu sou uma pessoa que não me posso limitar a fazer as coisas tipo "chapa 5", e nesse tempo tenho feito como me ensinaram ou diziam para fazer. Portanto, tenho de perceber como as coisas funcionam. Quando faço estas alterações sei o que pode vir originar, mas meti na cabeça que já estava na altura de fazer umas experiências e perceber a acção / efeito.
A minha maior aprendizagem neste momento é como falei no tópico do Luis, é perceber como funciona o mundo das algas e as acções a tomar, muita coisa se diz e se lê por esta internet fora, mas nunca se chega muitas vezes a um consenso e depois cada aquário é um aquário.
Obrigado.
Boas Vasco,
Neste momento o aquário já encontra-se a recuperar bastante bem.
No último mês tenho tentado estabilizar um pouco as coisas, mas vamos por partes!!
No início de Fevereiro, quanto à luz comprei o suporte, e está sensivelmente à 30 cm da coluna de água. Continuam as duas calhas ligadas e a 9 horas. Se entretanto conseguir estabilizar poderei experimentar as 10 horas.
Quanto a fertilização, continuo com o mesmo sistema, a receita ADA DIY (UREA) do Nuno Matos, mas não estou com a dose completa de N e P, deixo o que estou a fertilizar em baixo em ppm diário:
N - 0.07 ppm
NO3 - 0.30 ppm
UREA - 0.08 ppm
PO4 - 0.16 ppm
P - 0.05 ppm
K - 3.73 ppm
Fe - 0.02 ppm
Quanto às algas, aumentei um pouco na altura o CO2 e coloquei o meu JBL Proflora Direct, para conseguir uma melhor dispersão por todo o aquário.
Mas mais detalhadamente, a BGA, coloquei um pouco ese 1000 localmente e resolvi o problema. A algas que tinha do tipo cabelo, a staghorn e a rhizo, penso que com o aumento do CO2 foram à vida. Também deixo a noite que fiz overdose de excel na mudança de água.
A minha grande batalha ainda é mesmo a GDA, têm me dado conta da cabeça e dos braços, cheguei a um ponto que se não a podemos vencer, juntamos-nos a elas, pois ao fim de 5 dias fico com os vidros completamente verdes. Tenho lido bastante sobre a mesma, mas la está para o meu caso não sei o que mais fazer, portanto estou a preocupar-me mais com a saúde das plantas do que com ela.
Pelo que tenho percebido, são muitas as teorias, entre as quais:
- Deixar durante 10 a 20 dias sem lhe mexer e depois aspirar (já tentei mas como a causa do problema não está resolvido aparece novamente)
- Reduzir o Nitrato e fosfato (quanto menos comidinha para as plantas menos ela excretam), mas quanto a reduzir a fertilização quanto a N e P está fora de questão, se o faço a BGA aparece logo.
- Aumento de CO2 (feito!!)
Penso que por agora referi tudo. Se algúem tiver alguma solução é sempre bem vinda, pois no próximo mês estou a pensar em comprar o twinstar nano 2 plus, e penso que resolvo este problema.
Aproveito e deixo foto atualizada:
Abraço,
Samuel