Classificação

  1. JoseCarlosMarques

    • Points

      11

    • Tópicos

      5263


  2. Alvaro Silva

    Alvaro Silva

    Moderador GERAL


    • Points

      6

    • Tópicos

      4763


  3. Shaking

    Shaking

    Membro


    • Points

      3

    • Tópicos

      434


  4. JoãogaFernandes

    • Points

      3

    • Tópicos

      1024


Popular Content

Showing content with the highest reputation since 02/28/25 Em todas as areas

  1. Boa tarde camaradas! Após término do desafio, tal como havia dito, remontei o 45p, com o mesmo hardscape, ligeiramente alterado, para se tornar mais simples. A escolha de plantas baseou-se nas sobras do 60x40x40 que montei entretanto. Fotos já com 1 mesinho. Será um aquário para curtir. Atualmente conta com 18 cardinas red galaxy da Shrimp Lab. Para a semana vou introduzir umas corys pigmeu e será a única fauna 🙂
    3 points
  2. Com todo o respeito e honestamente essa historia das marcas virem com as fotos microscopicas para dizerem que os seus produtos sao mais porosos para mim e uma treta so para vender mais ou dizer que a deles e que e boa. Afinal de quantas mais bacterias e necessario num tanque se as bacterias crescem em proporcao dos peixes que se tem no aquario? Podes ter 3kg de material biologico mas se tens 2 peixes vais ter bacterias para processar 2 peixes. Mesmo tendo esses 3kg mal ponhas 10 peixes la ou estas atento ou a amonia vai picar enquanto nao for criada mais bacterias. Minha opiniao? Se se tem um bom fundo, plantas, rochas, troncos (onde as bacterias acumulam) para que ir buscar esses dados todos quando o mais economico serve o mesmo proposito. Agora se tens um aquario so com areia ou mesmo nada e uma porrada de peixes sim, digo que toda a ajuda e bem vinda, mas regra geral isso dos poros e mais uma treta pra vender mais. Ha 40 anos nao existia nada disso e os peixes nao morriam.
    2 points
  3. Olá Shaking. Não precisas pedir desculpa por nada... se tens uma dúvida, acho muito bem que a coloques. Já por isso tentamos manter um fórum e não uma página de Facebook ou Instagram. Aqui a informação fica alojada para sempre, e pode ser utilizada muito tempo depois de ter sido cá colocada 🙂 . Em relação à tua questão... não é por uma Media ser mais cara (na minha opinião, claro) que alguém deve ficar menos preocupado. Se assim fosse, andava tudo a comprar ADA! Mas se ela é mais cara, esse aumento de preço tem uma razão. Ou deve ter. E geralmente tem haver com a maior ou menor qualidade do material. Neste caso, com a maior ou menor capacidade de produzir bactérias na sua superfície. Eu não escolhi a Media da Aquario (a Neo Pure) por ser mais cara, mas porque pesquisei bastante na Internet e, em comparações onde usam imagens microscópicas, percebes que o material tem uma maior superfície de contacto com a água, onde depois se vão alojar as bactérias. A Matrix (da Seachem) também é boa, assim como a da Masterline. Na altura, em relação qualidade/preço, optei por essa, mas a maioria do pessoal até decide optar pela Matrix, que é a mais acessível, e tudo bem com isso também. Outra questão que define o preço é a capacidade de escoamento da água dentro do filtro (diferentes formas permitem mais ou menos caudal). Mais uma vez, na altura, a opção pela qual optei pareceu-me a mais indicada. Podes usar rocha de lava, sim. Eu uso Volcano Mineral em muitas das minhas montagens, por baixo do substrato. Também potencia a criação de bactérias benéficas. Mas procura um desses vídeos de comparação de media e vê a diferença no diâmetro dos "buracos" de cada uma. És capaz de ficar surpreendido. A aquariofilia tem ciência, mas não é exacta... já vi óptimos resultados com material (supostamente) de menor qualidade, e também já vi o contrário. Depende muito da experiência de cada um, da finalidade que cada um quer atingir e, principalmente, de saberes o dinheiro que tens para gastar... o que podes comprar com ele (ou fazer com ele)... e de adaptares as tuas expectativas ao que tens à tua disposição.
    2 points
  4. Este hobby já é só por ele apaixonante,e se as coisas correm bem,então é ouro sobre azul.agora é para desfrutar,esse aquário. Abraços
    1 point
  5. Estou sempre a aprender consigo, Álvaro. Faz todo o sentido, claro... só achei que, tendo água a circular, as bactérias se mantinham vivas, mesmo sem comer. Pensei que entrassem num estado qualquer de hibernação. De qualquer forma, já coloquei os vivos que sobreviveram a todo este processo (que ainda demorou uns 3 meses) dentro do tanque. Tenho 27 Ember Tetras (de 35 que comprei há 7 meses), 13 Amanos (de 30 comprados há cerca de um ano) e 7 Otos (de 15 comprados também há um ano). Vou ter que repor os Amanos e os Otos, mas como o aquário desta vez está tão limpinho, não estou muito preocupado. Eu acho que não aprendi assim tanto com as minhas mais recentes montagens, mas só o facto de ter optado por um substrato diferente, ter diminuído a luz para 1/4 da potência da calha e de ter feito o dark start, parecem ter resolvido todos os problemas que tinha no passado. Ando encantado com este tanque... fez-me voltar a apaixonar pelo hobby.
    1 point
  6. Um mês depois de plantado continuo sem problemas de maior. As plantas estão com óptimo aspecto e o maior desafio agora é conseguir que elas comecem a assumir a direção de crescimento que pretendo. A ideia é que atrás se inclinem para a esquerda e à frente para a direita. Depois de ontem ter limpado o filtro, a velocidade de circulação da água aumentou, e esse efeito consegue-se muito facilmente. Com o filtro desligado a montagem perde algum dinamismo porque as plantas tendem a endireitar-se. Com tempo e algum trabalho, espero conseguir "domá-las". Vamos ver 🙂 . Experimentei também colocar uma bomba de circulação do lado esquerdo do tanque, à frente, e o efeito fica ainda mais bonito, mas como tapava muito a luz naquele canto resolvi, por enquanto, não utiliza-la. Ainda em relação às plantas, continuo a minha luta para que a Glosso cresça cada vez mais rente ao solo, e já tenho tirado muitos pés de Helanthium que tentam ocupar espaços onde não os quero - isso tenho feito quase diariamente! Estou em duvida se coloco ou não os vivos dentro do tanque. Como as algas quase não se fazem notar (não preciso portanto de uma equipa de limpeza), e a coisa tem evoluído bem, acho que por agora não devia alterar a rotina do aquário. Continuo até sem fertilizar. Por outro lado, gostava de ver o comportamento dos bichos na sua nova casa. O que acham que devo fazer? Até para a semana 🙂 .
    1 point
  7. Por acaso eu me esqueci de dizer para dáres uma limpeza no filtro,mas com calma tudo vai ao lugar. Abraços
    1 point
  8. Muito obrigado pela resposta, Álvaro. Foi isso que eu li, mas queria a confirmação de alguém que percebe mais disto do que eu. Como eles foram parar ao aquário não sei. O substrato é novo, as plantas foram todas compradas in-vitro com exceção da Eleocharis Montevidensis. As pedras também foram muito bem lavadas (bem demais, até... dei-lhes um banho de ácido muriático). Acredito mais que tenham vindo na água da torneira ou que já estivessem dentro do filtro (que preservei do último tanque que tive). Mais importante que isso será saber porque estão a sobreviver, e como não tenho ainda peixes no aquário, só pode ter haver com alguma matéria orgânica que esteja no tanque provocada por algumas plantas que tenham derretido. Amanhã vai ser dia de TPA e vou tentar limpar o filtro e o tanque o melhor que conseguir. Não quero mexer muito no substrato porque em alguns sítios as plantas ainda não o estabilizaram. Se fosse uma coisa mais séria, lá teria que o fazer, mas já fiquei mais descansado com as suas palavras. Vou apressar é a introdução da equipa de limpeza no aquário. Estava a pensar deixar o tanque sem vivos mais umas semanas, mas se estes bichos não desaparecerem com a TPA é sinal que ela é necessária. Um grande abraço!
    1 point
  9. Boas José Carlos Não tens que te preocupar são vermes detritívoros, (Vermes Detritus) alimentam-se de detritos e restos de comida de peixes,e não só restos de plantas mortas,. Agora tu podes perguntar,mas como é que eles vieram parar ao meu aquário,podem vir de um substrato velho de outro aquário,mas também pode vir nas plantas novas do aquário. Para eles sairem umas TPA,s,acompalhada de aspiração do substrato,mas aos poucos não de uma vez,para não destablizares o aquário,veres se a água está em bom estado,e veres se eles acabam por desaparecer. Abraços
    1 point
  10. Telmo os peixes morrem porque certamente foste a uma loja de shopping e decidis-te montar um aquario ou alguem te deu, certo? E os colegas da loja ou quem to deu nao te explicou bem como isto funciona. Telmo ter um aquario nao e so ir busca-lo a loja, encher agua e por la os bichos. Os bichos sao a parte final de um processo que tens que passar de forma a que eles nao morram e vivam felizes. 1o tens de criar as condicoes no aquario para eles viverem e num aquario novo isso nao existe. Vais ter que criar esse ambiente antes de poder por peixes la dentro e isso demora o seu tempo. Pesquisa sobre como ciclar um aquario e vais aprender tudo sobre isso. Nao desanimes e tem paciencia em relacao a veres peixes no aquario. 1° foca-te em criar as condicoes para eles viverem.
    1 point
  11. Mais uma semaninha, mais uma voltinha. Por enquanto o ritmo de crescimento das plantas mantém-se e, com mais rebentos a aparecerem, o quadro começa a compor-se. Pela terceira semana seguida aparei a Glosso, mas já foram menos os pés que estavam a crescer em altura e tive que cortar. Estou, portanto, a conseguir que ela se habitue a crescer horizontalmente. A Eleocharis também se está a portar muito bem, e a Helanthium não para de se reproduzir e de crescer em altura - já tive que reposicionar vários pés, mas começo a visualizar aquele efeito de "relva" que gostava de ter. Em relação à fertilização... ainda não comecei. Apenas o Carbo e o Potássio que tenho introduzido desde que plantei o tanque. Não vejo sinais de falta de nutrientes - pelo contrário... a cada TPA que faço deito fora quase toda a Salvinia, que teima em crescer desenfreadamente, mas estou atento. Assim que notar alguma deficiência, avanço com o All In One Lean, da Masterline. Uma coisa que me anda a deixar um bocadinho confuso é a falta de algas verdes nas pedras 😄 . Pode parecer até absurdo (e espero não estar a agoirar), mas não me lembro de um tanque onde, nesta altura, já não estivesse a dizer mal da minha vida por ter que esfregar as rochas. Só posso esperar que continue assim. Tive que cortar um pouco o tubo do inflow, porque estava no meio daquelas plantas ali mais em baixo e a condicionar o seu crescimento em altura. Vêem algum mal em mantê-lo assim um pouco mais elevado? Um grande abraço a todos... até à próxima semana (esperemos que sem grandes novidades 😉 ).
    1 point
  12. Oh pá... a realidade aqui é dura de admitir mas, para alguém que passa muito tempo fora de casa, queres manter um peixe como animal de estimação também me parece um bocadinho cruel. Já estou a imaginar a coisa... manter um cão ou um gato, não dá, por razões óbvias, então vou comprar um peixe e entrego-o à sorte dele enquanto estiver em viagem. Se a coisa correr mal, vai sanita abaixo e compro outro... eles custam quanto? 4 ou 5€ cada? Dá para comprar um por semana e sempre dá um "Look" mais bonito à casa.
    1 point
  13. E eu que já estava convencido que os tempos das lojas venderem dourados em balões de vidro era coisa do passado! 8 litros é basicamente o "velho" balão de vidro! Nem vejo que seja vontade de apenas vender peixes! Em casos que notem falta de informação do cliente, penso que dando uma pequena informação básica do que se trata a aquariofilia, o cliente até acaba por comprar mais material e voltará certamente com frequência a loja... ou então desiste! Mas se desistir da ideia de manter peixes, é sinal que era apenas algo de impulso, o que também indicaria ser cliente que em principio não deveria interessar à loja! Há uns anos a SERA, distribuía nas lojas uns pequenos manuais gratuitos de iniciação. Certo que remetiam sempre para produtos SERA, mas a informação básica do que era necessário, do ciclo biológico, etc... estava lá! Para um dourado, diria eu, que qualquer coisa a baixo de um aquário de 80Cmx30Cm, não é aquário para um peixe dourado, e mesmo nestas dimensões há algumas variedades em que é ainda assim muito curto! Um cometa por exemplo que com alguma facilidade chegará a uns 20Cm! Se considerarmos ainda que são peixes que em grupo se tornam muito mais ativos e muito mais interessantes de observar... então é arranjar o maior aquário que se possa suportar, ou então um lago! Sendo sempre necessária uma filtragem muito boa, pois são peixes que "caca" é à fartura
    1 point
  14. Atualização semanal 🙂 . O crescimento das plantas continua a um ritmo muito bom (estou até um pouco admirado - só pode ter haver com o dark start). Nota-se em todas as plantas, mas mais na Helanthium, que se farta de mandar "runners" para tudo o que é sitio. Por enquanto não vou controlar quase nada... vou deixar a natureza fazer o que bem lhe apetecer. Tenho apenas podado a Glosso, que insiste em crescer em altura, mas que já deve ter percebido que essa estratégia não vai resultar comigo. As pedras estão limpíssimas - uma novidade para mim. Apesar de tudo parecer bem, acho que não vou ter o aquário pronto a tempo de concorrer ao IAPLC. Tenho pena, porque é o segundo ano que falho, mas prefiro apresentar uma coisa decente e, caso tudo continue a correr como planeado, talvez tenha aqui uma coisa que me permita subir alguns lugares desde a última classificação. Agora gostava de ler opiniões... ainda anda alguém por cá!?!?!?
    1 point
  15. Boa tarde, Já replantei algumas e parece estar a correr bem. No entanto, ali as pedras estão a começar a ficar verdes com algas presumo eu, o que é que posso fazer para corrigir? Diminuir o número de horas de luz? Obrigado, Sent from my SM-S901B using Tapatalk
    1 point
  16. Boas Muito bom,sem dizer nada,ficou tudo dito. Abraços
    1 point
  17. Deixo aqui mais um canal e Youtube que encontrei por acaso. A qualidade dos vídeos e das montagens é excelente. Apesar de não terem qualquer fala, percebe-se muito bem todas as etapas necessárias para a criação de um bom aquário. Para "clientes" avançados 🙂 . Pessoalmente, gosto muito do vídeo que deixo em baixo, mas explorem bem o canal!
    1 point
  18. O que quer dizer por "relevo"? Será que quis dizer "altura"? Se assim for, pode usar, claro. É uma técnica utilizada por quase todos os aquascapers para poupar substrato, mas geralmente costumam encher-se com rocha de lava esmagada ou até media (daquela que se usa dentro dos filtros). Dessa forma está a criar mais um sitio onde as bactérias benéficas se podem alojar, contribuindo ainda mais para o bem estar do seu aquário. Não quero com isto dizer que não possa usar areão, mas nesse caso não estará a incentivar o desenvolvimento de tantas bactérias. Pessoalmente gosto de usar Volcano Mineral, da JBL - encontram-se sacos de 9 litros a preços baratos na Internet, já preparados para utilização nos nossos tanques. Também pode encontrar rocha de lava esmagada em lojas de Jardinagem, mas nesse caso deve prepara-la muito bem antes de colocar no aquário - lavando e talvez até fervendo o material. Podem, claro. Até decidir desmontar o seu tanque. E podem ser utilizados novamente em outros aquários. É o que eu faço quase sempre (só comprei o tal Volcano Mineral uma vez, há uns 5 anos, e tenho usado sempre os mesmos sacos). Apenas uma dica... se resolver optar por esta solução, tenha em conta as plantas que vai colocar em cima do sitio onde eles vão ficar... se forem plantas com raizes maiores, deve ter em conta a quantidade de substrato que elas vão precisar para enraizar. Plantas de carpete, por exemplo, precisam de 3 ou 4 cm de substrato, em cima dos sacos, mas plantas maiores vão precisar de mais.
    1 point
  19. Altura de atualizar o estado do pequenito. Está bem de saúde... o espaço é pouco para todos os habitantes, mas como é uma coisa temporária, vai servindo. Tenho tido, no entanto, algumas percas entre os Otos e os Amano. A meu ver, podem estar relacionadas com a falta de comida. Nenhum saltou para fora do tanque, mas, que me lembre, nunca tive um aquário sem algas... e julgo que isso tem haver com a planta que escolhi, que tem crescido bastante bem com apenas 6 horas de luz por dia e sem qualquer fertilizante. Continuando a crescer assim, acho que vai criar o efeito que eu queria (carpete à frente e plantas mais altas atrás - tudo com a mesma espécie). Vai dar um bonito aquário para manter um Betta, quando os vivos voltarem ao aquário grande. Tenho tentado alimentar os camarões e os Otos com pellets... os camarões ainda lhes pegam, mas é muito raro ver os Otos a comer 😞 . Por agora tenho muito pouco a dizer... estou surpreendido com a calha, que apesar de pequenita parece bem capaz de tratar do assunto, e com o filtro da Loja China, que tem (e isto é muito estranho!) um skimmer que funciona muito melhor que qualquer skimmer que tive até hoje - não flutua com a ajuda da bolsa de ar, que geralmente encontramos neste tipo de dispositivo... foi pensado para que a flutuação do plástico seja suficiente para se manter à tona, mesmo quando o nível de água desce. Admira-me que nunca nenhuma marca (nomeadamente a NEO, que utiliza materiais acrílicos) tenha pensado nisto. Espero que gostem da fotografia, e que alguns se deixem inspirar por ela. Até uma próxima!
    1 point
  20. Boas, alguns já devem ter lido poste meus em resposta a outros poste,e eu dizer deixar a natureza fazer a parte dela,pois bem aqui esta um aquário com 22 anos,e eu a pensar que o meu aquário c om 9 anos já era muito anos. Saudações
    1 point