Aquário De 126l...


Recommended Posts

Eu sou principiante no mundo dos aquários (já tenho um de 15l só que é muito pequeno), e gostava de saber a vossa opinião sobre a fauna e a flora que escolhi para o aquário de 126L:

Fauna:

-5 molinésias

-5 espadas

-5platys

-4 corydoras

-2 ottos

Acham que devo tirar alguns?

Flora (os nomes podem estar em brasileiro):

-2 elodeas

-1 anubias afzelii

-algumas anubias anãs

-algum musgo nas pedras ;) banana rock

Digam-me a vossa opinião :P

 

 

Gostava de saber se copro substrato fértil de alguma marca ou se uso humus de minhoca, e se para estas plantas é preciso injector de Co2.

Tambem gostaria de saber a melhor disposição das plantas para o aquário ser mais atractivo.

Talvez venha a por aqui mais algumas duvidas po isso fiquem atentos! :microwave:

 

Obrigado, pela atenção. bang

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 58
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Eu sou principiante no mundo dos aquários (já tenho um de 15l só que é muito pequeno), e gostava de saber a vossa opinião sobre a fauna e a flora que escolhi para o aquário de 126L:

Fauna:

-5 molinésias

-5 espadas

-5platys

-4 corydoras

-2 ottos

Acham que devo tirar alguns?

Para o tamanho do aquário, os peixes terão muito por onde nadar, penso que não precisarás de tirar nenhum deles, até porque são espécies que penso que se relacionam bem umas com as outras.

Flora (os nomes podem estar em brasileiro):

-2 elodeas

-1 anubias afzelii

-algumas anubias anãs

-algum musgo nas pedras ;) banana rock

Digam-me a vossa opinião :P

Gostava de saber se copro substrato fértil de alguma marca ou se uso humus de minhoca, e se para estas plantas é preciso injector de Co2.

Quanto ao substrato, poderias adquirir o da sera, ou da treta, ou outro que prefiras.

As plantas que pretendes, penso que não seja necessário injecção de CO2. As minhas estão de perfeita saúde, e nunca usei CO2. Apenas uso o fertilizante liquido (não precisas, porque comprarás substrato), e TPA's semanais.

Tambem gostaria de saber a melhor disposição das plantas para o aquário ser mais atractivo.

 

Isso já depende muito do teu gosto. Á medida que as meteres no aquário, vais ter noção do seu enquadramento. Mas isso, tu vais olhando para o teu aquário e mudando conforme o teu gosto. Depois de meteres cá algumas imagens, o pessoal ajudar-te-á da melhor forma

 

Talvez venha a por aqui mais algumas duvidas po isso fiquem atentos! :microwave:

 

Obrigado, pela atenção. bang

 

Cumprimentos,

Ruben Mendonça

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em 1º lugar sê bem vindo ao forum!

 

Tu não precisas de tirar peixes, muito pelo contrário, podes colocar ainda mais. Mas acho que para ja começar so com esse, porque depois quando eles reproduzirem vais querer ficar com todos, acredita... :P

 

Quanto às plantas acho que devias colocar mais, lembra-te as que crescem mais ficam no fundo e as que crescem menos na frente. Coloca uma foto para te podermos ajudar melhor.

 

Cumps

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, obrigado pelo apoio, mas ainda não posso colocar fotos de nada.

Só posso ter o aquário quando acabar a escola se não passava o dia todo atento ao aquário! :Fade-color

Eu depois posso tentar fazer um plano do aquário em algum programa e depois meto aqui. :(

 

Obrigado. :microwave:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só posso ter o aquário quando acabar a escola se não passava o dia todo atento ao aquário! :(

 

Ah, assim é que é falar, os estudos primeiro que tudo! :Fade-color

 

Qual é o pH da água? À partida acho que fizeste uma boa escolha e estás a planear tudo com muita calma. Eu colocaria mais uns ottos e substituiria os espadas por guppies, visto que gostas de vivíparos. Os espadas crescem mais e podem criar aí alguma instabilidade. Os guppies dão mais vida a isso.

 

Já sabes que eles se reproduzem com facilidade, portanto deixa-os andar à vontade no aquário. Não uses maternidade se não logo no 2º/3º mês já estás meio desmotivado porque já não sabes o que hás-de fazer a tanto peixe. Tens cinco exemplares de cada, não te esqueças de colocar mais fêmeas que machos.

