Inicialização


Rujorome

Recommended Posts

Boa tarde a todos... Sou um principiante neste "Mundo", e acontece que gostaria de algumas opiniões. Já tive peixes á uns anos atrás, mas confesso que nunca soube tratar bem deles. Agora, resolvi dar novamente vida ao aquário e gostaria que me dessem dicas acercas dos peixes a comprar... Sendo assim, o que posso vos informar é que possuo um aquário de 20 litros, com filtro e de água doce (fria). Estava a pensar comprar um limpa-vidros e mais uns dois ou três peixes no máximo, mas acontece que não sei se os limpa vidros são de água fria ou quente, e não sei que peixes poderão conviver com ele. Alguém me pode ajudar? E se for possível, digam mais ou menos o preço de cada peixe, para ficar mais ou menos a par disso também...

 

Cumprimentos

 

Edit:

Aquário: 40x25x20 = 20 litros nominais

Iluminação: 14w

Filtragem: StingRay 300l/h

Editado por Rujorome
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 57
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Convém salientar que o aquário tem também boa iluminação (luz florescente por cima), e tem ainda uma plantinha artificial. Estive a ler qualquer coisa cá sobre o ciclo mas não percebi muito bem. De qualquer forma, desde ontem que o aquário está com água, e com o filtro e luz ligados. Falta só mesmo a vossa ajuda por causa dos peixes.

 

Cumprimentos,

Ruben Mendonça

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Limpa vidros são de água quente.

 

Aquário de 20litros é curto para que peixe for, então de água fria é muito curto.

 

A diferença entre aquário de água fria e água doce é um simples termostato que por 10€ consegues arranjar e poderás optar por outro tipo de peixes.

 

 

O ciclo só tem inicio se colocares peixes ou COMIDA para peixes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse termostato como se chama? Termostato de água doce? Que peixes aconselham para as dimensões do meu aquário?? Se for para passar para água quente, quanto custa o tal aparelhinho??

 

Desculpem lá todas estas perguntas, mas é que preciso mesmo da vossa ajuda, pois não percebo nada do assunto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola e bem vindo ao maravilhoso mundo da aquáriofilia!

 

Esse termoestato chama-se assim(termoestato). Existem muitos de várias marcas e potências. Normalmente deves ter um termoestato que se adeque à litragem do teu aquário, sendo o teu de 20 litros precisas de um termoestato de 25w (penso que não há menos) existem vários e todos rondam os 10, 15 euros.

Que medidas tem o aquário? Porque mesmo sabendo a litragem convem saber as medidas, para te aconselhar os peixes. Uma coisa que deves fazer é ler um pouco sobre um assunto. Tens aqui dois sites com muita informação:

 

www.aquahobby.com

www.aquariofilia.online.pt

e é claro este forum.

 

Abx

Editado por Aqua T

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Update: Já coloquei uma coisita de nada de comida de peixe lá dentro para começar o ciclo... Alguem pode dizer-me o nome do tal termostato para passar para água doce? E tendo em conta que o aquário tem 20litros (40*25*20), quais os peixes que aconselham??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Update: Já coloquei uma coisita de nada de comida de peixe lá dentro para começar o ciclo... Alguem pode dizer-me o nome do tal termostato para passar para água doce? E tendo em conta que o aquário tem 20litros (40*25*20), quais os peixes que aconselham??

 

Os termoestatos chamam-se todos termoestatos, existem é de varias marcas ex: termoestato sera 25w, termoestato jbl 25w, etc...

 

Visto o aquário ser pequeno podes colocar para a limpeza umas ampularias e uns camarões (são muito engraçados. De resto podes colocar peixes de pequeno porte como rasboras arlequim por exemplo. Podes tambem colocar viviparos como guppys, embora se calahr o aquário seja pequeno demais, e eles criam muito...

 

Abx

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Aqua T.. Já agora, para as medidas do aquário, posso continuar com água doce, ou é preferivel água quente (qualquer mudança tem que ser agora, uma vez que estou a fazer o ciclo e ainda não tenho peixes). Gostaria imenso de uma opinião.

 

Cumprimentos, e obrigado por toda a ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Aqua T.. Já agora, para as medidas do aquário, posso continuar com água doce, ou é preferivel água quente (qualquer mudança tem que ser agora, uma vez que estou a fazer o ciclo e ainda não tenho peixes). Gostaria imenso de uma opinião.

 

Cumprimentos, e obrigado por toda a ajuda.

Boas

 

Agua quente também é agua doce... mas quente :(

Para esse teu aqua, um pequeno termostato de 25W chega, podes por uns camarões, um ou dois ottos, peixes de pqueno porte.

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Aqua T.. Já agora, para as medidas do aquário, posso continuar com água doce, ou é preferivel água quente (qualquer mudança tem que ser agora, uma vez que estou a fazer o ciclo e ainda não tenho peixes). Gostaria imenso de uma opinião.

 

Cumprimentos, e obrigado por toda a ajuda.

 

Para ajudar no ciclo podes introduzir uns camarões e uns ottos.

Pra o resto da fauna, se calhar rasboras arlequim ficava interessante, são estes:

rasbora2.jpg

 

Que achas?

