zlatan9 Publicado Abril 20, 2008 Share Publicado Abril 20, 2008 Boas, Comprei há cerca de dez dias o Ferro da Horizonte Aquático. Depois de pesquisar aqui pelo fórum reparei que há outras pessoas que têm o mesmo problema que eu: apesar de fertilizarem numa dose muito superior à indicada, o ferro desaparece num instante. Pelo menos os teste assim o indicam. Com as mesmas condições já tive fertilizantes menos concentrados que este e isto não acontecia. O que se poderá estar a passar? As plantas consomem-no todo porque aquele é muito bom? Ou será que passa para uma forma não assimilável? Cumps. One Fish Standing Kurichiba Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Vasco Matos Publicado: Abril 20, 2008 Share Publicado: Abril 20, 2008 Sim também me acontecia,com o Ferro da HA e com o da SEACHEM também. Porém acho que não é bom subir muito o Ferro só para o vermos nos testes,dou o meu exemplo em que já punha muito mais Ferro do que o aconselhado na embalagem e mesmo assim não aparecia nos testes.O que interessa é não vermos carências da parte das plantas. O melhor que podemos querer é ter as plantas a consumir tudo o que colocamos na água,de modo a não haver sobras... Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/ Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
zlatan9 Publicado: Abril 22, 2008 Autor Share Publicado: Abril 22, 2008 Então e se quisermos jogar com a concentração de ferro para a cor vermelha nas plantas? Mandei um mail para eles, a ver o que respondem. One Fish Standing Kurichiba Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Vasco Matos Publicado: Abril 22, 2008 Share Publicado: Abril 22, 2008 Então e se quisermos jogar com a concentração de ferro para a cor vermelha nas plantas?Mandei um mail para eles, a ver o que respondem. Primeiro que tudo há que seguir as dosagens da embalagem de cada produto,só depois é que podemos ver se o nosso aqua necessita de mais Ferro.Aí,se as plantas estiverem a consumir todo o Ferro,e se quisermos puxar mais um pouco pelos vermelhos adicionamos mais. Contudo, para puxar pelos vermelhos temos também de descer um pouco os Nitratos,ao mesmo tempo que mantemos o Ferro sempre num bom nivel no aquário. Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/ Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
zlatan9 Publicado: Abril 22, 2008 Autor Share Publicado: Abril 22, 2008 Ok, está certo, mas o problema é mais do fertilizante. Eles recomendam para iniciar 3 gotas diárias por 100L. Dizem depois para ajustar ligeiramente conforme os resultados. Ora mesmo ajustando com x vezes mais fertilizante, a concentração no aquário chega rapidamente a 0 mg/L. E depois também não convém aumentar sempre bruscamente a concentração de ferro. Do tipo meter não sei quantos ml diários quando a luz liga e no final do dia aquilo estar a 0 mg/L. E já utilizei outras marcas, Nutrafin e Tetra, e isto não acontecia. Já agora quanto é que costumavas colocar? One Fish Standing Kurichiba Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Just_me Publicado: Abril 23, 2008 Share Publicado: Abril 23, 2008 Ok, está certo, mas o problema é mais do fertilizante. Eles recomendam para iniciar 3 gotas diárias por 100L. Dizem depois para ajustar ligeiramente conforme os resultados. Ora mesmo ajustando com x vezes mais fertilizante, a concentração no aquário chega rapidamente a 0 mg/L. E se o problema nao for dos fertilizantes e sim do teste? os testes são feitos para medir ferro livre e ferro quelatado com EDTA, e possivelmente alguns ainda medem o oxidado, a questão é que pelos vistos a seachem e a HA optaram por complexar o ferro colocando-o sobre a forma gluconada E já utilizei outras marcas, Nutrafin e Tetra, e isto não acontecia. repara qual o complexante/quelatante que elas usam resultado, um teste feito para ver se um prato tem legumes, vendo quanto tem de espinafres, vai dar 0 de vegetais se o mesmo apenas tiver couves, no entanto os vegetais estão lá. tal como tu comes os vegetais, as plantas também absorvem o ferro, apesar de o teste dizer que não está lá. novamente...será que os testes que usas são bons? notas carências de ferro nas plantas? Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
zlatan9 Publicado: Abril 23, 2008 Autor Share Publicado: Abril 23, 2008 E se o problema nao for dos fertilizantes e sim do teste? os testes são feitos para medir ferro livre e ferro quelatado com EDTA, e possivelmente alguns ainda medem o oxidado, a questão é que pelos vistos a seachem e a HA optaram por complexar o ferro colocando-o sobre a forma gluconada repara qual o complexante/quelatante que elas usam resultado, um teste feito para ver se um prato tem legumes, vendo quanto tem de espinafres, vai dar 0 de vegetais se o mesmo apenas tiver couves, no entanto os vegetais estão lá. tal como tu comes os vegetais, as plantas também absorvem o ferro, apesar de o teste dizer que não está lá. novamente...será que os testes que usas são bons? notas carências de ferro nas