Olá a todos e obrigado por me receberem em seu fórum! Venho por meio deste, compartilhar com vocês minha primeira experiencia em aquarismo e laguismo. Interessado por lagos e carpas desde sempre, passava horas observando quando topava com um.. Até que juntei coragem e resolvi fazer o meu próprio (sem experiencia nenhuma, apenas curiosidade e internet ) Sendo assim, farei um passo a passo com fotos para auxiliar aos aventureiros que possam vir a ter a mesma ideia que eu. VAMOS LA!
Este foi o local escolhido, um jardim abandonado no meio da sala de casa em formato de feijão medindo 1,90m x 1,30m (extremidade a extremidade).
limpeza da área.
Inicio das escavações. Notem que optei por manter minha Rafis que estava la desde o inicio. Limitei a área ao redor das raízes da planta com um vazo de PVC com o fundo cortado para que com o tempo a parede não desmoronasse e as raízes não invadissem o lago.
Buraco pronto! Optei por fazer meu lago com um sanduíche de amortecedores e lona de PVC.
Primeira camada amortecedora (placas de EVA) evita que as irregularidades das paredes e do fundo furem a lona.
Em seguida, primeira camada de lona e segunda camada amortecedora (desta vez, optei por uma coberta grossa que saiu mais em conta e ficou um resultado melhor).
Ultima camada de lona. Tive que fazer um pequeno buraco para "vestir" a Rafis.
Utilizei pedriscos de fundo de lago para o chão e pedras de arenito vermelhas brutas nas paredes e bordas. *Detalhe para a mangueira que liga a bomba ao filtro e passa por baixo das pedras saindo no canto esquerdo de baixo da foto.
ÁGUA!
Por dentro da cascata: filtro pressurizado e disjuntor na parede que liga e desliga todo o sistema (bomba e lampada uv)
Pro sistema de drenagem, utilizei: 1. Bomba ATMAN submersa AT-107 com vazão de 3.500l/h e coluna d'água 3,70m (consumo 86w/h);
2. Filtro pressurizado ATMAN EF-4000uv com lampada uv de 9w.
Instalei 2 holofotes de LED na base da Rafis, um mirado para o centro do lago e o outro para a copa da planta.
Resultado final! A cascata esconde o filtro e oxigena a água, ao mesmo tempo que embeleza e harmoniza com o som. Acima dela, uma "tampa" feita em madeira compensado e revestida por pedrinhas coladas que serve de apoio para o vaso.
Detalhe para a queda d'água e cascata aberta.
Primeiros moradores e planta aquática!
Hoje, meu lago tem cerca de 6 meses e tenho nele 15 carpas de tamanhos variados e cerca de 30 "paulistinhas". Água cristalina!
Faço limpeza do filtro mensalmente e retro lavagem intercaladas (15 dias - retro lavagem com troca parcial de aproximados 20% do volume do lago, passados mais 15 dias limpeza do filtro com mais uma troca parcial de 20% do volume da água do lago, sendo que a água nova é tratada com PRIME para eliminar o cloro).
Meu PH ainda gira em torno de 7,0 e temperatura 23ºC. Alimento minhas meninas uma vez ao dia pela manhã.
Troquei as pedras por areia fina lavada, e o resultado ficou espetacular
Espero que gostem da minha criação e que o tópico ajude a quem estiver iniciando.
Minhas carpas ainda são tímidas, então farei um vídeo para mostra-las nadando no lago para vocês verem.
Espero críticas, elogios e dicas!
Obrigado e abraços a todos!!