Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas pessoal, tenho uma dúvida. um balastro de 36W funcionará com uma lampada de 30W ???

Editado por Psicadelic
Publicado:
Boas pessoal, tenho uma dúvida. um balastro de 36W funcionará com uma lampada de 30W ???

Teoricamente sim mas vai-te reduz o tempo de vida da lampada pois tens 36w a passar para a lampada quando esta so necessita de 30w o que possivelmente fará com que esta brilhe mais e aqueça mais reduzindo o periodo de vida desta....

Mas espera por mais opiniões.....

28592.png

Publicado: (editado)

Boas!

Do que sei, os W, estão relacionados tb com o tamanho da lâmpada e sendo assim uma de 36 W é maior do que uma de 30 W.

Segundo esta regra não deve servir.

Cump

Editado por vero
Publicado:
Boas!

Do que sei, os W, estão relacionados tb com o tamanho da lâmpada e sendo assim uma de 36 W é maior do que uma de 30 W.

Segundo esta regra não deve servir.

Cump

Eu estou a falar do balastro e não da lampada !!!!

Publicado:

Olá.

Se deres uma olhadela por tópico onde essa questão já foi discutida várias vezes aqui pelo Fórum, verás que é de evitar fazer tal coisa.

Porquê? Porque um balastro não é uma fonte de tensão à qual a lâmpada vai buscar a corrente que precisa... ou seja, uma lâmpada de 30W a funcionar com um balastro de 36W vai receber a mesma energia que uma lâmpada de 36W ligada a esse mesmo balastro.

Consequências? A lâmpada vai emitir mais luz... mas em contrapartida vai aquecer mais, a alteração do espectro da lâmpada vai-se dar mais rapidamente, e o tempo de vida útil da lâmpada vai diminuir drasticamente. Ou seja, se quiseres comprar uma lâmpada nova daí a uns dias/semanas, podes fazê-lo...

Agora é fazeres contas... o que custa mais? 4-5 euros por um balastro ferromagnético de 30W, ou comprar uma lâmpada nova todos os meses (ou semanas) que devem custar bem mais do que esses 4-5 euros...?

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!