Lucky strike

Membro
  • #Conteúdo

    343
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    France

4 Seguidores

Formas de Contacto

  • Mail
    silva.samuel.andrade@gmail.com

Informação de Perfil

Quem visitou o meu perfil

4801 visitas ao perfil

Lucky strike's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

0

Reputação

  1. E nao da para aumentar um bocadinho o CO2? projecto muito bom. vou seguir.
  2. O mais provavel é efectivamente um pico de amonia ou nitritos, dependendo do tempo do aquario. Se os teus japonica ainda estao com vida, faz TPA de 50-60% e ve o resultado. Mas obviamente: terias de te lembrar antes das regras de base. Os camaroes sao animais gregarios (minimo 6 individuos da mesma espécie), por isso nao faz sentido teres 2 camaroes no aquario. Os Guppys atacam os camaroes, mesmo os japonica (ja ouvi relatos aqui no forum de guppys k vinham de ser alimentados e que atacaram as gambas logo apos a sua introduçao). Os camaroes stressam facilmente, e os teus tinham todas as razoes para estar stressados. Podem-se usar guppys e corydoras para ciclar aquarios.... Mas gambas n é boa ideia. E para finalizar: Tenho um aqua de 90L que venho de plantar com solo neutro, onde introduzi 10 red cherrys. injecto CO2 forte e feio e eles aguentam-se... com a condiçao: 20% de TPA por semana, com agua de osmose. Amonia a 0 e nitritos a 0. OS red cherrys sao feras resistentes... e como para todos os camaroes, a amonia e os nitritos sao a sua kryptonite.
  3. O facto do ultimo post datar de 28 se Setembro de 2014 diz bem que o aquario nao vingou e a razao é simples: plantas demasiado exigentes para ter em si,ultaneo com camaroes frageis. A mirselea hirsuta e a fontanus precisam imperativamente de CO2. A riccia pode passar sem CO2, se a deixarem flutuar à superficie (donde rira todo o co2 do ar atmosferico) e o hellfire, nem falemos ( é uma planta exigente). nao é ao acaso que qd vemos red cherrys vemos musgo de java e pouco mais. Espero ao menos que os camaroes estejam bem.
  4. obviamente que ja fiz isso e està igual. De qualquer maneira, a tendencia seria aumentar o pH e nao baixar. O intrigante nesta situaçao é perceber como é que a uma EC proxima de 0, podemos ter um pH alcalino? estou em querer que serà efectivamente um problema do medidor... apesar de o ter calibrado varias vezes e muito recentemente.
  5. Boas. depois de uns tempos foram do hobby, regressei à poucas semanas e montei um 90L plantado, com injecçao de CO2 pressurizado e subtracto tropica. Bem... os unicos habitantes sao uns caracois e 10 red cherrys, sendo que o objecttivo serà no futuro retuirar os reds e meter crystal red. Pois bem, tenho tentado conseguir os parametros ideias, nomeadamente baixar o kH e gH da agua e tb o pH. Aquando da montagem, o meu medidor digital de pH diz-me k tou com um pH de 7.5 no aquario, sabendo que a agua de rede tem um pH de 7.6. Perante esta situaçao, e sabendo que os RCS precisam de parametros especificos nomeadamente um pH <6.5 (mesmo se certos breeders teem parametros de pH de 5.6-6)... perante estas exigencias, comprei um osmosor (un dennerle 130) que funciona so com a pressao da agua. E eis o meu espanto quando vejo que a agua de osmose que sai do osmosor sai com um pH de 8.6... apesar de uma electroconductividade de 0.01. Como é que se explica isto? So me apercebi do problema agora, mas neste momento nao sei muito bem o que se passa. tinha a noçao de k a agua de osmose tinha pH de 5.5-6.5. E pergunto tb se acham possivel ter crystal red sem recurso a solo tecnico, como sao os solos para gambas da borneo, e ada. Obrigada pela ajuda
