Recommended Posts

Publicado

Boas minha gente

Dado o surto que tem vindo a dizimar o meu aquário e para que isso não volte acontecer (ou pelo menos estar devidamente preparado) decidi construir um aquário hospital, mas não quero que seja um hospital normal. Quero um mesmo à maneira..assim o top dos aqua hospital. chainsaw

O problema é que de aquários hospital não percebo nada ou muito pouco, pelo menos não o suficiente para um aquario de top, e é ai que vocês entram.

Desejo saber:

-Dimensões:

- quais as mais apropriadas para um aquario hospital; (para peixes com um máximo de 7/8cm)

-Filtro:

- o tipo que deve ser usado; (só de esponja, interno, externo, sump, biológico, mecânico, etc etc etc...)

- massas filtrantes;

- tamanhos;

- marcas/modelos;

-Termostato:

- potência;

- tamanho;

-Iluminação:

- com ou sem?;

- potência;

-Água:

- parâmetros; (sei que varia conforme o tipo de peixe mas assim um aquário comum do tipo guppy's espadas, etc.. um de iniciante vá..)

- quais os testes precisos; (ph, amónia, nitrito, etc....)

- marcas de testes de confiança;

Isto foi o que me lembrei, se faltar qualquer coisa ou se estiverem coisas a mais por favor acrescentem ou corrijam. Quero mesmo obter toda a informação detalhada.

POR FAVOR não se acanhem, se eu ou alguém já disse aqui alguma coisa necessária repitam-na para que assim alguém que venha a precisar deste tópico possa ter a certeza do que vai fazer.

Com estas informações espero não só ajudar-me a mim mesmo, como mais alguém que necessite de ajuda neste aspecto.

Mais para a frente, após a recolha de informação feita aqui, colocarei no sub-fórum "DIY" a construção do dito aquario.

Se este tópico já existir peço desculpa mas não o encontrei.

Agradeço a colaboração de todos. :dry:

Publicado:

boas

acho que para o que tu indicas um aquario de 60 cm deverá chegar.

o filtro deverá permitir alguma matéria filtrante e que te permita colocar carvão activado.

aquecedor 75W devera ser suficiente.

iluminação pode ser o mínimo possível já que irá ser só vidro.

os parâmetros conforme a espécie que lá colocares.

convém ter os testes que indicas-te

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"

UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Publicado:

Ok..começa a evoluir

-Dimensões:

- 60x30x30

-Filtro:

- Massas Filtrantes: carvão activo

-Termostato:

- Potência: 75W

-Iluminação:

- mínimo possível

-Água:

- Parâmetros: Conforme a espécie, logo ter sempre um manual das espécie que possuímos à mão

- Testes Precisos: Ph, Amónia, Nitrito

Lembrei me de mais um:

-Água:

-o que é preciso para colocar os parâmetros a gosto dos peixes?

Continuem a mandar que eu agradeço :D

Publicado:

Os nitritos e os nitratos no mínimo possível... O GH entre 6ºd e 7ºd, o KH a rondar um mázimo de 3ºd e o pH depende dos peixes.

Cumprimentos!

Publicado: (editado)

boas

quanto as massas filtrantes (carvão activado) durante o periodo de tratamento não se usa, so se colocam ao fim do tratamento.

outra coisa que te aconcelho é a utilização de uma bomba de ar durante os tratamentos.

Editado por Nuno M. Lopes

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"

UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Publicado: (editado)

Boa tarde,

Se tens um surto que te têm vindo a dizimar a população de barbatanas, não é com um aqua hospital que resolves. Tens mesmo é que desinfetar o aqua grande.

O aqua hospital serve para tratar peixes que tenham doenças de forma isolada e não surtos de doenças que não meçam barbatanas, isto é, limpa tudo, desde os grandes aos pequenos, riscas ao alto, ao baixo, etc....

Se tens um surto, e para desinfetar o aqua e tratar os peixes é:

Fauna

- pegar num aqua limpo com água nova para colocar todos os peixes

- bomba de ar

- termóstato

(não precisa de filtro, pois controlas e limpas todos os dias, e fazes as respectivas TPA's)

- tratar os peixes de acordo com a doença identificada

Nota: não utilizar nada do aqua principal

Aqua infectado

- Desmontá-lo e lavá-lo bem (equipamento, areão, calhau, troncos, etc....)

- plantas num balde com o mesmo medicamento usado nos peixes

Dá muito trabalho, mas é da forma que ficas com a certeza que o bicho mau vai de charola !! :D

Podes também, para poupar esta trabalheira toda, atirar com o medicamento em doses industriais para dentro do aqua principal, aumentar a temperatura e rezar para que não te enganes em nada e que tudo corra pelo melhor !

Editado por André Allen

Mega abração,
ALLEN

Publicado:
boas

quanto as massas filtrantes (carvão activado) durante o periodo de tratamento não se usa, so se colocam ao fim do tratamento.

outra coisa que te aconcelho é a utilização de uma bomba de ar durante os tratamentos.

Podiam explicar me isso do carvão activado? Sei que afecta o tratamento e que não se deve usar com medicamentos. Mas nunca percebi bem o seu efeito. É preciso para depois do tratamento, como um suplemento para o pós tratamento? (como referiste que se colocava no fim do tratamento fiquei com esta duvida)

Publicado:

Boas André Allen

Obrigado pela informação detalhada para limpar surtos. Pois é, tou com um surto em mãos que me está a dar cabo disto tudo dai o querer estar preparado para a próxima vez.

Sei que o hospital é só para doenças contidas no peixe em questão e não no aquario em geral mas também serve para alojar os saudáveis e esperar que não tenham sido afectados.

Embora também ainda não saiba bem o que atacou o meu aquario, penso que por agora parou, mas ainda estou a espera para ver se já é seguro. Podem ver aqui a desgraça e as baixas

Obrigado pela resposta de todos, continuem responder :D

Publicado:

Bem, parece que isto está a morrer. Vá lá pessoal ajudem mais um pouco.

Bem vou acrescentar um pouco da minha pesquisa:

Testes necessários:

-ph

-dureza total

-dureza de carbonatos

-amónio/amónia

-nitrito

-nitrato

-fosfato

-ferro

-cobre/cloro

Estes testes todos existem num kit muito fixe da Sera chamado "Sea aqua-test box" ainda não sei o preço mas é uma coisa a ter a mão quer com hospital ou não ;)

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!