Olá, meu nome é Diego e estou voltando agora ao aquarismo. Já tive aquários dos oito aos dezessete anos e tive que abandonar o hobby por falta de tempo, mas agora quero recuperar esses anos perdidos!
Meu aquário principal tem o seguinte setup:
1 - Nome do Aquário:
- Comunitário Alcalino 140l 2 - Data da montagem
- 03/02/2017 3 - Dimensões do aquário
- 70x40x50 3.1 - Volumes bruto e útil
- Bruto: 140l
- Útil: 120l 4 - Equipamentos Instalados 4.1 - Filtro
- Hang-on Tetra Whisper Ex30 605 l/h com perlon, 100ml de purigen e cerâmicas
- Canister Hopar Kf-2218 1200 l/h com perlon, 1l de cerâmicas e 1l de Seachem Matrix
4.2 - Termostato
- 300w
4.3 - Iluminação/Foto-período
- Fluorescente 100w 10h/dia
4.4 - Sistema de CO2
- Não
4.5 - Outro equipamentos adicionais
- Não 5 - Substratos & decorações 5.1 - Substrato fértil
- Não
5.2 - Substrato inerte - Dolomita n.0
5.3 - Decorações (pedras, troncos, etc)
- 3 rochas naturais e uma artificial de resina 6 - Fertilização (fertilizantes utilizados e plano de fertilização) - Seachem Flourish Advance 3 vezes por semana
7 - Fauna 7.1 - 1 Jack Dempsey Blue
7.2 - 1 Synodontis petricola
7.3 - 1 Synodontis eupteros
7.4 - 4 barbo-ouro
8 - Plantas 8.1 - 1 Echinodorus amazonicus 8.2 - 5 Valisnérias
8.3 - 1 Anúbia
9 – Observações
9.1 - Parâmetros da água (pH, gH, kH, NO2, NO3, NH3/NH4, temperatura)
- pH: 7,6
- Temperatura: 28°C
- NH3 0,5ppm e NO2 zerado
9.2 - Frequência das TPA's
- 30% a cada 15 dias
10 - Fotos
O primeiro peixe introduzido no aquário foi o Jack Dempsey e tive um pequeno problema, ele veio infectado com parasitas intestinais e precisei fazer o tratamento por uma semana após o término da ciclagem. Depois disso, introduzi os peixes restantes e a amônia veio a subir - eu tinha instalado apenas o filtro hang-on e ele não suportou a bagunça dos Jack e dos Synodontis, e algumas plantas morreram devido ao tratamento com as luzes apagadas. Tive que comprar um canister e estou controlando a amônia com o uso de zeolitas até que tudo esteja estabilizado. A filtragem ficou um pouco exagerada, mas os barbos parecem gostar das correntes de água e os demais não parecem se importar, até porque suas tocas ficam bem protegidas da movimentação.
A alimentação é feita com Tetramin, Tropical Spirulina, Tropical D-allio e alimentos vivos. Também uso Alcon Bottomfish para os Synodontis após apagar as luzes.
Os peixes estão se relacionando bem, o máximo que ocorre é o Jack Dempsey correr atrás de algum barbo que entra em sua toca, mas a confusão acaba rápido. Os Synodontis passam o dia escondidos em suas tocas e mal podem ser vistos, mas é só apagar as luzes do ambiente que os vejo saindo para explorar o aquário em questão de segundos. Todos os peixes foram comprados com tamanho minúsculo e praticamente dobraram de tamanho nesse tempo aqui em casa.
Apresentado o aquário, queria saber a opinião dos colegas aquaristas sobre duas coisas:
- Quando o problema da amônia for resolvido, acham que é viável introduzir mais 1 a 3 barbos-ouro, para aumentar o cardume?
- Também cogitei colocar um plecostomus para se livrar das algas marrons que têm surgido nas rochas, mas acho que os synodontis não iam gostar muito da concorrência pelo fundo do aquário e o coitado ia acabar apanhando à noite, o que acham?
Obrigado!