  6. sim. efectivamente, ao teres a estufa fechada vais ter menos ventilação, mas acho que isso se resolve se 1x por dia ouvrires a estufa 3 mins. Ou então, como eu, 1x por semana, fora do fotoperiodo, abro as estufas 10 minutos. Não tenho tido problemas.
  7. Basicamente o que acontece é isto: Quando a estufa aquece, a humidade no interior da estufa tende a aumentar porque a água evapora e como não se escapa, se olhares para as paredes da estufa elas estão saturadas. Bem... o mesmo acontece a 25ªC efecitivamente. Mas a questão é esta: se mantiveres a estufa totalmente fechada, irás ter uma estufa mais quente (porque não há ventilação), mas terás uma cultura sempre humida. E objectivamente eu prefiro ter culturas com elevadas humidades. Acho pela (pouca) experiencia que tenho que a base neste tipo de plantas têm imperativamente de ter uma humidade relativa elevada dentro da estufa, sobretudo quando dentro da estufa estão 25-30ªC, ou seja, as plantas podem secar rapidamente e morrer. Acrescento aqui 2 factos que verifiquei hoje ma minha cultura. A minha glosso está a crescer com extrema densidade. A técnica que utilizei foi simples. Primeiro plantei-a no aquário, onde pela falta de luz, crescer na vertical. Depois, dado que crescer na vertical e com uma distância internodal superior (menos densidade) tinha ramos maiores. Depois basicamente cortei esses ramos e plantei-os de forma paralela. Está a resultar. Outro aspecto a partilhar é a Ludwigia glandulosa. Devido à grande intensidade luminosa, a planta cresce com um vermelho muito intenso e forma inúmeras ramificações, mas com uma densidade tal que se torna dificil a propagação. Bem... de resto, hoje refiz toda uma plantação de eleocharis. No final do mês vou postar um video com a evolução das 4 culturas ao longo do mês. Cumprimentos e boas culturas.
  8. Claramente perder a humidade. Mesmo que tenhas a tua cultura a 30 graus é preferível te-la a 30 graus e com humidade de 80-100% do que te-la a 25 com humidade de 30-40%. No caso da eleocharis, é eventualmente uma planta que aguenta até humidades de 50-40% (baseio-me na resistência global da planta que é bastante), mas em relação à cuba ou à glosso, estas precisam de maiores humidades relativas. Daí que eu tenho-as na estufa e a estufa está comletamente tapada (apesar de ter 2 aberturas para ventilação. de 3/3 dias abro aquilo 2 minutos para arejar e faço uma brumização com água do aquário e tá a andar. É uma questão de paciência sobretudo. Eu num mês plantei a mini estufa e já vendi 90% do que plantei. É que planeio uma nano montagem com 5 plantas (eleocharis sp mini, glosso, cuba e hirsuta) Glosso e eleocharis consigo propagar facilmente. Cuba estou a tentar e hirsuta ainda não comprei sequer. Mas isto é sobretudo um hobby. Mas a brincar a brincar, com a venda de toda a eleocharis já praticamente paguei o kit nano de 30L da blau que comprei. xD
  9. Lucky strike

    "Green&Grey"

    Eis a prova de como é possivel manter CRS num plantado hight tech. APRENDAM!!! E parabéns pelo trabalho pmgr
  10. Boas. Eu não utilizo a luz solar, porque estou numa região bastante fria e cinzenta, onde não há grande sol. Utilizo uma luz do tipo HQI (utilizada para iluminar aquários de salgados, mas com um espectro de água doce, temperatura de 6000 kelvins). No inicio comprei a lampada para plantar ervas aromáticas raras. Entretanto fiz a experiência com as plantas de aquário e até agora estou a gostar. Só ainda não consegui grandes progressos coma "cuba". Basicamente o unico problema que tenho é com os fungos, devido à grande humidade da cultura. tenho 14-16h de luz por dia. A luz é obviamente directa. Se fizeres com a luz do sol, deve ser também directa. certifica-te apenas que as plantas têm água suficiente e se conseguires coloca-las onde exista uma brisa para melhorar a ventilação, então aí é 5 estrelas. Quem me dera a mim habitar numa região de sol e calor. Metia plantas de aquário em cada metro quadrado disponivel.
  11. não é uma cultura de eleocharis parvula. É uma cultura de eleocharis sp mini. É mais pequena do que a parvula.
  12. A base è muita luz durante um longo fotoperiodo. Neste momento estou com 16h. Mas pode-se aumentar até 18h. Mas nao é assim tao simples: nestas culturas emersas hà alguns problemas, nomeadamente os FUNGOS que no caso da cuba sao super frequentes e ha o problema dos insectos e vermes que se desenvolvem e comem as plantas. Bem: no caso da eleocharis sp mini, a planta de base é muito resistente e em 15 dias ja tinha uma super densidade. Neste momento é o que veem. Carpete muito densa, que pode ser directamente transplantada. A glosso cresce bem, mas tb tem uns fungos agora; pelo que vou ter de a transplantar para outro substracto com areao por cima, presisamente para evitar o aparecimento dos fungos. Mas em estufa a glosso cresce rapido e com muita densidade que é o que se quer. A cuba: é o bico de obra. em 6 meses, nem metade do aquario consegui preencher. Recomecei a cultura emersa à é dias com akadama em substracto superior e solo fertil arenoso por baixo. Por fim: as estufas sao daquelas que se comprar no AKI ou kkl loja de bricolage ou jardinagem. custam è€ cada uma e teem 35x18 cm ou qualquer coisa do genero. Responderei as mensagens privadas brevemente.
  13. 70% disto será para venda. 30% é para a preparação das minhas 2 montagens. Aliás... a eleocharis já levou ali umas valentes ratadas porque vendi já uns 10 vasos. Mas enfim... Queria fazer um mountain hardscape de cuba e essa ainda não tive muito sucesso. Vamos lá ver se este mês de junho se as coisas correm melhor. Recomecei com um novo substracto ontem... a ver vamos
  14. Pronto. Refiz toda a cultura de cuba. Basicamente, mudei de substracto, para um substracto fertil para plantas, bastante poroso. E por cima do substracto utilizei uma camada de rocha vulcânica e granulometria 8-10 mm (não encontrei mais pequeno. Isto permite-me manter a cultura muito mais humida. O pH deve ter aumentado um bocado, mas paciência. Conto fazer um balanço positivo daqui a 1 mês. Vamos lá ver. Tenho pena que este tópico não seja mais participado. Isto iria permitir-nos ter quantidades industriais de qualquer planta para fazer montagens espetaculares, ou não estivessemos nós muitas vezes limitados pelas plantas, quer em quantidade, quer em número de espécies.
  15. Deixo aqui a minha receita para um substracto fertil DIY muitas vezes usado em aquascapes de concurso com resultados magnificos. A receita vi-a num forum frances de aquariofilia. Basicamente é isto: 40% terra de cultura de flores ou de horta 30% terra de floresta (bruyerre, que basicamente é uma terra arenosa, de pH ligeiramente ácido entre 4-6) 10% de trufa (turbe, que basicamente diminuirá o kH à água permitindo um meio mais ácido) 20% de argila Todos estes 4 componentes se arranjam facilmente numa loja de jardinagem e não são caros. Fica tudo à volta dos 30€ no máximo. As 4 "terras" têm de ser peneiradas ao máximo para remover folhas secas e troncos e tal. depois é tudo misturado numa única terra. Faz-se uma camada de 4-5 cm's no fundo e cobre-se com areão do rio ou com outra areia de aquário. ou com manado se quiserem. Parece-me uma super ideia. MUITO mais barata do que os substractos da ADA. Obtemos o meio ácido que as plantas e certos peixes aperciam, com kH e gH correcto. Vai ser a minha próxima experiência no meu 100L.