plantas? Quando me referia ao problema queria dizer que as dúvidas não eram sobre carências/puxar os vermelhos, mas sim no fertilizante. Não estava a dizer que o fertilizante era mau, mas que se passava algo que não percebia. A questão pode estar então na forma do ferro. Acho que já estou a ter umas luzes e a perceber qualquer coisa, de qualquer maneira só me vou debruçar sobre o assunto quando tiver mais tempo! banana rock De momento não noto carências. Os testes presumo que estejam bons. Obrigado Zogli e Just Me. One Fish Standing Kurichiba Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Just_me Publicado: Abril 23, 2008 Share Publicado: Abril 23, 2008 novamente...será que os testes que usas são bons? Os testes presumo que estejam bons. os verbos são diferentes banana rock se calhar os testes que usas deviam ter um nome diferente= "teste de algum ferro" ou ter nas instruções: "ferro presente sob algumas formas poderá nao aparecer no resultado deste teste" infelizmente são testes para aquariofilia, e não para laboratorio, em que as regras de rotulagem são obviamente diferentes (o preço tambem), em aquariofilia infelizmente qualquer um pode meter quase tudo o que quiser nos seus rotulos e dizer que o seu produto faz isto e aquilo nos rotulos sem ter de provar nada, há os que realmente fazem o que dizem e os que nao fazem nada ou quase nada do que dizem. Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Vasco Matos Publicado: Abril 23, 2008 Share Publicado: Abril 23, 2008 Ah! Agora já estou a perceber! Então é assim,há uns tempos fertilizava com Ferro da HA,e depois fi-lo com Ferro da SEACHEM,e realmente por mais Ferro que fertiliza-se nunca aparecia nos testes. Ora os testes de Ferro que eu tenho testam o Ferro Livre e o Ferro quilificado (ou quelatado). Seria essa a razão para o Ferro da HA e SEACHEM não aparecer nos testes? A razão que eu encontrei e que simplesmente as plantas o consumiam todo... Isto acontece com mais pessoal. Há algum teste de alguma marca que teste Ferro gluconado Just me? Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/ Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Just_me Publicado: Abril 23, 2008 Share Publicado: Abril 23, 2008 (editado) os compostos gluconados têm um complexante forte e bastante estavel a uma gama muito variada de pH's coisa que nao acontece com o EDTA... existem testes para medir, se para aquariofilia existem é coisa que realmente não sei, ou então podes confiar em quem os faz para saberes quanto introduzem e confiar nas plantas para te dizerem quando tens carências. Editado Abril 23, 2008 por Just_me Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
António Soares Publicado: Abril 24, 2008 Share Publicado: Abril 24, 2008 Boas, Just_me, dizes que há bons testes para o ferro, qual usas ou recomendas, tenho usado o da Sera mas está a acabar e queria comprar um novo, qual aconselhas? Estava a pensar no da JBL por haver recargas e a longo prazo tornava-se mais barato. Cump. Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados) - Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
zlatan9 Publicado: Abril 25, 2008 Autor Share Publicado: Abril 25, 2008 No teste de ferro como informação-extra só tenho que ele é tratado com Tripiridil-Triazina e é colocado depois em contaco com hidroxilamina. Informação do site da Horizonte Aquático: "O Ferro2+ da Horizonte Aquático é um fertilizante concentrado de ferro2+ gluconado, com uma concentração de 1.89% ou 20000 mg/l. A sua forma iónica 2+ permite uma mais fácil absorção foliar e em conjunto com o Ferro 3 EDTA presente no Micro+ da nossa linha permite uma fertilização completa de ferro mesmo para as plantas mais exigentes. Utilização normal: 1ml (9 gotas) por cada 100l de água de 3 em 3 dias Utilização pro: 0.33ml (3 gotas) por cada 100l de água diariamente como base, aumentar ou diminuir conforme as car~encias visiveis. Utilização com testes: Utilize um bom teste e tente manter a concentração de ferro por volta dos 0.1mg/l A carência de ferro é visivel nos novos crescimentos." Um pormenor importante: o teste detecta o ferro que eu coloco, ele é que desaparece em muito pouco tempo. Entretanto ainda não obtive qualquer resposta por parte da Horizonte Aquático, vou enviar outro mail com o link deste tópico. One Fish Standing Kurichiba Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Godlike Publicado: Abril 25, 2008 Share Publicado: Abril 25, 2008 acho que para quem tem este problema, penso que uma solução para apurar o erro.. é mesmo fazer o teste pouco tempo depois de o ferro ser adicionado à coluna de àgua (ou seja, dar tempo para o ferro disolver completamente na coluna de àgua) acho que assim dá para eliminar a hipotese do teste nao ser o indicado, ou se faz a leitura correcta!! Eu adiciono cerca de 7 a 8ml diários de ferro no meu aqua de 350 LT, uso o teste da sera e ao final do fotoperiodo o teste apresenta uma cor entre 0 e 0.1mg/L. Cumps Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts