Recommended Posts

Publicado (editado)

Bem venho através deste tópico dizer que estou a ser forçado a dedicar-me à aquariofilia :rainbowafro: . Ontem ofereceram-me um aquário (a pessoa que me ofereceu não tinha tempo para tratar dele) com as seguintes características:

Aqurio.jpg

-Medidas: 80©x30(l)x40(a)

-Filtro: Ainda não tenho(ficou com o antigo dono)

-Substracto: Ainda não tenho

-Iluminação: Fluorescente 18w

-Termómetro: Sera 75w

-Fauna: Bótia Palhaço com 7cm (Chromobotia macracanthus), Bótia Zebra com 5cm (Botia striata), Corydora com 4cm (Penso que seja uma Coridora Pimenta - Corydoras paleatus), estes novos novos inquilinos estão no outro aqua mais pequeno (60x30x30 :crazyeyes: ) temporariamente.

-Flora: penso ter alguns fetos de java e uma outra planta que não sei o nome, vou colocar a seguir umas fotos a ver se me conseguem ajudar.

Esta penso que seja um feto de java:

fetodejavaser.jpg

E esta desconheço a sua identificação (agradecia que me elucidassem)

plantadesconhecida.jpg

plantadesconhecida2.jpg

Agora vem a minha lista de dúvidas :rolleyes: (já estive a fazer alguma pesquisa no forum):

- É possível fazer o ciclo do azoto sem ter um filtro? (pergunto isto porque li algures no forum que a maioria das bactérias se aloja no filtro)

- Uma bomba de ar ajuda alguma coisa nestas condições?

- Tenho a seguinte flora no outro aqua: limnophila sessiliflora, rotala rotundifolia, (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] stratiotes, musgo de java e Hemianthus micranthemoides acham que alguma destas plantas se vai dar bem neste aqua com esta iluminação?

- Dado que as bótias palhaço crescem muito e necessitam de companhia por serem peixes de cardume será que elas se sentem felizes com a companhia de mais 2 ou 3 bótias zebra (estas crescem menos)? (é que a bótia palhaço anda sempre junta com a bótia tigre no outro aqua)

- Que tipo de alimento devo dar as bótias e as corydoras? posso dar legumes as botias e as corydoras? (li algures que as bótias gostam de verduras agora as corydoras não sei)

- Existe algum substrato parecido com areia da praia que não aumento muito o pH? se houver é muito caro?

- Acham que o termómetro chega para este aquário?

-Qual é o filtro que mais me aconselham em termos de qualidade\preço? (o mais importante é ter um preço baixo :tongue: )

Bem espero não ter escrito demasiado, e que tenham paciência para me ajudar :Fade-color

Cumprimentos

Hans

Editado por Fura_Vidas
Publicado:

boas

a paciência é uma virtude....... cabecadura

para começar podes montar o aquario com o que tens o problema é que com essa iluminação a rotala rotundifolia e a Hemianthus micranthemoides não se devem aguentar.

o ciclo tens de o fazer com o filtro e de preferencia sem peixes ai durante 3 semanas convem teres a mão um teste de amonia para ires controlando a evolução do ciclo.

a bomba de ar podes ter para ligar á noite.

a alimentação das corys e botias á no mercado pastilhas para peixes de fundo com tudo o que eles necessitam.

substrato é á tua escolha tens a areia de cilica que é parecida com areia de praia e não altera o ph mas não te aconcelhava a teres so essa porque é muito compacta e as plantas que ficam no areão as raizes não respiram.

o filtro aconcelho-te um exterior podes ir ao sub forum de oferta que de vez em quando andam lá uns filtro jeitosos.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"

UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Publicado:
boas

a paciência é uma virtude....... :smile2:

para começar podes montar o aquario com o que tens o problema é que com essa iluminação a rotala rotundifolia e a Hemianthus micranthemoides não se devem aguentar.

o ciclo tens de o fazer com o filtro e de preferencia sem peixes ai durante 3 semanas convem teres a mão um teste de amonia para ires controlando a evolução do ciclo.

a bomba de ar podes ter para ligar á noite.

a alimentação das corys e botias á no mercado pastilhas para peixes de fundo com tudo o que eles necessitam.

substrato é á tua escolha tens a areia de cilica que é parecida com areia de praia e não altera o ph mas não te aconcelhava a teres so essa porque é muito compacta e as plantas que ficam no areão as raizes não respiram.

o filtro aconcelho-te um exterior podes ir ao sub forum de oferta que de vez em quando andam lá uns filtro jeitosos.

boas

Relativamente às pastilhas existem especificas para bótias e corys, ou são simplesmente pastilhas para peixes de fundo e dão para os 2? Sabes-me dizer quanto é que custam essas pastilhas (aproximadamente)?

Obrigado pela resposta cabecadura

Cumprimentos

Publicado:
boas

Relativamente às pastilhas existem especificas para bótias e corys, ou são simplesmente pastilhas para peixes de fundo e dão para os 2? Sabes-me dizer quanto é que custam essas pastilhas (aproximadamente)?

Obrigado pela resposta cabecadura

Cumprimentos

as pastilhas dão para os dois mas eles tambem se alimentam dos restos de comida que os outros não comem estas pastilhas são para dar 1 a 2 vezes por semana.

quanto custa depende da marca mas deve ser para ai 3 euros.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"

UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Publicado:

Os fetos de java estão cheios de buracos e reparei que o aqua vinha com alguns caracóis em forma de cone, serão estes os responsáveis?

Publicado: (editado)

Os buracos poderão ser um sinal de carência de Potássio (K).

Para começares bem aconcelho-te a leitura deste artigo: [manual]inicio Na Aquariofilia .

Caso queiras apostar num aquário plantado, dá uma vista de olhos por aqui: Artigos A Não Perder! (Plantas).

Vais ver que estes artigos te irão ajudar bastante.

Outro concelho que te dou é como o NMCL disse: "a paciência é uma virtude". Começa devagar e vais ver que terás melhores resultados e mais duradouros.

Cump.

Sérgio Costa

Editado por Kosuta
Publicado:
Os buracos poderão ser um sinal de carência de Potássio (K).

Para começares bem aconcelho-te a leitura deste artigo: [manual]inicio Na Aquariofilia .

Caso queiras apostar num aquário plantado, dá uma vista de olhos por aqui: Artigos A Não Perder! (Plantas).

Vais ver que estes artigos te irão ajudar bastante.

Outro concelho que te dou é como o NMCL disse: "a paciência é uma virtude". Começa devagar e vais ver que terás melhores resultados e mais duradouros.

Cump.

Sérgio Costa

Eu estou a tentar fazer isto com calma biggrin.png' alt=':biggn:'> a minha preocupação é que eu tenho neste momento no aqua de 60x30x30 3guppys, 4 neons, 1bótia zebra, 1bótia palhaço, 1 corydora (depois ver algumas fotos de corys, agora penso que seja uma prateada) e 10 reds, e tenho receio que algo dê para o torto :smile2:

Publicado:
Eu estou a tentar fazer isto com calma :ph34r: a minha preocupação é que eu tenho neste momento no aqua de 60x30x30 3guppys, 4 neons, 1bótia zebra, 1bótia palhaço, 1 corydora (depois ver algumas fotos de corys, agora penso que seja uma prateada) e 10 reds, e tenho receio que algo dê para o torto :blink:

O unico que poderá causar problemas, se já for grandito, é o botia palhaço, de resto não deverás ter problemas.

Normalmente não gostam muito de estar sozinhos.

Meti 2 pequenos no meu aqua e passados 2 dias tive de os tirar, esfarraparam-me o meu betta macho todo :crazyeyes: .

1 Abraço

Publicado:

olá Hans!

em primeiro lugar, deixa-me dizer-te que és um sortudo, por teres sido presenteado com um aquário de 96L, onde já poderás 'brincar' aos layouts e fazeres um bem a teu gosto! banana rock

o NMCL já te respondeu, e bem, à maioria das tuas questões; no entanto aqui vai mais uma achega:

- a planta que desconheces é uma anúbia e tal como o feto de java, é uma epífita, ou seja, vive melhor agarrada a troncos e/ou pedras.

- os 2 botias até podem, nesta fase, andar juntos, mas para estarem mesmo bem, precisarão de, pelo menos mais 2 exemplares de cada espécie. (convém estares atento à segurança dos Reds...)

- 18w é manifestamente insuficiente para 96L, pelo que tens mesmo de começar a pensar numa melhor iluminação...

- os caracois em forma de buzio, devem ser melanóides e não são os responsáveis pelos buracos nas folhas do feto; essa espécie costuma enterrar-se no areão durante o dia e contribuem assim para a seu arejamento, daí que até são úteis, se não virarem praga por excesso de comida ou nutrientes.

quanto às folhas com buracos, corta pela base, que poderá fortalecer a planta, mas como disse o Kosuta, esse sintoma deverá significar carência de K.

qualquer outra dúvida, 'chuta aí'! :onfire:

abraço

O unico que poderá causar problemas, se já for grandito, é o botia palhaço, de resto não deverás ter problemas.

Normalmente não gostam muito de estar sozinhos.

Meti 2 pequenos no meu aqua e passados 2 dias tive de os tirar, esfarraparam-me o meu betta macho todo :-D .

1 Abraço

O bótia palhaço ainda não é muito grande tem +/- 7 cm, e até agora não incomodou ninguém anda sempre com o seu sidekick o bótia zebra :laugh:

olá Hans!

em primeiro lugar, deixa-me dizer-te que és um sortudo, por teres sido presenteado com um aquário de 96L, onde já poderás 'brincar' aos layouts e fazeres um bem a teu gosto! :)

o NMCL já te respondeu, e bem, à maioria das tuas questões; no entanto aqui vai mais uma achega:

- a planta que desconheces é uma anúbia e tal como o feto de java, é uma epífita, ou seja, vive melhor agarrada a troncos e/ou pedras.

- os 2 botias até podem, nesta fase, andar juntos, mas para estarem mesmo bem, precisarão de, pelo menos mais 2 exemplares de cada espécie. (convém estares atento à segurança dos Reds...)

- 18w é manifestamente insuficiente para 96L, pelo que tens mesmo de começar a pensar numa melhor iluminação...

- os caracois em forma de buzio, devem ser melanóides e não são os responsáveis pelos buracos nas folhas do feto; essa espécie costuma enterrar-se no areão durante o dia e contribuem assim para a seu arejamento, daí que até são úteis, se não virarem praga por excesso de comida ou nutrientes.

quanto às folhas com buracos, corta pela base, que poderá fortalecer a planta, mas como disse o Kosuta, esse sintoma deverá significar carência de K.

qualquer outra dúvida, 'chuta aí'! :)

abraço

Boas José!

Sinto-me realmente um sortudo nyah Noto uma grande diferença em relação ao outro aqua e mal posso esperar por começar a apetrecha-lo.

-Não achas que isto vai ficar um pouco "apertado" para os peixes se eu colocar mais 2 bótias palhaço e mais 2 bótias zebra? "Alguns dos meus reds estão com uma mancha amarela no dorso que tem vindo a crescer, será que são reds grávidas?" (já encontrei a resposta no forum) Agora surge a dúvida se os filhotes dos reds têm alguma possibilidade de sobreviver com estes bullys no aqua? ;)

-Como a tampa do aqua é de vidro tou a pensar em fazer uma calha com algumas lâmpadas daquelas economizadoras, o que achas? Que combinação de lâmpadas sugeres? (dado que também usas estas Lâmpadas)

Um abraço

Hans

Editado por Fura_Vidas
Publicado:

boas

e porque não mais uma botia palhaço e uma zebra? elas acabam por se juntar todas e assim poupas no espaço.

lampadas economizadoras podes usar tens no mercado lampadas á volta dos 6400K (graus Kalvien) que podes usar.

os reds podes coloca-los no aqua mais pequenos na altura das fémeas estarem ovadas depois quando largarem os pequenos voltas a coloca-las no maior.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"

UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

boas

e porque não mais uma botia palhaço e uma zebra? elas acabam por se juntar todas e assim poupas no espaço.

lampadas economizadoras podes usar tens no mercado lampadas á volta dos 6400K (graus Kalvien) que podes usar.

os reds podes coloca-los no aqua mais pequenos na altura das fémeas estarem ovadas depois quando largarem os pequenos voltas a coloca-las no maior.

boas

Eu estou realmente interessado em obter mais uma botia palhaço e uma tigre, mas estava com receio de ficarem demasiado grandes para este aquário, mas como tens mais experiência que eu e fizeste essa sugestão já estou mais convicto em obter mais alguns (2 de cada claro) destes peixes biggrin.png' alt=':biggn:'>

Já agora de quanto em quanto tempo é que se deve trocar a fibra filtrante (parece lã/algodão)?

Cumprimentos

Hans

Editado por Fura_Vidas
  • 3 semanas depois...

Boas!

Venho mostrar algumas das alterações e aquisições que fiz para o aquário:

- Comprei um filtro novo: Eheim 2211;

- Comprei substrato: areão de rio;

- Alterei e podei as plantas que vieram com o aqua (fetos de java e anubia);

- Plantei algumas plantas novas ((P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] stratiotes, limnophila sessiliflora e hemianthus micranthemoides), provenientes da última poda que fiz no outro aqua;

- Adicionei uma calha (também OFERECIDA cabecadura ) com uma lâmpada de 30W, o que faz neste momento um total de 48W de iluminação.

Aqui vão umas fotos do aqua como está actualmente:

26-05-08.jpg

Prendi a anubia no côco:

26-05-08-1.jpg

A poda valente que os fetos de java sofreram:

26-05-08-2.jpg

- P.S: Ontem tive uma bela surpresa no aqua mais pequeno, pois sem querer encontrei um alevino, e quando tirei a tampa para tentar apanha-lo encontrei mais cinco! banana rock depois de ter posto os putos na maternidade encontrei mais três entre o musgo de java! Depois de ter lido alguns tópicos sobre alevinos de guppys tirei-os da maternidade, pois a agua é muito parada e acumula-se muita sujidade. Neste momento não sei onde os vou colocar (apesar de o aquário ter musgo de java, plantas flutuantes e outras plantas que possam servir de esconderijo) e receio que algum dos outro peixes (bótias, cory ou os guppys adultos) os coma. Segundo o tópico daqui do forum "[manual]inicio Na Aquariofilia", relativamente ao ciclo do azoto dizem: "O ciclo inicia-se normalmente colocando UM peixe no aquário e monitorizando os níveis de amónia, nitritos e nitratos.", será que posso colocar os alevinos no aqua novo? Que temperatura deve estar a agua? Devo pôr uma rede à entrada do filtro?

Cumprimentos,

Hans

Editado por Fura_Vidas
Publicado:

olá, Hans!

parabens pelos primeiros alevins! :P

não os ponhas no aquário novo! apesar da existância do botia, acho que terão mais probabilidades de se safarem onde estão, do que no novo, ainda não ciclado!...

para acelerares o ciclo do maior, vai adicionando flocos (poucos) e bactérias, bem como a água das TPAs do mais antigo.

boa sorte com os putos!

abraço

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!