Boas pessoal
Eu tive um problema parecido com um Naso e fiz o seguinte:
- montei um aquário hospitalar 20l e com agua do aquário e agua de osmose fiz agua com 1012 de salinidade.
- aumentei a temperatura para ficar igual ao do aquário principal e meti o peixe directamente, para apanhar choque de baixa salinidade ( 5 minutos lá e notei logo que os parasitas estava a largar o peixe).
- a partir do segundo dia aumentei a densidade 1 valor por dia trocando agua do aquário principal para o aquário hospital ( por exemplo na 1 vez troquei 5l de agua do aquário hospitalar com salinidade 1012 com agua do aquário principal a 1025 e aumentou a salinidade (com as devidas precauções) e fui aumentado, na segunda troca penso que foram 7l...
Agora depende da litragem do aquário hospitalar.
- Nos primeiros 2 dias o Naso estava mesmo mal, e deixou de comer. Mas mal aumentei a densidade a 1 vez começou a comer flocos, atermia com alho..
- tive sempre o cuidado de manter o aquário hospitalar sem restos de comida pois tem pouca litragem e poderia vir a ter picos de amónia por exemplo e levar à morte o peixe.
- Quando cheguei aos 1023 (mais ou menos uma semana depois), meti o naso no aquário principal como se tivesse comprado o peixe naquele dia ou seja climatizar bem... E está bom de saúde.. no entanto um Labroides e/ou um camarão lysmata ajuda a limpar o animal..
Antes deste método, dias antes, também experimentei tirar o Naso e meter em agua de osmose durante 5 minutos á mesma temperatura, no entanto ficou bem melhor no momento mas voltou ao mesmo dias a seguir.
Espero ter ajudado
Abc