 

Positivo também me parece o facto de teres optado por poucas espécies, podendo assim teres pequenos grupos de cada.

 

Essas plantas não necessitam de Co2, podes é ter que colocar um ou outro fertilizante. Coloca é mais espécies e quantidades maiores de plantas para eles terem esconderijos. Troncos e pedras também são opções. Já sabes a iluminação?

One Fish Standing

Kurichiba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Zlatan9, o Ph da água acho que vai ser neutro(7.0), talvez coloque mais um otto, quato á questão de trocar os espadas por guppys... é que a espécie de molinésia que tenho é um pouco beliscadora e tenho receio que elas mordam a cauda dos guppys.

Se nascerem muitos filhotes, visto que depois não posso ficar com eles, cuido-so até aos 6 meses e depois dou ou vendo á loja onde os compro, mas não percebi isso de "Não uses maternidade se não logo no 2º/3º mês já estás meio desmotivado"... estou a pensar em colocar 4 fêmeas e 1 macho (para as espécies: mollys, platys,espada/guppy) e se alguem me ajudar na classificação de sexos de corydoras e ottos, sicava muito agradecido! :(:Fade-color

Também vou colocar umas pedras, daquelas que se metem no jardim(brancas) cheias de buracos, só não vou colacor troncos porque´tenho medo que isso dê para o torto, quando for mais expriente talvez meta um :microwave:

 

Obrigado pela motivação! bang

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que mollies são? As Velifera?

 

 

"Não uses maternidade se não logo no 2º/3º mês já estás meio desmotivado porque já não sabes o que hás-de fazer a tanto peixe." Se os deixares andar à vontade no aquário a taxa de mortalidade vai ser maior, há uma maior probabilidade de serem comidos pelos outros peixes.

 

Para os cuidares até aos 6 meses e com esses vivíparos todos no aquário não sei se te chega esse aquário.

 

Atenção às pedras, vê se não alteram o pH.

One Fish Standing

Kurichiba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho 4 perguntas:

1º- Como é que ei de lavar bem o filtro, para as colónias de bactérias não morram?

2º- Como sei que estou a fazer bem uma TPA?

3º- A água que se usa nas TPA's, mete-se fria ou aquece-se?

4º_ Alguem me ajuda a classificar os sexos de corydoras e ottos?

 

Obrigado :(bang

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1º- Como é que ei de lavar bem o filtro, para as colónias de bactérias não morram?

 

Com agua de uma tpa ou agua corrente, dependendo do tipo de filtro, volume e tipo de massa filtrante (para nao perderes a colonia de bacteria tem apenas em atencao nao lavar demasiadamente bem).

 

2º- Como sei que estou a fazer bem uma TPA?

 

Uma troca parcial de agua e percisamente isso: uma troca parcial de agua. Tenta apenas apanhar qualquer detrico, depositado ou em suspensao, durante o processo.

 

3º- A água que se usa nas TPA's, mete-se fria ou aquece-se?

 

Pessoalmente deixo-a repousar em garrafoes para libertar o cloro (temperatura ambiente) e encho os aquario com uma mangueira fininha.

 

4º- Alguem me ajuda a classificar os sexos de corydoras e ottos?

 

Quer nuns quer noutros, os machos sao ligueimante mais pequenos e delgados, relativamente as femeas claro.

 

 

A minha opiniao:

Grupos de 8/10 elementos, de corys e ottos, seriam mais confortaveis para os mesmos.

Em vez de tres tipos de viviparos por que nao apenas um grupo de poecilia latipinna (moly)?

 

Boa sorte

Editado por BlackLotus
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho 4 perguntas:

1º- Como é que ei de lavar bem o filtro, para as colónias de bactérias não morram?

Quando fizeres uma TPA, com a água que retiraste do aquário, usa-a para lavares o filtro. Assim, não tens baixas significativas na colonia de bactérias do filtro

2º- Como sei que estou a fazer bem uma TPA?

Especifica como as fazes

3º- A água que se usa nas TPA's, mete-se fria ou aquece-se?

Eu normalmente deito ja um pouco morna. Mas se meteres fria não faz mal, desde que a deites no aquário lentamente.

4º_ Alguem me ajuda a classificar os sexos de corydoras e ottos?

