Recommended Posts

Publicado

Boas pessoal, vou passar a explicar uma experiençia minha...

No meu aquario comunitário de discus e apistogrammas aconteceu uma coisa estranha do qual resultou a morte de cerca de 12 apistogrammas..

Fiz a desparatização dos discus com fluvermal 1ml/10LT de água, e no dia seguinte começaram a morrer os meus apistos, até nao restarem nenhum, fiz várias TPA mas não foi suficiente! Também notei que os nitratos se elevavam para valores de 40ppm.

Será o fluvermal a causa?

cumprimentos

Cumps

Publicado:

Boas, não te posso garantir que sim, mas, posso te dar o meu exemplo...

Tenho 23 corydoras, de várias especies, e nunca nenhuma se queixou das vezes que tive de usar Fluvermal, flagyl ou Esha2000.

Cumprimentos,

Ricardo A. Silva

Publicado:
Boas

o fluvermal ataca os invertebrados e alguns gatos ,não acredito que tenha sido pelo fluvermal.

Abraço

Boas mas o engraçado é que tenho 1 caridina japónica e continua bem viva!!!

Cumps

Publicado:

Tenho 4 Aquário de criação só com Filtro Biológico interno.

Depois de fazer 1 Desparatização com Fluvernal num só deles reparei que no dia seguinte os Indices de nitritos estavam elevados e que os outros não, o que indicia que o Fluvernal mata as bactérias nitrificantes.

Agora sempre que faço um tratamento com fluvernal de seguida mudo a água e coloco novas bactérias nitrificantes.

Verifica a questão de teres ficado sem filtração biológica juntamente com a possível falta de oxigenação da água ter criado um ambiente tóxico para os peixes mais pequenos.

Pedro Soromenho

• 2 semanas depois...
Publicado: (editado)
boas

aumentaste a areação enquanto estavas a fazer o tratamento

Boas Zé Carlos, realmente as minhas bombas de ar só trabalham de noite, de dia uso a fotosintese do plantado. Talvez tenha sido pouco O2, e este ter agravado a estabilidade do aquario na altura do tratamento.

Tenho 4 Aquário de criação só com Filtro Biológico interno.

Depois de fazer 1 Desparatização com Fluvernal num só deles reparei que no dia seguinte os Indices de nitritos estavam elevados e que os outros não, o que indicia que o Fluvernal mata as bactérias nitrificantes.

Agora sempre que faço um tratamento com fluvernal de seguida mudo a água e coloco novas bactérias nitrificantes.

Verifica a questão de teres ficado sem filtração biológica juntamente com a possível falta de oxigenação da água ter criado um ambiente tóxico para os peixes mais pequenos.

Pedro Soromenho

Era uma situação dessas que eu estava a ponderar.

Pessoal sempre que fizerem tratamento com fluvermal, quem tiver hipoteses de fazer testes na água meta post para compararmos as diversas situações.

Abraços

Editado por Godlike

Cumps