Fluvermal


Godlike

Recommended Posts

Boas pessoal, vou passar a explicar uma experiençia minha...

 

No meu aquario comunitário de discus e apistogrammas aconteceu uma coisa estranha do qual resultou a morte de cerca de 12 apistogrammas..

 

Fiz a desparatização dos discus com fluvermal 1ml/10LT de água, e no dia seguinte começaram a morrer os meus apistos, até nao restarem nenhum, fiz várias TPA mas não foi suficiente! Também notei que os nitratos se elevavam para valores de 40ppm.

 

Será o fluvermal a causa?

 

cumprimentos

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, não te posso garantir que sim, mas, posso te dar o meu exemplo...

 

Tenho 23 corydoras, de várias especies, e nunca nenhuma se queixou das vezes que tive de usar Fluvermal, flagyl ou Esha2000.

Cumprimentos,

Ricardo A. Silva

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho 4 Aquário de criação só com Filtro Biológico interno.

 

Depois de fazer 1 Desparatização com Fluvernal num só deles reparei que no dia seguinte os Indices de nitritos estavam elevados e que os outros não, o que indicia que o Fluvernal mata as bactérias nitrificantes.

 

Agora sempre que faço um tratamento com fluvernal de seguida mudo a água e coloco novas bactérias nitrificantes.

 

Verifica a questão de teres ficado sem filtração biológica juntamente com a possível falta de oxigenação da água ter criado um ambiente tóxico para os peixes mais pequenos.

 

Pedro Soromenho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
boas

aumentaste a areação enquanto estavas a fazer o tratamento

 

Boas Zé Carlos, realmente as minhas bombas de ar só trabalham de noite, de dia uso a fotosintese do plantado. Talvez tenha sido pouco O2, e este ter agravado a estabilidade do aquario na altura do tratamento.

 

Tenho 4 Aquário de criação só com Filtro Biológico interno.

 

Depois de fazer 1 Desparatização com Fluvernal num só deles reparei que no dia seguinte os Indices de nitritos estavam elevados e que os outros não, o que indicia que o Fluvernal mata as bactérias nitrificantes.

 

Agora sempre que faço um tratamento com fluvernal de seguida mudo a água e coloco novas bactérias nitrificantes.

 

Verifica a questão de teres ficado sem filtração biológica juntamente com a possível falta de oxigenação da água ter criado um ambiente tóxico para os peixes mais pequenos.

 

Pedro Soromenho

 

Era uma situação dessas que eu estava a ponderar.

 

Pessoal sempre que fizerem tratamento com fluvermal, quem tiver hipoteses de fazer testes na água meta post para compararmos as diversas situações.

 

Abraços

Editado por Godlike

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais