Boas Ismael,
Não é muito difícil entender este boom de algas, pensa assim, tens 4500lm a bombar para dentro do aquário, a tua fertilização está adequada à iluminação existente (+co2 claro) tu ao reduzires os lúmens para metade as plantas já não vão absorver tantos nutrientes ficando estes disponíveis na coluna de água, foi uma falha minha deveria ter pensado nisso mas escapou-me esse pequeno grande detalhe .
As alterações de iluminação foram, passar de 4500lm para 2200lm, coloquei a opção 24h que a Vivagrow tem, para além de cortar nos lúmens houve um aumento de tempo de iluminação no aquário com a opção 24h.
O que eu fiz conforme já explicado anteriormente, foi:
Desligar a opção 24h e recolocar as 7h diárias com a calha a topo.
Tpa's de 60% 2 vezes por semana
Aproveitava o dia da tpa para desligar o filtro e colocar Excel directamente nas bba's deixando actuar durante 30/45mn.
Uso de Excel 5ml no dia da tpa + 2ml restantes dias
Reajustar as doses de fertilizante micros e macros, nos macros preferi fazer uma solução apenas de NO3 em separado visto os valores estarem sempre altos.
Cortar as folhas mais afectadas
Aumentei o fluxo de cO2 até o drop checker revelar uma cor verde clarinho a fugir para o amarelo
Adicionei uma calha que já tinha inicialmente (made in china) com 2250lm
Este processo foi um pouco chato e demorado, mas filtrei todas as boas informações que tinha para erradicar as algas evitando o blackout, agora já consigo ver a luz ao fundo do túnel mas ainda noto que não está a 100%.....para lá caminha!
Vou continuar este processo ainda mais 1 mês, não vou baixar braços simplesmente porque está a ficar melhor, agora estou focado na reformulação das plantas, tenho tido as vossas boas dicas nas escolhas agora é só encomendar
Cumps,