Obrigado pelo comentário.
Burocracia no seu devido tempo.
Termómetro livre de se entregar à força gravitica.
No seio de imensas verdadeiras obras de arte que surgem documentadas neste fórum, esta participação não almeja ser "um aquário exemplar".
Apenas uma partilha de um entusiasta que acredita que a aquariofilia é algo ao alcance de todos e, podendo ser complexa, é intrínsecamente simples nos seus conceitos básicos.
Creio que o nível tecnológico e de complexidade está tão alto que isso poderá ser algo desmotivante para quem se inicia e apenas quer ter o prazer de cuidar de algo simples.
Espero contribuir, expondo o meu simples aquário, para desmistificar isso e motivar quem se inicia a manter o interesse.
Alguns factores que levam muitas pessoas a desistirem da aquariofilia são "o Trabalho que isso dá!.." "Gasta-se muito dinheiro com isso pá!" "Isso é complicado..." "Perde-se muito tempo com a limpeza.". Creio que isto são mitos. Exitem muitas formas de viver. De estar na Vida. Tal como na aquariofilia. Quando vemos uma montagem do Mestre Amano... quem não respira fundo, pára para ver, olhar e aprecia? A minha questão é, não temos de ser todos Mestres da fertilização com CO2, nem gastar fortunas em rochas ou ramos ou raízes para nos dedicarmos a esta actividade. E digo isto com todo o respeito e consideração por quem tem a paixão, o tempo e os recursos para realizar verdadeiras obras de arte que nos deleitam a todos. O meu ponto é: para jogar futebol não temos de ser todos craques. Há quem jogue na Champions e há quem jogue no bairro, com os amigos. Importante é jogar. Importante é as pessoas usufruirem, com gosto e calma, desta actividade.
Com todo o respeito, e verdadeira admiração, por aquários exemplares em termos de aquascaping, o que me move é manter algo tão auto-sustentável quanto possível.
Keep it simple!
Obrigado!