 

Abx

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hmmm, agradeço toda a ajuda. Então as vossas dicas é que arranje:

 

Termoestato de 25w

Camarões

ottos

rasboras alecrim

 

Certo?? Só uma pergunta mesmo estupida: com este termoestato ficarei com aquário de água doce (fria) ou de água quente? =/ Não percebo mesmo nada disto... De qualquer forma, segunda feira ja vou comprar os camarões para ajudarem no ciclo, que acham??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hmmm, agradeço toda a ajuda. Então as vossas dicas é que arranje:

 

Termoestato de 25w

Camarões

ottos

rasboras alecrim

 

Certo?? Só uma pergunta mesmo estupida: com este termoestato ficarei com aquário de água doce (fria) ou de água quente? =/ Não percebo mesmo nada disto... De qualquer forma, segunda feira ja vou comprar os camarões para ajudarem no ciclo, que acham??

 

Quanto a pores rasboras tu é que decides se gostas ou não. Com esse termoestato ficas com um aquário de água doce quente ou fria, dependendo da temperatura que regulares, mas o objectivo é ser de água quente por isso regula-o para os 25 - 26ºC.

 

Cumps

Editado por Aqua T

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

os ottos são limpa vidros, são chamados assim porque se alimentam das algas que possam estar nos vidros.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

os ottos são limpa vidros, são chamados assim porque se alimentam das algas que possam estar nos vidros.

 

 

Não sabia que os ottos eram os limpa-vidros... =| Então vou ver se arranjo amanha os ottos e os camarões para ajudarem no ciclo, para depois adicionar o resto =)))

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não coloques já os camarões e os ottos deixa passar pelo menos duas semanas até colocares habitantes.

primeiro, tens testes para o ph e amonia?

imagina que tens a amonia muito alta porque o ciclo ainda está no inicio, colocas os peixes e os camarões, passado umas horas tá tudo morto.

o ph tambem é importante, tens que testar para saber o que tens não vais colocar um peixe que vive num ph de 6 num ph de 8.

vai com calma e vai fazendo o ciclo com a comida.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hmmmm... Comecei a fazer o ciclo apenas na sexta feira... Um nadita de comida a cada dois dias, e filtro ligado, certo? Também meti umas gotas de AquaSafe, que é um neutralizante de cloro e metais pesados para agua doce e salgada. O aquário também tem água desde que os ultimos peixes que lá habitaram (desde á dois anos. Nunca chegou a ser esvaziado). Apenas esvaziei-o, por estar todo verde, e enchi novamente de água e comecei o ciclo. Quanto ao filtro, nem lhe toquei (nem para passar por água nem nada). Estava a pensar amanha trazer o termoestato e depois meter ja os camarões. Achas que não é boa ideia NMCL? Preciso de opiniões. Esses teste de pH e amonia? Podemos comprar e fazer?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

correcto esses testes vendem-se nas lojas de aquariofilia.

não metas já camarões são muito senciveis á amonia e nitratos altos do inicio do ciclo.

primeiro compra os testes so vais colocar fauna no fim de saberes os parametros da agua como te disse antes podes ter um ph de 8 não vais por camarões que vivem num ph de 6.8.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

então vou comprar amanha o termoestato de 25w para regular para 25, 26 graus, e comprar os testes e logo vemos quando venho com os camarões. Esses testes, dão para fazer mais que uma vez? Custam muito caro? Não há um autocolante, que se mete dentro do aquário, que nos vai indicando o pH ou algo do género? Julgo que vi algo do genero na internet.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

então vou comprar amanha o termoestato de 25w para regular para 25, 26 graus, e comprar os testes e logo vemos quando venho com os camarões. Esses testes, dão para fazer mais que uma vez? Custam muito caro? Não há um autocolante, que se mete dentro do aquário, que nos vai indicando o pH ou algo do género? Julgo que vi algo do genero na internet.

 

Boas

Dão pra fazer mais que uma vez e não são muito caros nunca vi o autocolante pra medir o ph mas pode existir

boa aquariofilia

cumps JMG

bannerpublicitrio.jpg
Se quiseres ver o fórum clica na imagem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois ainda me vou informar sobre isso e depois digo-vos algo. Mas penso que o pH deve andar pelos 7... Amanhã confirmo. Daqui a pouco posto aqui uma imagem do aquário a ver o que acham do meu pequeno 20 litros.

 

Edit:

 

Aquário: 40x25x20 = 20 litros nominais

Iluminação: 14w

Filtragem: StingRay 300l/h

 

Cá está a foto do aquário tirada agora mesmo:

 

aqua.jpg

 

Que acham?? Opiniões sf.f. =)))

 

(falta os peixinhos, eu sei... e os camarões, e o termoestato... e os limpa vidros... Mas após os testes de pH, eles vão aparecer..)

Editado por Rujorome
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma coisa... No filtro, tem la uma caixinha com uma rede e carvão dentro.. Durante o ciclo, devo retirar o carvão ou deixá-lo? E depois de ter "habitantes"? Carvão deve ficar no filtro ou não?

 

Cumprimentos e desculpem la andar sempre á porrada com tanta pergunta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se tu gostas assim deixa ficar.

eu colocava un tronco pequeno e tirava essa coisa azul.

colocava tambem um fundo azul ou preto.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.