Ora boas tardes pessoal! Venho apresentar-me passados perto de dois meses desde a montagem do aquário, agora mais composto. È o meu primeiro projecto e o objectivo passava por fazer criação de uma espécie vivípara e se possível de camarões, onde pudessem conviver as duas espécies num comunitário lowtech. Desta forma, aqui vai a evolução do projecto depois de algumas doações aqui do forum, bem como outras compras low cost que fui conseguindo. Ph á volta dos 7 medido com tiras e temperatura nos 25ºC, TPA's todas as semanas de 20% e iluminação 8h diárias com temporizador.
Setup: Data de montagem: 10 FEV 2016 Dimensões: 60L Filtro: Filtro externo EDEN 501 Termostato: 100w Substrato: Areia de sílica Iluminação: A lâmpada está inserida na tampa do aquário, não faço ideia qual é :/ Hardscape: Troncos e xisto CO2: Não tenho Substrato fértil: Não tenho
Flora:
Hygrophila Polysperma
sagittaria subula
anubia barteri var nana
Vesicularia dubyana
ludwigia repens
Ceratophyllum demersum 'Foxtail'
Fauna:
3 espadas fêmea
1 espada macho
1 platy fêmea
2 planorbis corneus
á volta de 10 camarões (redcherrys + camarão fantasma(?))
Alguns alevinos de espadas
2 corydoras aneus
Aqui fica uma foto da evolução do projecto:
Uma fêmea de camarão grávida (Qual a espécie?)
Vista lateral:
E como se encontra agora:
Vou passar a fazer fertilização líquida PROFLOR 100 ml "DAJANA PET" 1 vez por semana, talvez metade da dose recomendada, ou seja, 5ml.
Meti a Anúbia ao centro em cima do tronco, e reparei que as folhas começaram a ficar amareladas, depois de pesquisar um bocado, é possível que seja por apanhar demasiada luz?
Espero em breve ter crias de camarões já que tenho fêmeas grávidas, e que as duas posturas de duas fêmeas de espada resolvam aparecer e sair do musgo depois de crescer. Até agora só vi dois, quero acreditar que nao serviram todos de petisco.
Agradeço comentários, sugestões, críticas..
Cumprimentos,
Tiago Pereira