Quanto a isso não te posso ajudar

Obrigado :smilecolros:bang

 

 

Cumprimentos,

Ruben Mendonça

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, vou responder a algumas perguntas:

 

Blacklotus, não posso ter só mollys porque já tenho um platy e não quero vê-lo sozinho. Por isso vê-la essa fauna:

-5 mollys

-5 platys

-6 corydoras adolfoi (em principio)

-4 ottos (eles não crescem muito pois não?)

No total dá 20 peixes, se acharem que devo tirar ou colocar mais, agradeço opiniões.

:twisted:

 

Agora vou dizer ao Rujorome, como faço as minhas TPA's:

Tiro cerca de 1/3 da água do aquário (e aproveito para tirar uns c********, porque o meu aquário de 15l n tem filtro, mais uma razão para ter um aquário maior) e depois meto água fria com o Ph 7.0.

Prontos, axo que te esclareci. Obrigado pelas tuas respostas. bang

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A água das t.p.as convem estar à mesma temperatura (aproximadamente) da do aquário e deve tambem ser acondicionada antes ou então deixada um dia a repousar. Estas edidas ão são extremamente necessárias, mas corres muito menos riscos....

 

Cumps

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atrás esqueci-me de dizer que tambem tirava o coloro... cabecadura

Obrigado por me alertares para esses aspectos, Aqua T

Tenho 1 duvida:

Posso por fishtamin(um produto da sera k dá aos peixes todas as vitaminas que nesecitam(anida n tenho)) nas águas das TPA's?

 

Obrigado... e mais uma coisa...NÃO SABEM MESMO DISTINGUIR OS SEXOS DAS CORYDORAS? :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O fishtamin deve ser deitado no aquário, na água das t.p.as deves colocar, por exemplo, sera aquatan e nitrivec... Não necessitas de estar sempre a colocar o fishtamin, basta colocares uma vez por mês (até podes so colocar de 6 em 6 meses, mal não faz) ou então para ajudar um peixe a recuperar, após ter feito um tratamento...

 

Cumps

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas explicações...no post anterior fui descuidado, esquecime de ver o nome do meu produto para tirar o coloro, é o aquatan...:P

 

Agora, quem é que me ajuda a fazer um layout á maneira?

Tem de ter pelo menos algumas plantas que referi no primeiro post.

Obrigado bang

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Como tou a ver que ninguem me quer ajudar no lay out, decidi fazer outra pergunta que me anda na cabeça a alguns dias:

Estou a pensar por substrato da sera n meu aquário quantos, centimetros de altura meto? quantas caixas devo comprar?

 

Obrigado :puppydogeyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como tou a ver que ninguem me quer ajudar no lay out, decidi fazer outra pergunta que me anda na cabeça a alguns dias:

Estou a pensar por substrato da sera n meu aquário quantos, centimetros de altura meto? quantas caixas devo comprar?

 

Obrigado :)

 

tenho um aquário igual ao teu, e levou 8 kilos de substracto... Agora tu é que sabes... Podes também misturar o substracto fertil com areia...Uma caixa tem 2,5litros, que são á volta de 12 euros. Logo 7,5litros deve rondar 36 euros... (isto, no preço da loja a que vou)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado, então tenho de comprar mais ou meno 3 caixas não é Rujorome?

Obrigado, jose_matias devido á resposta que me deste sobre as corydoras, tava a ver que nunca mais ninguem me respondia a isso.

 

Mais uma coisa...

Na loja em que vou comprar o aquário (aquário normal de 126L, 169€ com tudo incluido), estava também um aquário com exactamente a mesma litragem e custava somente 139€, também com tudo incluido, só que esse ai tinha a parte da frente panorâmica (com uma ligeira curvatura).

Agora a minha duvida é: Será que o aquário panorâmico faz mal ao peixes? ;)

 

Obrigado, espero respostas help

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não panoramico não tem mal nenhum, mas tens a certeza de que as medidas são iguais, normalmente os lados são mais pequenos...

 

Se for com a mesma litragem e com a mesma qualidade é preferivel o panoramico (acho eu).

 

Cumps

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Aqua T, tambem acho que o panoramico não faz porque é duma marca boa (sera).

E acho que tem a mesma litragem: o normal na caixa dizia 126l; no panoramico dizia as medidas: 80x35x45 e de aordo com os meus calculos isso dá 126l também.

Estou á espera de mais opiniões...

 

Obrigado :rainbowafro:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.